TECN3- R$ 5,54
TECHNOS S.A.
Cotação
P/L
Dividend Yield (DY)
P/VP
Indicadores
Dividend yield (12 meses)
P/L
P/VP
EV/Receita líquida
EV/FCO
P/EBITDA
P/RECEITA (PSR)
P/FCO
EV/EBITDA
EV/FCL
P/EBIT
P/FCL
EV/EBIT
Enterprise value
Valor de mercado
VPA
LPA
Payout
Custo da dívida
Liq. corrente
PL/Ativos
Dív. líq./EBITDA
Liq. seca
Passivos/Ativos
Liq. imediata
Dív. líquida/PL
Margem bruta
Margem EBITDA
Margem EBIT
Margem líquida
ROE
ROIC
ROA
Giro do ativo
CAGR
CAGR receita (5 anos)
Tag along
Dados Balanço Patrimonial
Gráfico de ativos e passivos
Ativo
patrimônio líquido
dívida líquida
dívida bruta
Dados Demonstrativos de Resultados
Último exercício
Receita líquida
Lucro bruto
Ebitda
Ebit
Lucro Líquido
Últimos trimestre
Receita líquida
Lucro bruto
Ebitda
Ebit
Lucro Líquido
Fluxo de Caixa
2024 | AH % | 2023 | AH % | 2022 | AH % | 2021 | AH % | 2020 | AH % | |||||||
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Caixa líquido atividades operacionais | ||||||||||||||||
Caixa gerado nas operações | ||||||||||||||||
Lucro líquido | ||||||||||||||||
Caixa líquido atividades operacionais | ||||||||||||||||
Resultado de equivalência patrimonial | ||||||||||||||||
Depreciação/amortização | ||||||||||||||||
Variações nos ativos e passivos |
CLASSIFICAÇÃO DE VIABILIDADE
Classificação
Para o cálculo de viabilidade são utilizados 4 indicadores fundamentalistas.
CONTEÚDO PARA ASSINANTES
Saiba se o ativo é viável ou é bomba.
Preço Justo | Fórmula de Graham
Preço Justo
46bd4e
Preço Atual
cfvdty
Preço Topo | Método Bazin
Preço Justo
95g8l5
Preço Atual
2bva5d
Histórico de dividendos
Carregando dados
Histórico de Lucro e Receita
Carregando dados
Comunicados e Informes
Ano | P/L | P/VP | VPA | Dívida líquida | Margem líquida | EBITDA | EBIT | P/EBITDA | Valor de mercado |
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2024 | 5.60 | 0.90 | 6.21 | -R$ 8,3 mi | 17.80% | 74144000.00 | 64680000.00 | 4.84 | R$ 359 mi |
2023 | 4.01 | 0.56 | 5.68 | -R$ 31 mi | 16.42% | 71345000.00 | 61716000.00 | 3.16 | R$ 226 mi |
2022 | 3.40 | 0.37 | 4.77 | R$ 14 mi | 11.37% | 65354000.00 | 55603000.00 | 2.08 | R$ 136 mi |
2021 | 5.30 | 0.45 | 4.19 | R$ 36 mi | 8.93% | 59539000.00 | 50649000.00 | 2.50 | R$ 149 mi |
2020 | -2.96 | 0.26 | 4.03 | R$ 62 mi | -11.51% | 1471000.00 | -9616000.00 | 56.65 | R$ 83 mi |
2019 | -1.88 | 0.67 | 4.39 | R$ 41 mi | -38.79% | -114391000.00 | -126645000.00 | -2.02 | R$ 231 mi |
2018 | 10.98 | 0.34 | 5.93 | R$ 29 mi | 4.70% | 8380000.00 | -2902000.00 | 18.82 | R$ 158 mi |
2017 | -118.59 | 0.49 | 5.91 | R$ 77 mi | -0.56% | 9269000.00 | -2921000.00 | 24.55 | R$ 228 mi |
2016 | -119.21 | 0.50 | 5.91 | R$ 83 mi | -0.54% | 21867000.00 | 8545000.00 | 10.55 | R$ 231 mi |
2015 | 10.54 | 0.50 | 5.89 | R$ 147 mi | 5.54% | 45330000.00 | 31655000.00 | 5.12 | R$ 232 mi |
Tudo sobre TECN3
- Consumo Cíclico
Setor
- Tecidos. Vestuário e Calçados
Sub-setor
- Acessórios
Segmento
- 09.295.063/0001-97
CNPJ
QUANTIDADE DE AÇÕES
64 miPrincipais produtos e serviços
Sobre a empresa
O grupo Technos é a maior empresa de relógios da América Latina. Desde 1956 que a empresa é focada na montagem e distribuição de relógios, diretamente ou através de subsidiárias.
No começo, a empresa atuava apenas com a marca Technos, porém, no decorrer dos anos, a empresa diversificou o seu portfólio para outras marcas e segmentos de mercado.
