STBP3- R$ 12,84
SANTOS BRASIL PARTICIPACOES S.A.
Cotação
P/L
Dividend Yield (DY)
P/VP
Indicadores
Dividend yield (12 meses)
P/L
P/VP
EV/Receita líquida
EV/FCO
P/EBITDA
P/RECEITA (PSR)
P/FCO
EV/EBITDA
EV/FCL
P/EBIT
P/FCL
EV/EBIT
Enterprise value
Valor de mercado
VPA
LPA
Payout
Custo da dívida
Liq. corrente
PL/Ativos
Dív. líq./EBITDA
Liq. seca
Passivos/Ativos
Liq. imediata
Dív. líquida/PL
Margem bruta
Margem EBITDA
Margem EBIT
Margem líquida
ROE
ROIC
ROA
Giro do ativo
CAGR
CAGR receita (5 anos)
Tag along
Dados Balanço Patrimonial
Gráfico de ativos e passivos
Ativo
patrimônio líquido
dívida líquida
dívida bruta
Dados Demonstrativos de Resultados
Último exercício
Receita líquida
Lucro bruto
Ebitda
Ebit
Lucro Líquido
Últimos trimestre
Receita líquida
Lucro bruto
Ebitda
Ebit
Lucro Líquido
Fluxo de Caixa
2024 | AH % | 2023 | AH % | 2022 | AH % | 2021 | AH % | 2020 | AH % | |||||||
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Caixa líquido atividades operacionais | ||||||||||||||||
Caixa gerado nas operações | ||||||||||||||||
Lucro líquido | ||||||||||||||||
Caixa líquido atividades operacionais | ||||||||||||||||
Resultado de equivalência patrimonial | ||||||||||||||||
Depreciação/amortização | ||||||||||||||||
Variações nos ativos e passivos |
CLASSIFICAÇÃO DE VIABILIDADE
Classificação
Para o cálculo de viabilidade são utilizados 4 indicadores fundamentalistas.
CONTEÚDO PARA ASSINANTES
Saiba se o ativo é viável ou é bomba.
Preço Justo | Fórmula de Graham
Preço Justo
w5n83g
Preço Atual
ifyxva
Preço Topo | Método Bazin
Preço Justo
gj4xqp
Preço Atual
m2vx6m
Histórico de dividendos
Carregando dados
Histórico de Lucro e Receita
Carregando dados
Comunicados e Informes
Ano | P/L | P/VP | VPA | Dívida líquida | Margem líquida | EBITDA | EBIT | P/EBITDA | Valor de mercado |
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2024 | 14.59 | 4.82 | 2.66 | -R$ 40 mi | 27.37% | 1432081000.00 | 1195375000.00 | 7.75 | R$ 11 bi |
2023 | 16.06 | 3.65 | 2.57 | R$ 56 mi | 23.62% | 1000091000.00 | 779078000.00 | 8.10 | R$ 8,1 bi |
2022 | 15.72 | 3.22 | 2.43 | -R$ 280 mi | 22.23% | 809945000.00 | 602802000.00 | 8.33 | R$ 6,7 bi |
2021 | 20.45 | 2.54 | 2.53 | -R$ 671 mi | 17.71% | 563980000.00 | 376753000.00 | 9.85 | R$ 5,6 bi |
2020 | -329.69 | 2.16 | 2.43 | -R$ 637 mi | -1.48% | 211894000.00 | 59531000.00 | 21.41 | R$ 4,5 bi |
2019 | 459.77 | 5.23 | 2.02 | R$ 11 mi | 1.58% | 221635000.00 | 85985000.00 | 31.89 | R$ 7,1 bi |
2018 | 1227.07 | 2.73 | 2.01 | -R$ 26 mi | 0.32% | 189535000.00 | 65369000.00 | 19.29 | R$ 3,7 bi |
2017 | -550.56 | 2.20 | 2.00 | -R$ 38 mi | -0.65% | 164572000.00 | 31590000.00 | 17.80 | R$ 2,9 bi |
2016 | -104.17 | 1.49 | 2.09 | R$ 37 mi | -2.39% | 87389000.00 | -8633000.00 | 23.73 | R$ 2,1 bi |
2015 | -45.28 | 0.58 | 2.11 | R$ 113 mi | -1.88% | 146611000.00 | 15024000.00 | 5.60 | R$ 1 bi |
Tudo sobre STBP3
- Bens Industriais
Setor
- Transporte
Sub-setor
- Serviços de Apoio e Armazenagem
Segmento
- 02.762.121/0001-04
CNPJ
QUANTIDADE DE AÇÕES
864 miPrincipais produtos e serviços
Sobre a empresa
A Santos Brasil é uma empresa que atua com operações portuárias e logísticas de contêineres e veículos. Dessa forma, ela possui um foco especial em instalações portuárias destinadas à prestação dos serviços públicos portuários. Em outras palavras, ela oferece seus serviços a qualquer interessado em realizar a movimentação e armazenagem de contêineres e veículos através do modal aquaviário.
