WHRL3- R$ 4,07
WHIRLPOOL S.A.
Cotação
P/L
Dividend Yield (DY)
P/VP
Indicadores
Dividend yield (12 meses)
P/L
P/VP
EV/Receita líquida
EV/FCO
P/EBITDA
P/RECEITA (PSR)
P/FCO
EV/EBITDA
EV/FCL
P/EBIT
P/FCL
EV/EBIT
Enterprise value
Valor de mercado
VPA
LPA
Payout
Custo da dívida
Liq. corrente
PL/Ativos
Dív. líq./EBITDA
Liq. seca
Passivos/Ativos
Liq. imediata
Dív. líquida/PL
Margem bruta
Margem EBITDA
Margem EBIT
Margem líquida
ROE
ROIC
ROA
Giro do ativo
CAGR
CAGR receita (5 anos)
Tag along
Dados Balanço Patrimonial
Gráfico de ativos e passivos
Ativo
patrimônio líquido
dívida líquida
dívida bruta
Dados Demonstrativos de Resultados
Último exercício
Receita líquida
Lucro bruto
Ebitda
Ebit
Lucro Líquido
Últimos trimestre
Receita líquida
Lucro bruto
Ebitda
Ebit
Lucro Líquido
Fluxo de Caixa
2024 | AH % | 2023 | AH % | 2022 | AH % | 2021 | AH % | 2020 | AH % | |||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
Caixa líquido atividades operacionais | ||||||||||||||||
Caixa gerado nas operações | ||||||||||||||||
Lucro líquido | ||||||||||||||||
Caixa líquido atividades operacionais | ||||||||||||||||
Resultado de equivalência patrimonial | ||||||||||||||||
Depreciação/amortização | ||||||||||||||||
Variações nos ativos e passivos |
CLASSIFICAÇÃO DE VIABILIDADE
Classificação
Para o cálculo de viabilidade são utilizados 4 indicadores fundamentalistas.
CONTEÚDO PARA ASSINANTES
Saiba se o ativo é viável ou é bomba.
Preço Justo | Fórmula de Graham
Preço Justo
gvjmj6
Preço Atual
83zm0u
Preço Topo | Método Bazin
Preço Justo
87jpr9
Preço Atual
a5n6ub
Histórico de dividendos
Carregando dados
Histórico de Lucro e Receita
Carregando dados
Comunicados e Informes
Ano | P/L | P/VP | VPA | Dívida líquida | Margem líquida | EBITDA | EBIT | P/EBITDA | Valor de mercado |
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
2024 | 17.55 | 2.44 | 1.67 | -R$ 1,2 bi | 2.89% | 1330722000.00 | 1281770000.00 | 4.60 | R$ 6,2 bi |
2023 | 26.03 | 3.39 | 1.30 | -R$ 729 mi | 2.21% | 1135324000.00 | 1076689000.00 | 5.82 | R$ 6,7 bi |
2022 | 17.16 | 3.30 | 1.45 | -R$ 396 mi | 3.88% | 804513000.00 | 754723000.00 | 8.93 | R$ 7,3 bi |
2021 | 10.27 | 4.79 | 1.40 | -R$ 494 mi | 8.63% | 1102281000.00 | 1096963000.00 | 9.15 | R$ 11 bi |
2020 | 15.41 | 5.71 | 1.28 | -R$ 1,6 bi | 7.71% | 1013607000.00 | 978490000.00 | 10.85 | R$ 11 bi |
2019 | 8.43 | 4.96 | 2.01 | -R$ 1 bi | 22.94% | 740649000.00 | 706488000.00 | 20.23 | R$ 15 bi |
2018 | 37.12 | 2.95 | 1.46 | -R$ 507 mi | 2.81% | 408454000.00 | 238848000.00 | 15.82 | R$ 6,8 bi |
2017 | 16.34 | 3.12 | 1.49 | -R$ 925 mi | 4.51% | 594708000.00 | 387483000.00 | 11.75 | R$ 7,1 bi |
2016 | 14.28 | 1.88 | 1.60 | -R$ 419 mi | 3.44% | 491776000.00 | 304523000.00 | 9.20 | R$ 4,6 bi |
2015 | 14.31 | 1.78 | 1.56 | -R$ 289 mi | 3.10% | 585325000.00 | 412374000.00 | 7.11 | R$ 4 bi |
Tudo sobre WHRL3
- Consumo Cíclico
Setor
- Utilidades Domésticas
Sub-setor
- --
Segmento
- 59.105.999/0001-86
CNPJ
QUANTIDADE DE AÇÕES
1 biPrincipais produtos e serviços
Sobre a empresa
A Whirlpool é líder em eletrodomésticos para cozinha e lavanderia. Sendo assim, os produtos da empresa são: eletrodomésticos, eletrônicos de uso doméstico, utilidades domésticas e equipamentos de uso doméstico.
A empresa está presente em todo o Brasil através das marcas Brastemp, Consul, KitchenAid, Compra Certa e B.blend. Nos demais mercados da América Latina, ela é representada pelas marcas Consul, Jenn-Air, KitchenAid, Eslabón de Lujo, Whirlpool e Maytag.
