VIVA3- R$ 24,34
VIVARA PARTICIPAÇOES S.A
Cotação
P/L
Dividend Yield (DY)
P/VP
Indicadores
Dividend yield (12 meses)
P/L
P/VP
EV/Receita líquida
EV/FCO
P/EBITDA
P/RECEITA (PSR)
P/FCO
EV/EBITDA
EV/FCL
P/EBIT
P/FCL
EV/EBIT
Enterprise value
Valor de mercado
VPA
LPA
Payout
Custo da dívida
Liq. corrente
PL/Ativos
Dív. líq./EBITDA
Liq. seca
Passivos/Ativos
Liq. imediata
Dív. líquida/PL
Margem bruta
Margem EBITDA
Margem EBIT
Margem líquida
ROE
ROIC
ROA
Giro do ativo
CAGR
CAGR receita (5 anos)
Tag along
Dados Balanço Patrimonial
Gráfico de ativos e passivos
Ativo
patrimônio líquido
dívida líquida
dívida bruta
Dados Demonstrativos de Resultados
Último exercício
Receita líquida
Lucro bruto
Ebitda
Ebit
Lucro Líquido
Últimos trimestre
Receita líquida
Lucro bruto
Ebitda
Ebit
Lucro Líquido
Fluxo de Caixa
2024 | AH % | 2023 | AH % | 2022 | AH % | 2021 | AH % | 2020 | AH % | |||||||
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Caixa líquido atividades operacionais | ||||||||||||||||
Caixa gerado nas operações | ||||||||||||||||
Lucro líquido | ||||||||||||||||
Caixa líquido atividades operacionais | ||||||||||||||||
Resultado de equivalência patrimonial | ||||||||||||||||
Depreciação/amortização | ||||||||||||||||
Variações nos ativos e passivos |
CLASSIFICAÇÃO DE VIABILIDADE
Classificação
Para o cálculo de viabilidade são utilizados 4 indicadores fundamentalistas.
CONTEÚDO PARA ASSINANTES
Saiba se o ativo é viável ou é bomba.
Preço Justo | Fórmula de Graham
Preço Justo
gx47igj
Preço Atual
wkela6
Preço Topo | Método Bazin
Preço Justo
59iwy
Preço Atual
ixyqzl
Histórico de dividendos
Carregando dados
Histórico de Lucro e Receita
Carregando dados
Comunicados e Informes
Ano | P/L | P/VP | VPA | Dívida líquida | Margem líquida | EBITDA | EBIT | P/EBITDA | Valor de mercado |
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2024 | 12.13 | 3.11 | 9.20 | -R$ 108 mi | 20.01% | 691124324.00 | 541422209.00 | 8.20 | R$ 5,7 bi |
2023 | 21.91 | 4.18 | 8.19 | -R$ 33 mi | 16.88% | 584731032.00 | 450646110.00 | 13.84 | R$ 8,1 bi |
2022 | 14.68 | 3.20 | 7.02 | -R$ 90 mi | 19.57% | 490312265.00 | 376372328.00 | 10.81 | R$ 5,3 bi |
2021 | 20.13 | 4.31 | 5.90 | -R$ 176 mi | 20.36% | 366516386.00 | 294686451.00 | 16.39 | R$ 6 bi |
2020 | 47.44 | 5.94 | 4.96 | -R$ 147 mi | 14.00% | 263351381.00 | 205078636.00 | 26.42 | R$ 7 bi |
2019 | - | 6.31 | 4.61 | -R$ 165 mi | - | - | - | - | R$ 6,9 bi |
2018 | - | - | - | - | - | - | - | - | - |
2017 | - | - | - | - | - | - | - | - | - |
2016 | - | - | - | - | - | - | - | - | - |
2015 | - | - | - | - | - | - | - | - | - |
Tudo sobre VIVA3
- Consumo Cíclico
Setor
- Tecidos. Vestuário e Calçados
Sub-setor
- Joalheria
Segmento
- 33.839.910/0001-11
CNPJ
QUANTIDADE DE AÇÕES
236 miPrincipais produtos e serviços
Sobre a empresa
A Vivara atua no ramo de joias e acessórios. No Brasil, a empresa possui a maior rede de joalherias, além de um portfólio amplo de produtos e serviços, o que garante uma abrangência de mercado invejável. Sob seu domínio a companhia conta com as marcas:
- Vivara
- Life by Vivara
- Vivara Watches
- Vivara Accessories
- Vivara Fragrances
A visão da empresa é de ser: “A marca mais desejada da América Latina para celebrar momentos especiais.”