De um modo geral, a Companhia é considerada referência nacional em movimentação de contêineres. Ao todo são três terminais portuários controlados pela empresa, todos eles estrategicamente localizados no Brasil. Algo que torna a execução única pela Santos Brasil, é a utilização de soluções inovadoras e tecnológicas de transporte de cargas do porto até a porta, ou seja, até o cliente final.
Modelo de negócios
Para entendermos melhor as operações da Santos Brasil, devemos dividir sua atuação em três categorias principais, sendo elas :
- Terminais Portuários
- Logística
- Terminal de Veículos
Desse modo, ela está presente no Brasil através de cinco terminais na costa brasileira, sendo :
- 3 terminais de contêineres (TC)
- 1 terminal de veículos (TEV)
- 1 terminal de cargas gerais (TCG)
Além disto a empresa conta com 1 centro de distribuição localizado em São Bernardo do Campo SP e 2 Terminais alfandegados (CLIAS) nas cidades de Santos e Guarujá, ambas no litoral do estado de São Paulo.
Terminais Portuários
A Santos Brasil (STBP3) opera uma quantidade representativa de cargas em seus terminais. Para se ter uma ideia, cerca de 20% dos contêineres que entram e saem do Brasil passam pela empresa, chegando a operar mais de 1 milhão de unidades por ano, algo em torno de 2 contêineres a cada minuto.
No segmento de terminais portuários a empresa possui 3 terminais, sendo eles :
- Tecon Santos: localizado em Santos, no estado de São Paulo
- Tecon Imbituba: localizado em Imbituba, em Santa Catarina
- Tecon Vila do Conde: localizado em Barcarena, no Pará
Tecon Santos
Presente no maior porto da América Latina, este terminal da Santos Brasil possui desempenho comparável aos melhores terminais ao redor do mundo. Contando com 596 mil m² de área total, o terminal é dotado de um sistema operacional de última geração que controla de maneira remota e online grande parte dos processos de logística portuária.
Ao todo, são 431 câmeras de vídeo monitorando estrategicamente os 60 Terminais Tractors, os 4 ramais ferroviários internos, os 17 Gates automáticos com sistema de OCR e os 12 mil m² de armazéns cobertos. Ainda neste terminal a Santos Brasil (STBP3) opera 13 guindastes PT e 1 Guindaste Móvel Portuário (MHC).
Tais fatores faz com que a empresa esteja preparada para receber os navios de extrema extensão, como o Super Post Panamax, consolidando ainda mais sua posição como porto concentrador brasileiro. Em seus terminais a Santos Brasil lida com uma capacidade de 9 mil TEU’s (Twenty-foot Equivalent Unit).
Tecon Imbituba
Estrategicamente localizado no centro da Região Sul do País, esse terminal não possui restrições de navegação e conta com um fácil acesso ferroviário, rodoviário e marítimo. Além disso, o Tecon Imbituba contempla uma infraestrutura portuária tão grande quanto o terminal de Santos, estando preparado para receber, 24 horas por dia, as maiores embarcações existentes.
De extensão e área total são 207.000 m², com 3 armazéns cobertos e 13 guindastes que ocupam uma área de 8 mil m². No terminal de Imbituba a Santos Brasil possui 2 guindastes PT, 2 guindastes MHC e 8 reach stackers.
Tecon Vila do Conde
Ao norte do país, localizado a pouco mais de 100 quilômetros da capital Belém-PA, temos a Tecon Vila do Conde. Estrategicamente localizado na região de exportação de produtos como madeira, pimenta, metais de alto valor agregado e carne bovina refrigerada.
Esse terminal da Santos Brasil oferece acesso a todos os continentes de maneira direta ou através de portos hub do Caribe e do Canal do Panamá. Assim sendo, é um terminal que aproveita a capacidade hidroviária da região para o transporte e recebimento continuo de maneira mais simples e direta do que em vias rodoviárias.
Em números gerais, a estrutura conta com uma extensa área total de 86.615 m², sendo o único terminal da região com 3 guindastes portuários sobre rodas, tipo MHC. Mais que isso, ele conta com uma câmera frigorífica para inspeção de cargas refrigeradas e oferece serviços de estufagem e desestufagem de contêineres.
