TCSA3- R$ 1,35
TECNISA S.A.
Cotação
P/L
Dividend Yield (DY)
P/VP
Indicadores
Dividend yield (12 meses)
P/L
P/VP
EV/Receita líquida
EV/FCO
P/EBITDA
P/RECEITA (PSR)
P/FCO
EV/EBITDA
EV/FCL
P/EBIT
P/FCL
EV/EBIT
Enterprise value
Valor de mercado
VPA
LPA
Payout
Custo da dívida
Liq. corrente
PL/Ativos
Dív. líq./EBITDA
Liq. seca
Passivos/Ativos
Liq. imediata
Dív. líquida/PL
Margem bruta
Margem EBITDA
Margem EBIT
Margem líquida
ROE
ROIC
ROA
Giro do ativo
CAGR
CAGR receita (5 anos)
Tag along
Dados Balanço Patrimonial
Gráfico de ativos e passivos
Ativo
patrimônio líquido
dívida líquida
dívida bruta
Dados Demonstrativos de Resultados
Último exercício
Receita líquida
Lucro bruto
Ebitda
Ebit
Lucro Líquido
Últimos trimestre
Receita líquida
Lucro bruto
Ebitda
Ebit
Lucro Líquido
Fluxo de Caixa
2024 | AH % | 2023 | AH % | 2022 | AH % | 2021 | AH % | 2020 | AH % | |||||||
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Caixa líquido atividades operacionais | ||||||||||||||||
Caixa gerado nas operações | ||||||||||||||||
Lucro líquido | ||||||||||||||||
Caixa líquido atividades operacionais | ||||||||||||||||
Resultado de equivalência patrimonial | ||||||||||||||||
Depreciação/amortização | ||||||||||||||||
Variações nos ativos e passivos |
CLASSIFICAÇÃO DE VIABILIDADE
Classificação
Para o cálculo de viabilidade são utilizados 4 indicadores fundamentalistas.
CONTEÚDO PARA ASSINANTES
Saiba se o ativo é viável ou é bomba.
Preço Justo | Fórmula de Graham
Empresa sem indicadores viáveis para Graham
Preço Topo | Método Bazin
Não é viável para o método Bazin
Histórico de dividendos
Carregando dados
Histórico de Lucro e Receita
Carregando dados
Comunicados e Informes
Ano | P/L | P/VP | VPA | Dívida líquida | Margem líquida | EBITDA | EBIT | P/EBITDA | Valor de mercado |
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
2024 | -0.84 | 0.21 | 6.55 | R$ 539 mi | -25.78% | -63990000.00 | -86931000.00 | -1.55 | R$ 99 mi |
2023 | -5.35 | 0.55 | 7.26 | R$ 619 mi | -12.64% | -29805000.00 | -34393000.00 | -9.93 | R$ 296 mi |
2022 | 84.82 | 0.33 | 8.01 | R$ 448 mi | 0.97% | 30080000.00 | 22671000.00 | 6.49 | R$ 195 mi |
2021 | -1.43 | 0.45 | 8.02 | R$ 386 mi | -126.84% | -116310000.00 | -128110000.00 | -2.28 | R$ 266 mi |
2020 | -4.41 | 0.95 | 10.54 | R$ 275 mi | -92.38% | -112419000.00 | -142561000.00 | -6.54 | R$ 735 mi |
2019 | -5.13 | 1.43 | 1.28 | R$ 23 mi | -71.69% | -156337000.00 | -212234000.00 | -8.62 | R$ 1,3 bi |
2018 | -3.77 | 1.38 | 2.33 | R$ 578 mi | -161.02% | -198254000.00 | -216698000.00 | -5.38 | R$ 1,1 bi |
2017 | -2.85 | 1.45 | 3.17 | R$ 667 mi | -172.60% | -461529000.00 | -473550000.00 | -3.29 | R$ 1,5 bi |
2016 | -3.46 | 1.11 | 8.19 | R$ 975 mi | -133.82% | -461811000.00 | -465077000.00 | -3.42 | R$ 1,6 bi |
2015 | 6.04 | 1.05 | 9.32 | R$ 1,2 bi | 23.03% | 250384000.00 | 249923000.00 | 7.06 | R$ 1,8 bi |
Tudo sobre TCSA3
- Consumo Cíclico
Setor
- Construção Civil
Sub-setor
- Incorporações
Segmento
- 08.065.557/0001-12
CNPJ
QUANTIDADE DE AÇÕES
74 miPrincipais produtos e serviços
Sobre a empresa
A Tecnisa é uma empresa que atua no ramo imobiliário, o que é considerado como consumo cíclico. Sendo que, a sua atividade principal é o comércio da área imobiliária de forma integrada.