De modo geral, podemos observar alguns diferenciais competitivos importantes para a Companhia, tais como:
- Alta qualidade e inovação em seus produtos
- Portfólio completo de acessórios para diversos públicos
- Presença forte dos pontos de vendas em todo país
- E-commerce e estratégia omnichannel
- Marketing intenso de suas marcas e lançamentos
Negócios da empresa
Vivara
A maior rede de joalherias do Brasil possui larga experiência quando o assunto é fabricação e comercialização de joias. A classe e o compromisso em oferecer itens criados com o mesmo cuidado com que os antigos ourives faziam, permaneceram na cultura de produção da Vivara. Sua estratégia de coleções busca gerar artigos exclusivos, inovadores e duráveis. Cada coleção desta marca possui características próprias e tudo é feito com alta tecnologia para empregar nos produtos o chamado Premium sem exageros.
Todas as joias da Vivara possuem um “V” grafado, algo que consolida a marca em cada produto, buscando apresentar aos consumidores um produto com design exclusivo dentro dos mais exigentes padrões de qualidade.
A categoria de joias não apenas possui diversos itens específicos, como também existem diferentes tipos de materiais empregados em cada design. A Vivara trabalha, por exemplo, com uma variedade de materiais como:
- Aço
- Borracha
- Couro
- Madeira
- Nylon
- Ouro branco
- Ouro amarelo
- Ouro rosé
- Prata dentre outros.
Além disso, a Companhia utiliza no acabamento diversas gemas e pedras como ágata, água marinha, ametista, apatita, diamante, esmeralda, jade, pérola, rubi, safira, turmalina, topázio, entre outras.
Sendo assim, podemos elencar como produtos finais utilizando alguns destes artigos de luxo que são comercializados, tanto para o público masculino quanto para o feminino, os seguintes itens:
- Alianças
- Anéis
- Brincos
- Colares
- Correntes
- Pingentes
- Pulseiras
Para agregar valor à marca e ampliar sua visibilidade, a Vivara utiliza de uma publicidade intensa, que compila o luxo de seus produtos com a beleza e a fama de celebridades reconhecidas. Desse modo, toda coleção inovadora é marcada por uma campanha publicitária poderosa, o que acaba agregando no valor final do produto.
Life by Vivara
Outra marca consolidada da Companhia é a Life by Vivara, responsável também pela comercialização de joias. Criada em 2011, a marca oferece mais de 250 tipos de Berloques, com temáticas referentes ao cotidiano, amor, trabalho e à viagem. O segmento Life da empresa possui grande importância em sua operação, uma vez que corresponde por quase 30% da receita total nos últimos anos.
Curiosamente, essa linha de produtos trouxe ao mercado o conceito de itens colecionáveis, ao permitir que cada cliente pudesse montar sua pulseira aos poucos, de acordo com a sua preferência e com pingentes de sua escolha, tendo em vista que cada um possui um significado emocional particular. Por meio dessa estratégia de customização, a empresa diversifica e amplia os produtos vendidos, oferecendo um produto base capaz de agregar diversos outros como ponto inicial da operação.
Vivara Watches
A Vivara possui sua própria marca de relógios. Dessa forma, ela atua com a venda para ambos os públicos, masculino e feminino. Sua equipe comercial é regularmente treinada por meio de e-learning, além de receber semestralmente treinamentos técnicos sobre os produtos. Além da marca Vivara Watches, a empresa também comercializa itens de marcas famosas do mercado de relógios, dentre elas podemos citar:
- Akium
- Bulova
- Calvin Klein
- Coach
- Guess
- Hugo Boss
- Lacoste
- Mont Blanc
- Tommy Hilfiger
- Victorinox
Vivara Accessories
Neste segmento a Vivara fornece um mix completo de acessórios úteis para o cotidiano de diversos usuários e públicos. Para simplificar, podemos subdividir essa categorias em 4 ramos de atuação, de acordo com a empresa:
- Para escritório: cadernos, canetas, lapiseiras, prendedor de notas, entre outros
- Para cuidar: estojos, perfume, porta-joias, porta-relógios, porta-óculos
- Para vestir: abotoaduras, cintos e óculos
- Para levar: carteiras, porta-cartões, chaveiros, bolsas, mochilas e porta-passaporte
Vivara Fragrances
Por último, mas não menos importante, a linha de perfumes não poderia ficar de fora. Neste segmento sentido a empresa conta com produtos modernos e inovadores para se fixar em todos os aspectos cotidianos de seus usuários. Como resultado, ela também consegue agradar tanto o público masculino quanto o feminino quando o tema é perfumaria. Apesar da inovação, o mercado de fragrâncias da empresa ainda não possui extrema abrangência como é o caso de seus demais produtos.
Atuação e posicionamento
A Vivara possui mais de 230 pontos de vendas localizados nas principais cidades do Brasil. As lojas em formato de quiosques, que totalizam pouco mais de 50, também são comuns em grandes shoppings e centros de comércio, e em ambos os ambientes de comercialização a Vivara oferece um atendimento diferenciado aos clientes. Ao todo a empresa está presente em mais de 20 estados brasileiros, distribuindo mais de 900 mil catálogos de suas coleções e produtos por ano.