Portanto, além da marca própria Technos, o grupo conta ainda com as marcas Mormaii e Seiko, que pertencem a terceiros, mas que são usadas pelo grupo por meio de contratos de licenciamento ou de distribuição de produtos.
Além disso, ao passar a atuar no segmento de moda, a empresa adicionou em seu portfólio a marca Euro e Mariner. Posteriormente, o grupo também conseguiu os direitos de distribuição da marca Timex de maneira exclusiva em todo o território nacional.
Para reforçar a sua atuação no segmento de moda, o grupo Technos lançou a marca Allora e comprou a Touch. Por fim, o grupo Technos adquiriu ainda o Grupo Dumont Saab.
Com isso, a Technos incorporou em seu portfólio duas marcas próprias, a Dumont e a Condor, e ainda marcas internacionais licenciadas do Grupo Fossil, tais como Fossil e Michael Kors.
Atualmente, depois de realizar ajustes com foco em ter um portfólio otimizado, a empresa conta com 10 marcas:
- Technos;
- Condor;
- Mormaii;
- Euro;
- Dumont;
- Fossil;
- Michael Kors;
- Touch;
- Allora;
- Mariner.
História da empresa
A marca Technos foi criada em 1900 na Suíça pela família Gunzinger, reconhecida por ter uma tradição secular no ramo relojoeiro.
Em 1956 ocorreu a fundação da importadora Centauro no Brasil para que ela pudesse ser a distribuidora exclusiva da Technos. Com isso, durante as décadas de 50, 60 e 70, a Technos cresceu bastante.
Em 1982 houve a inauguração da planta de montagem e distribuição em Manaus e a Technos passou a montar seus relógios no Brasil. O resultado disso foi que no final da década de 80, a empresa já era líder no mercado nacional de relógios em termos de faturamento.
Nos anos 90 a marca Technos foi comprada e se tornou uma marca brasileira. Posteriormente, em 2002, a Technos começou a explorar marcas de terceiros ao licenciar a marca Mormaii e passar a distribuir de maneira exclusiva, os produtos identificados pela marca Seiko.
Em 2008 o controle da empresa foi adquirido pelo Fundo de Investimento e Participações GMT. No ano seguinte, foi lançada a marca Euro, focada no público feminino e que serviu para reforçar o posicionamento da Technos no mercado de moda.
Em 2010 a Technos relançou a marca Mariner, que tinha sido um grande sucesso nos anos 80. Com foco no público jovem, o relançamento da marca tinha como objetivo assumir a liderança no mercado recém reexplorado de relógios troca-pulseira.
Já em 2011, a Technos realizou a sua abertura de capital na bolsa de valores, onde está listada no setor de Consumo Cíclico e no segmento de Acessórios. No ano de 2012, a Technos relançou a Allora e reforçou a sua presença no segmento feminino econômico de moda.
Além disso, a empresa firmou um contrato de distribuição e direito de uso da marca Timex, de maneira exclusiva em todo o território nacional, o que serviu para reforçar a posição da empresa no segmento esportivo.
Por fim, ainda em 2012 a Technos fechou a compra da Touch, uma empresa que desenvolve e comercializa relógios e óculos sob marca própria com distribuição exclusiva para uma rede de franquias.
Em 2013, a Technos passou a atuar no e-commerce e atualmente ela possui cinco sites de comércio eletrônico, sendo 4 voltados para as marcas Technos, Fossil, Euro e Condor e um para a venda online de todas as marcas, o timecenter.
No ano de 2015, a Technos passou a atuar com operações próprias e hoje ela conta com 15 lojas, sendo lojas full price e outlets. Em 2017 a Technos lançou o primeiro smartwatch full display de uma marca brasileira, o Technos Connect 3.0.
Sendo que o lançamento contou com dez relógios inteligentes, incluindo versões híbridas. Em 2018, ano em que a empresa comemorou 60 anos desde a chegada da Technos no Brasil, foi lançada a coleção Essence.
Em 2019 a empresa passou por mudanças no conselho de administração e diretoria. Com isso, ela deu início ao processo de turnaround operacional com foco na retomada do crescimento e rentabilidade da empresa.
O ano de 2020 foi marcado pela pandemia da Covid-19. Sendo assim, a Technos sofreu com o fechamento de shopping centers e lockdowns. Apesar disso, em 2020 a empresa deu continuidade ao processo de turnaround operacional e passou a demonstrar recuperação do seu resultado operacional.
Por fim, em 2021 a empresa comemorou 10 anos desde a sua abertura de capital e continuou colhendo os frutos do projeto de turnaround implementado desde 2019.
Além disso, a empresa também evoluiu em seu projeto de digitalização tanto em relação a vendas on-line, quanto em relação a relevância da sua linha de relógios conectados.
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