A Siderúrgica J.L. Aliperti S.A (APTI4) nasceu no setor industrial brasileiro em 1924 e possui sua sede situada na cidade de São Paulo. Ela surge como uma Siderúrgica, porém hoje a companhia é focada em simplesmente participar da sociedade de suas subsidiárias como uma controladora.
Sendo assim, a Aliperti funciona como uma holding dos demais produtos do grupo. A sua receita é proveniente de dividendos de empresas controladas, principalmente do setor de agronegócios, caso da Agroeldorado Agricultura e Pecuária Ltda.
A Aliperti surge no mercado em 1924, como uma oficina de conserto de carroças e charretes no bairro do Brás, em São Paulo. Já em 1932, ela começa a sua produção de aço para a construção civil. Em 1998, ela arrenda seu parque industrial para a Gerdau.
Em 2016, a Comissão de Valores Mobiliários puniu com suspensão de sete anos o acionista controlador da Aliperti, Ciro Mônico Alexandre Aliperti e seus três filhos, administradores da Aliperti, por abuso de poder de controle.
Em 2018, após um balanço, a situação da Siderúrgica fica complicada a ponto de provocar incerteza significativa quanto à capacidade de continuidade da atividade operacional da companhia.
Além disso, neste mesmo balanço, havia referência a 43 processos trabalhistas e a 26 processos cíveis contra a empresa.