No Brasil a Whirlpool possui um centro administrativo em São Paulo capital e três fábricas localizadas em Joinville (Santa Catarina), Manaus (Amazonas) e Rio Claro (São Paulo). Além disso, a empresa conta com quatro Centros de Tecnologia, três Centros de Distribuição, 23 Laboratórios e cerca de 11 mil colaboradores.
Vale destacar que a América Latina é um dos principais mercados consumidores da Whirlpool no mundo. No Brasil, as marcas Brastemp e Consul são as líderes de preferência no país e juntas possuem quase metade do mercado.
História da empresa
A história da Whirlpool começou em novembro de 1911, quando os irmãos Louis e Frederick Upton se uniram ao seu primo Emory para fundar a empresa Upton Machine Company.
A empresa foi a responsável por fabricar as primeiras máquinas de lavar com motor elétrico. Sendo que essas máquinas eram feitas de madeira e tinham a função de lavar e torcer roupas.
A primeira encomenda da empresa foi feita pela Federal Eletric que encomendou 100 máquinas de lavar. No entanto, todas as máquinas apresentaram defeitos de funcionamento.
Logo, para que a reputação da companhia não fosse manchada, os fundadores da empresa consertaram todas as máquinas sem cobrar nada. Impressionada com a ética da empresa, a Federal Electric dobrou o pedido.
Cinco anos depois, a Upton Machine Company recebeu outro importante pedido: 100 máquinas de lavar para a Sears Roebuck & CO uma famosa loja de departamento. O intuito era que as máquinas fossem vendidas pela loja com a marca Kennmore.
O resultado da parceria foi muito positivo e depois de alguns meses a demanda superou a produção. Posteriormente, em 1929 a empresa se fundiu com a Nineteen Hundred Washer Company (empresa fabricante de lavadoras) e formou a Nineteen Hundred Corporation.
Já em 1938 a empresa lançou a primeira lavadora com agitação motorizada e em 1948 foram introduzidas as primeiras lavadoras automáticas com a marca Whirlpool no mercado.
Sendo que o nome Whirlpool foi usado pela primeira vez pela Horton Manufacturing Company, em 1906 como marca das suas máquinas de lavar, que foi adquirida pela Nineteen Hundred Washer Co em 1922.
No decorrer dos anos, a Nineteen Hundred Corporation foi incorporando novos produtos em seu portfólio como, por exemplo, ferros de passar. Em 1950 a empresa passou oficialmente a se chamar Whirlpool Corporation.
No mesmo ano, ela lançou as primeiras secadoras automáticas e a partir de 1955 vários novos produtos foram acrescentados na linha da empresa, como refrigeradores e fogões.
Em 1958 a Whirlpool realizou os primeiros investimentos na Brasmotor e entrou no mercado brasileiro de eletrodomésticos. Sendo que essa foi a sua primeira tentativa de atuar no mercado estrangeiro. Em 1960 a Whirlpool conseguiu um contrato com a NASA para desenvolver e construir a primeira cozinha espacial experimental.
Esse projeto foi muito importante para a empresa, já que por meio dele, a Whirlpool fez a sua primeira tentativa de trabalhar com o problema da gravidade zero e muitas das soluções criadas foram usadas em produtos no futuro.
Em 1967 a Whirlpool foi pioneira ao introduzir uma linha de atendimento 24 horas por dia ao consumidor. Já em 1969 a empresa fez o lançamento de mais um novo produto: o compactador de lixo doméstico e em 1977 a empresa relançou o forno micro-ondas.
Na década de 1980 a Whirlpool se expandiu para diversos países, dentre eles: Argentina, México, China e Canadá. Em 1986 a Whirlpool comprou a famosa marca KitchenAid, que fabrica eletrodomésticos premium desde 1919.
Em 1998 a Whirlpool lançou uma lavadora com economia de água e energia e em 2001 introduziu no mercado a primeira linha completa de eletrodomésticos com o selo Energy Star, que indica que os produtos consomem menos energia do que os outros da mesma categoria.
Em 2006 a Whirlpool comprou a Maytag e se tornou a maior fabricante de eletrodomésticos em todo o mundo.
Whirlpool no Brasil
A Whirlpool assumiu parte do controle acionário da Multibrás S/A Eletrodomésticos em 1997. Sendo que a Multibrás era a responsável pela fabricação de eletrodomésticos das marcas Consul, Semer e Brastemp.
Nos próximos anos, a Whirlpool comprou aproximadamente 98% das ações da Multibrás e se tornou acionista majoritária. Em 2006 a Whirlpool decidiu fazer uma reorganização no quadro acionário e por meio da fusão das empresas Multibrás e Embraco, fundou a Whirlpool S.A.
No decorrer dos anos, a Whirlpool realizou diversas inovações no Brasil. Por exemplo, ela lançou o primeiro refrigerador frost-free de uma porta do mundo e o primeiro fogão a gás com opção de forno a vapor.
Comentários
Você precisar ser um assinante para comentar