AUVP
TECN3

TECN3- R$ 4,97

TECHNOS S.A.

Cotação

R$ 4,97

P/L

5.01

Dividend Yield (DY)

2.96%

P/VP

0.81

Indicadores

Desbloqueie as melhores funcionalidades para analisar ações por R$19,90 ao mês no plano anual.

Dados Balanço Patrimonial

Ativo

R$ 636.880.000,00

patrimônio líquido

R$ 402.679.000,00

dívida líquida

-R$ 8.260.000,00

dívida bruta

R$ 86.001.000,00

Dados Demonstrativos de Resultados

Último exercício

Receita líquida

R$ 342.347.000,00

Lucro bruto

R$ 189.381.000,00

Ebitda

R$ 71.345.000,00

Ebit

R$ 61.716.000,00

Lucro Líquido

R$ 56.213.000,00

Últimos trimestre

Receita líquida

R$ 99.556.000,00

Lucro bruto

R$ 54.740.000,00

Ebitda

--

Ebit

R$ 19.136.000,00

Lucro Líquido

R$ 20.070.000,00

Viabilidade

APENAS ASSINANTES

Classificação de Viabilidade

A classificação de viabilidade é um recurso exclusivo para assinantes premium.

Preço Justo  | Fórmula de Graham

Preço Justo

8vhwo

Preço Atual

vr69vg

Preço Topo | Método Bazin

Preço Justo

642s1f

Preço Atual

0q2fcg

Histórico de dividendos

Carregando dados

Histórico de Lucro e Receita

Carregando dados

Comunicados e Informes

Ano
P/L
P/VP
VPA
Dívida líquida
Margem líquida
EBITDA
EBIT
P/EBITDA
Valor de mercado
20245.010.816.21-R$ 8,3 mi17.80%74144000.0064680000.004.33R$ 321 mi
20234.010.565.68-R$ 31 mi16.42%71345000.0061716000.003.16R$ 226 mi
20223.400.374.77R$ 14 mi11.37%65354000.0055603000.002.08R$ 136 mi
20215.300.454.19R$ 36 mi8.93%59539000.0050649000.002.50R$ 149 mi
2020-2.960.264.03R$ 62 mi-11.51%1471000.00-9616000.0056.65R$ 83 mi
2019-1.880.674.39R$ 41 mi-38.79%-114391000.00-126645000.00-2.02R$ 231 mi
201810.980.345.93R$ 29 mi4.70%8380000.00-2902000.0018.82R$ 158 mi
2017-118.590.495.91R$ 77 mi-0.56%9269000.00-2921000.0024.55R$ 228 mi
2016-119.210.505.91R$ 83 mi-0.54%21867000.008545000.0010.55R$ 231 mi
201510.540.505.89R$ 147 mi5.54%45330000.0031655000.005.12R$ 232 mi

Tudo sobre TECN3

  • Setor

    Consumo Cíclico
  • Sub-setor

    Tecidos. Vestuário e Calçados
  • Segmento

    Acessórios
  • CNPJ

    09.295.063/0001-97

QUANTIDADE DE AÇÕES

64 mi

Principais produtos e serviços

A Companhia Tem Por Objeto Social A Participação em Outras Sociedades. Como Sócia Ou Acionista. No País Ou No Exterior.

Sobre a empresa

O grupo Technos é a maior empresa de relógios da América Latina. Desde 1956 que a empresa é focada na montagem e distribuição de relógios, diretamente ou através de subsidiárias.

Technos - TECN3

No começo, a empresa atuava apenas com a marca Technos, porém, no decorrer dos anos, a empresa diversificou o seu portfólio para outras marcas e segmentos de mercado.

Portanto, além da marca própria Technos, o grupo conta ainda com as marcas Mormaii e Seiko, que pertencem a terceiros, mas que são usadas pelo grupo por meio de contratos de licenciamento ou de distribuição de produtos.

Além disso, ao passar a atuar no segmento de moda, a empresa adicionou em seu portfólio a marca Euro e Mariner. Posteriormente, o grupo também conseguiu os direitos de distribuição da marca Timex de maneira exclusiva em todo o território nacional.

Para reforçar a sua atuação no segmento de moda, o grupo Technos lançou a marca Allora e comprou a Touch. Por fim, o grupo Technos adquiriu ainda o Grupo Dumont Saab.