Sendo assim, a empresa adota um modelo onde ela atua tanto na área de construção, quanto de incorporação e venda de imóveis. Em outras palavras, ela atua ativamente na incorporação, construção e venda de um imóvel.
A Tecnisa é considerada como uma das maiores empresas do setor imobiliário do Brasil. Ela possui lançamentos e empreendimentos em Brasília, Curitiba, Fortaleza, Manaus, São José de Campos, Salvador, Santos e São Paulo.
Em relação aos números da empresa, no total são mais de 7.3000.000 m² lançados. Ela atua por meio de empreendimentos como: apartamentos, unidades comerciais, casas, lotes, flats e unidades hoteleiras.
Por fim, a empresa possui ainda investimentos no campo de tecnologia, cujo objetivo é melhorar o seu atendimento. Sendo que a empresa se caracteriza pelo seu serviço de atendimento focado, sobretudo, no digital.
História da empresa
A história da empresa que hoje é líder do seu setor de atuação, teve início no mês de setembro de 1977, quando o estudante de engenharia civil da Politécnica da Universidade de São Paulo (USP), Meyer Joseph Nigri, criou a Tecnisa Engenharia.
Ao fundar a empresa, o objetivo de Nigri era que a Tecnisa se tornasse uma referência dentre as construtoras. Sendo assim, durante os anos 80 a empresa investiu em medidas inovadoras para o seu setor de atuação.
Dentre as medidas tomadas, a que mais se destacou foi a política de redução e otimização de insumos utilizados nas obras. Essa medida fez com que os materiais gastos fossem reduzidos consideravelmente.
Logo, houve uma diminuição dos custos em comparação com a média do mercado das outras empresas do mesmo setor. Na década seguinte a empresa não parou de inovar e apresentou alguns conceitos que fizeram com que ela se diferenciasse das suas concorrentes.
Por exemplo, a empresa apresentou ao mercado o conceito de grand space. Em resumo, a Tecnisa construiu edifícios maiores nas regiões nobres de São Paulo, onde ela oferecia uma área maior do que os edifícios dos concorrentes, sem um acréscimo proporcional ao preço. Ou seja, ela passou a entregar mais por menos.
Além disso, a Tecnisa foi pioneira ao criar o conceito de roof top, que consiste na área de lazer na cobertura e não no térreo, como ocorre na maior parte dos empreendimentos. Por fim, ela foi ainda a primeira companhia a entregar empreendimentos com áreas comuns equipadas e decoradas.
Na década de 80 e 90, a Tecnisa realizou várias inovações. No entanto, foi na década de 2000 que ela mais se destacou com as inovações realizadas. Por exemplo, no ano 2000 ela foi a primeira empresa a fazer a venda de um imóvel pela internet.
Além disso, a Tecnisa foi a primeira companhia a ter uma equipe de corretores online com foco exclusivo na venda de apartamentos pela internet. Inclusive, o Google reconheceu a Tecnisa como a empresa do segmento imobiliário com as melhores práticas em links patrocinados do mundo.
A Tecnisa também foi a primeira empresa a proporcionar vídeo-atendimento pela internet aos clientes e operar 24 horas sem interrupção no atendimento aos possíveis compradores.
Já na área de relacionamento com o cliente, a empresa desenvolveu um programa que engloba 42 pontos de contato, que são feitos desde a compra do imóvel na planta, até a entrega das chaves.
A Tecnisa foi ainda biografada como uma das companhias com as melhores práticas em relacionamento com o cliente no livro O Brasil encanta o Cliente. Outras empresas que foram biografadas no livro foram: O Boticário, Pão de Açúcar, TAM Aéreas e Fleury Laboratórios.
No ano de 2002, a Tecnisa passou a investir em projetos sociais com correlação direta com os negócios da empresa. Alguns desses projetos são:
- Alfabetização em Canteiro de Obras;
- Profissionais do Futuro;
- Projeto Primeiro Emprego;
- Projeto Vizinho.
Ao longo dos anos a Tecnisa continuou a se desenvolver e se consolidou como uma empresa inovadora. Em 2007, com trinta anos de existência, a empresa fez a sua abertura de capital.
Já em 2011, foram iniciadas as obras de infraestrutura do Jardim das Perdizes, considerado o maior empreendimento imobiliário a ser lançado na cidade de São Paulo, nos últimos 40 anos.
Sendo que o bairro foi planejado com tecnologias modernas e sustentáveis. Enfim, ainda hoje a Tecnisa continua buscando a inovação em seus empreendimentos.
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