O escritório central da Vivara está localizado no maior centro comercial de São Paulo e conta com mais de 2.900 funcionários, os quais participam de um rigoroso treinamento sobre técnicas de vendas. Além disso, a equipe passa por uma reciclagem semestralmente, com intuito de manter o padrão elevado de atendimento exigido pela empresa.
A fábrica da Vivara, localizada em Manaus-AM possui 4.200 metros quadrados de modernas instalações e conta com 360 profissionais especializados. Sua produção anual é de aproximadamente 2,3 milhões de unidades. Regularmente, sua equipe oferece treinamentos de ourives e polidor para manter a qualidade dos produtos. Esses profissionais são especializados e frequentemente instruídos para agregar novas técnicas e conceitos à manipulação dos materiais e das pedras.
Por último, o e-commerce da empresa, criado em 2012, oferece mais de 5.000 produtos. Desde a criação da plataforma, a empresa atingiu a marca de mais de 24 milhões de acessos de usuários únicos, sem contar a recorrência de usuários em sua plataforma. A estratégia de omnichannel fez com que a Vivara atue hoje de modo integrado, com o formato consolidado das lojas físicas com as vendas e serviços do canal online.
História da empresa
A história da Vivara tem início após a segunda guerra mundial, quando a família de imigrantes Kaufman de origem romena, chega ao Brasil. A experiência familiar no processo de fabricação de joias fez com que eles enxergassem a oportunidade de criação de um negócio, que se tornaria a grande rede que conhecemos hoje. Desse modo, em 1962 ocorre a inauguração de sua primeira loja, no centro da cidade de São Paulo, mais precisamente na Rua Sete de abril.
Inspirado pelas mãos habilidosas do principal fundador David Kaufman, seu filho Nelson Kaufman chega ao Brasil em 1976 para assumir o controle da empresa modernizando e ampliando as operações da empresa. De modo inovador, o recém chegado ao Brasil trouxe aspectos inovadores para a confecção das joias, como a aplicação de quartzo, citrino e ametista, além de promover a produção em escala, preservando a qualidade.
Em 1981, a Companhia inaugura sua primeira loja no shopping em São Paulo, no famoso Shopping Eldorado, e dentro de dez anos ela conquistava a marca de 10 lojas na capital paulista. Foi nessa época que o nome da empresa passou a ser o que conhecemos hoje: Vivara.
Com a virada da década de 90, a empresa dá um grande passo para sua expansão nacional. Isso porque que em 1992 ocorre a abertura da fábrica no norte do Brasil, na chamada Zona franca de Manaus. Com este movimento a empresa conseguiria aumentar sua capacidade produtiva num ambiente expansivo, por meio de incentivos fiscais, para o desenvolvimento de produtos com alto valor agregado.
Posteriormente, em 2003 a Vivara realiza a operação de produção e comercialização de relógios com a criação de sua marca própria, como vimos anteriormente. Nessa mesma época a companhia constitui diversas parcerias para aumentar a visibilidade de seus produtos, incluindo a modelo brasileira Shirley Mallmann e os atores Marcelo Antony e Maria Fernanda Cândido. Sua operação de expansão por meio de campanhas publicitárias alcança marcas surpreendentes, fazendo-a alcançar a marca de 80 lojas no Brasil em 2007, e apresentando mais um acordo excepcional nesse ano, agora com a modelo internacional Gisele Bündchen.
Em 2011 ocorre mais um lançamento, dessa vez com a marca Life by Vivara, a qual agregaria muito no portfólio e no desenvolvimentos dos negócios da Companhia. Neste momento, a então madura empresa diversifica em mais produtos e incrementa sua capilaridade, por meio da ampliação de operações e de produção.
No ano seguinte em 2012 é lançado seu e-commerce, seu primeiro passo rumo à ampliação digital. Como resultado, a marca adota o modelo de vendas omnichannel em 2016, integrando lojas físicas, virtuais e seus clientes. Para entender um pouco mais sobre Omnichannel acesse.
Em 2017, a empresa comemorou seus 55 anos, lançando uma coleção nova com reinvenção de seus produtos, com a utilização de novos materiais, mesclando couro e outras matérias primas. Mais recentemente, em 2019, a Vivara (VIVA3) realiza sua oferta pública de ações no segmento Novo Mercado da Bovespa.
Sua oferta arrecadou cerca de R$ 5,7 bilhões. Do total levantado, cerca de R$ 2,3 bilhões (aproximadamente 65%) foram utilizados para abertura de lojas. O restante, por sua vez, foi destinado para aumento do parque fabril e criação de uma nova marca. Com isso, a Vivara passou a ser a primeira rede de joalherias listada na Bolsa de valores brasileira.
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