Com isso, a Technos incorporou em seu portfólio duas marcas próprias, a Dumont e a Condor, e ainda marcas internacionais licenciadas do Grupo Fossil, tais como Fossil e Michael Kors.

Technos - TECN3

Atualmente, depois de realizar ajustes com foco em ter um portfólio otimizado, a empresa conta com 10 marcas:

  1. Technos;
  2. Condor;
  3. Mormaii;
  4. Euro;
  5. Dumont;
  6. Fossil;
  7. Michael Kors;
  8. Touch;
  9. Allora;
  10. Mariner.

História da empresa

A marca Technos foi criada em 1900 na Suíça pela família Gunzinger, reconhecida por ter uma tradição secular no ramo relojoeiro.

Em 1956 ocorreu a fundação da importadora Centauro no Brasil para que ela pudesse ser a distribuidora exclusiva da Technos. Com isso, durante as décadas de 50, 60 e 70, a Technos cresceu bastante.

Technos - TECN3

Em 1982 houve a inauguração da planta de montagem e distribuição em Manaus e a Technos passou a montar seus relógios no Brasil. O resultado disso foi que no final da década de 80, a empresa já era líder no mercado nacional de relógios em termos de faturamento.

Nos anos 90 a marca Technos foi comprada e se tornou uma marca brasileira. Posteriormente, em 2002, a Technos começou a explorar marcas de terceiros ao licenciar a marca Mormaii e passar a distribuir de maneira exclusiva, os produtos identificados pela marca Seiko.

Em 2008 o controle da empresa foi adquirido pelo Fundo de Investimento e Participações GMT. No ano seguinte, foi lançada a marca Euro, focada no público feminino e que serviu para reforçar o posicionamento da Technos no mercado de moda.

Em 2010 a Technos relançou a marca Mariner, que tinha sido um grande sucesso nos anos 80. Com foco no público jovem, o relançamento da marca tinha como objetivo assumir a liderança no mercado recém reexplorado de relógios troca-pulseira.

Já em 2011, a Technos realizou a sua abertura de capital na bolsa de valores, onde está listada no setor de Consumo Cíclico e no segmento de Acessórios. No ano de 2012, a Technos relançou a Allora e reforçou a sua presença no segmento feminino econômico de moda.

Além disso, a empresa firmou um contrato de distribuição e direito de uso da marca Timex, de maneira exclusiva em todo o território nacional, o que serviu para reforçar a posição da empresa no segmento esportivo.

Technos - TECN3

Por fim, ainda em 2012 a Technos fechou a compra da Touch, uma empresa que desenvolve e comercializa relógios e óculos sob marca própria com distribuição exclusiva para uma rede de franquias.

Em 2013, a Technos passou a atuar no e-commerce e atualmente ela possui cinco sites de comércio eletrônico, sendo 4 voltados para as marcas Technos, Fossil, Euro e Condor e um para a venda online de todas as marcas, o timecenter.

No ano de 2015, a Technos passou a atuar com operações próprias e hoje ela conta com 15 lojas, sendo lojas full price e outlets. Em 2017 a Technos lançou o primeiro smartwatch full display de uma marca brasileira, o Technos Connect 3.0.

Sendo que o lançamento contou com dez relógios inteligentes, incluindo versões híbridas. Em 2018, ano em que a empresa comemorou 60 anos desde a chegada da Technos no Brasil, foi lançada a coleção Essence.

Em 2019 a empresa passou por mudanças no conselho de administração e diretoria. Com isso, ela deu início ao processo de turnaround operacional com foco na retomada do crescimento e rentabilidade da empresa.

Technos - TECN3

O ano de 2020 foi marcado pela pandemia da Covid-19. Sendo assim, a Technos sofreu com o fechamento de shopping centers e lockdowns. Apesar disso, em 2020 a empresa deu continuidade ao processo de turnaround operacional e passou a demonstrar recuperação do seu resultado operacional.

Por fim, em 2021 a empresa comemorou 10 anos desde a sua abertura de capital e continuou colhendo os frutos do projeto de turnaround implementado desde 2019.

Além disso, a empresa também evoluiu em seu projeto de digitalização tanto em relação a vendas on-line, quanto em relação a relevância da sua linha de relógios conectados. 

Comentários

Você precisar ser um assinante para comentar