Logística
Se não bastasse tal estrutura portuária, a empresa também conta com um segmento de logística e transporte de cargas. A Santos Brasil Logística, como é chamado o braço logístico da empresa, atua em toda a cadeia de transporte de contêiner através das operações das seguintes estruturas:
- Centros Logísticos Industriais Aduaneiros (CLIA’s)
- Transportes rodoviários
- Centros de distribuição
A partir de todas essa infraestrutura, ela oferece serviços customizados de acordo com a necessidade dos clientes. A empresa é capaz de fornecer serviços diferenciados de engenharia logística, desde o porto até o consumidor final. Para tanto, ela conta com uma frota própria de caminhões de cerca de 130 veículos para realizar a sincronização entre o transporte marítimo e a cadeia logística de exportadores e importadores, incluindo os seguintes serviços prestados:
- Recebimento
- Gestão de estoque
- Picking
- Expedição
- Transporte
Centro Logístico Industrial Aduaneiro de Santos
O CLIA Santos é um dos terminais alfandegados estrategicamente posicionados para dar suporte às operações logísticas dos serviços da Companhia. Assim, ela conta com 5 armazéns de 7 mil m² com capacidade de armazenagem de contêineres de 4.408 TEU garantindo qualidade operacional e geração de valor para os clientes numa extensa área de 64.755 m².
Centro Logístico Industrial Aduaneiro do Guarujá
Localizado especificamente na margem esquerda do Porto de Santos, o CLIA Guarujá é um terminal alfandegado com 3 armazéns de 8.730 m² cada com capacidade de armazenagem de contêineres de 2.660 TEU.
Centro de Distribuição
Instalado em São Bernardo do Campo SP, o Centro de Distribuição da empresa conta com uma área total de 105 mil m² e chega a movimentar 120 mil pallets por mês. Nesse local, a Santos Brasil realiza uma série de procedimentos importantes nessa etapa logística, tais como:
- Armazenagem
- Gestão de estoque
- Picking
- Inventários
- Montagem de kits
- Etiquetagem
- Reembalagem
- Cross-docking
- Gerenciamento das informações
Terminal de Veículos
Localizado ao lado do Tecon Santos, o TEV é o maior terminal de veículos do Brasil, com capacidade operacional total de 300.000 carros por ano numa área total de 164 mil m². O terminal desenvolvido especialmente para movimentação de veículos conta com um avançado sistema Wireless com coletor de dados e monitoramento 24 horas. Além disso, a empresa oferece um Portal do Cliente para solicitação de serviços e acompanhamento on-line da operação.
Por fim, a Santos Brasil atua com sistemas tecnológicos para cada operação específica dentro do terminal de veículos, como por exemplo:
- Gestão de rampas: Sistema RMS
- Gestão de pátio: Sistema YMS
- Gestão de operação de navios: Sistema VMS
História da empresa
A história da Santos Brasil tem início em 1997, quando acontece a constituição da empresa e logo em seguida a aquisição em leilão do Tecon Santos pelo Consórcio Santos Brasil por um prazo determinado, na época, de 25 anos.
Após mais de uma década de desenvolvimento e expansão das atividades nesse terminal portuário, a Companhia decide realizar uma oferta pública inicial de suas ações em 2006. Logo, em outubro de 2006, a Santos Brasil S.A. conclui seu IPO na Bolsa de Valores de São Paulo e ingressou inicialmente no segmento de listagem nível 2.
Como resultado, já em 2007, ela realiza o início das obras de expansão da Tecon Santos e adquiri a Mesquita S.A. Transportes e Serviços, a atual Santos Brasil Logística.
Em 2008, a Santos Brasil passa a deter o controle arrendatário do terminal de contêineres do Porto de Vila do Conde, no Pará, após uma reestruturação acionária. Ainda nesse ano, a Companhia, através da subsidiária integral Tecon Imbituba S.A., é declarada vencedora do processo licitatório de arrendamento do terminal de contêineres do Porto de Imbituba no estado de Santa Catarina, o qual seria de extrema importância para a expansão de seus negócios.
No ano seguinte, também por meio de um arrendamento, ela adquire o Terminal de Veículos por por 25 anos, ampliando a base de serviços ofertados.
O ano de 2015 marcou uma importante meta de produtividade no Tecon Santos, atingindo a marca de 225 MPH. Com isso, a Santos Brasil recebeu aprovação da Secretaria Especial de Portos (SEP) para a antecipação da prorrogação de contrato, fazendo com que a concessão do maior terminal de contêineres da América do Sul fosse renovada por mais 25 anos.
O ano de 2016 marca o ingresso da Companhia no segmento Novo Mercado da Bolsa de Valores, tornando-a parte de um grupo de empresas que adotam, voluntariamente, práticas de governança corporativa adicionais às exigidas pela legislação brasileira.
Já em 2017, ocorre a assinatura de um importante contrato referente ao Terminal de Contêineres de Vila do Conde, que previa a prorrogação antecipada do prazo do arrendamento por mais 15 anos, possibilitando a continuidade das operações da empresa no norte do país. Ao mesmo tempo, a Santos Brasil se comprometeria a investir R$ 37, 24 milhões na ampliação e modernização desse terminal totalizando 129,04 milhões até 2033.
Mais recentemente, em 2018, a empresa alcança outra marca de eficiência operacional, dessa vez com a incrível marca de 243,58 MPH (Movimentos Por Hora).
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