AUVP
STBP3

STBP3- R$ 12,84

SANTOS BRASIL PARTICIPACOES S.A.

Cotação

R$ 12,84

P/L

14.59

Dividend Yield (DY)

6.27%

P/VP

4.82

Indicadores

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Dados Balanço Patrimonial

Gráfico de ativos e passivos

Ativo

R$ 6.955.838.000,00

patrimônio líquido

R$ 2.217.018.000,00

dívida líquida

-R$ 39.681.000,00

dívida bruta

R$ 2.566.107.000,00

Dados Demonstrativos de Resultados

Último exercício

Receita líquida

R$ 2.134.925.000,00

Lucro bruto

R$ 1.085.475.000,00

Ebitda

R$ 1.000.091.000,00

Ebit

R$ 779.078.000,00

Lucro Líquido

R$ 504.304.000,00

Últimos trimestre

Receita líquida

R$ 764.306.000,00

Lucro bruto

R$ 426.880.000,00

Ebitda

--

Ebit

R$ 339.588.000,00

Lucro Líquido

R$ 216.157.000,00

Fluxo de Caixa

2024AH %2023AH %2022AH %2021AH %2020AH %
Caixa líquido atividades operacionais
Caixa gerado nas operações
Lucro líquido
Caixa líquido atividades operacionais
Resultado de equivalência patrimonial
Depreciação/amortização
Variações nos ativos e passivos

CLASSIFICAÇÃO DE VIABILIDADE

classification

Classificação

Para o cálculo de viabilidade são utilizados 4 indicadores fundamentalistas.

CONTEÚDO PARA ASSINANTES

Saiba se o ativo é viável ou é bomba.

Preço Justo  | Fórmula de Graham

Preço Justo

w5n83g

Preço Atual

ifyxva

Preço Topo | Método Bazin

Preço Justo

gj4xqp

Preço Atual

m2vx6m

Histórico de dividendos

Carregando dados

Histórico de Lucro e Receita

Carregando dados

Comunicados e Informes

Ano
P/L
P/VP
VPA
Dívida líquida
Margem líquida
EBITDA
EBIT
P/EBITDA
Valor de mercado
202414.594.822.66-R$ 40 mi27.37%1432081000.001195375000.007.75R$ 11 bi
202316.063.652.57R$ 56 mi23.62%1000091000.00779078000.008.10R$ 8,1 bi
202215.723.222.43-R$ 280 mi22.23%809945000.00602802000.008.33R$ 6,7 bi
202120.452.542.53-R$ 671 mi17.71%563980000.00376753000.009.85R$ 5,6 bi
2020-329.692.162.43-R$ 637 mi-1.48%211894000.0059531000.0021.41R$ 4,5 bi
2019459.775.232.02R$ 11 mi1.58%221635000.0085985000.0031.89R$ 7,1 bi
20181227.072.732.01-R$ 26 mi0.32%189535000.0065369000.0019.29R$ 3,7 bi
2017-550.562.202.00-R$ 38 mi-0.65%164572000.0031590000.0017.80R$ 2,9 bi
2016-104.171.492.09R$ 37 mi-2.39%87389000.00-8633000.0023.73R$ 2,1 bi
2015-45.280.582.11R$ 113 mi-1.88%146611000.0015024000.005.60R$ 1 bi

Tudo sobre STBP3

  • Setor

    Bens Industriais
  • Sub-setor

    Transporte
  • Segmento

    Serviços de Apoio e Armazenagem
  • CNPJ

    02.762.121/0001-04

QUANTIDADE DE AÇÕES

864 mi

Principais produtos e serviços

A Companhia Tem Por Objeto A Exploração Portuária Através de Operações Com Contêineres. Carga Geral. Veículos. Granéis Ou Afins. Operações de Logística Integrada E A Participação em Outras Sociedades.

Sobre a empresa

A Santos Brasil é uma empresa que atua com operações portuárias e logísticas de contêineres e veículos. Dessa forma, ela possui um foco especial em instalações portuárias destinadas à prestação dos serviços públicos portuários. Em outras palavras, ela oferece seus serviços a qualquer interessado em realizar a movimentação e armazenagem de contêineres e veículos através do modal aquaviário.

Santos Brasil - STBP3

De um modo geral, a Companhia é considerada referência nacional em movimentação de contêineres. Ao todo são três terminais portuários controlados pela empresa, todos eles estrategicamente localizados no Brasil. Algo que torna a execução única pela Santos Brasil, é a utilização de soluções inovadoras e tecnológicas de transporte de cargas do porto até a porta, ou seja, até o cliente final.

Modelo de negócios

Para entendermos melhor as operações da Santos Brasil, devemos dividir sua atuação em três categorias principais, sendo elas :

  1. Terminais Portuários
  2. Logística
  3. Terminal de Veículos

Desse modo, ela está presente no Brasil através de cinco terminais na costa brasileira, sendo :

  • 3 terminais de contêineres (TC)
  • 1 terminal de veículos (TEV)
  • 1 terminal de cargas gerais (TCG)

Além disto a empresa conta com 1 centro de distribuição localizado em São Bernardo do Campo SP e 2 Terminais alfandegados (CLIAS) nas cidades de Santos e Guarujá, ambas no litoral do estado de São Paulo.

Santos Brasil - STBP3

Terminais Portuários

A Santos Brasil  (STBP3) opera uma quantidade representativa de cargas em seus terminais. Para se ter uma ideia, cerca de 20% dos contêineres que entram e saem do Brasil passam pela empresa, chegando a operar mais de 1 milhão de unidades por ano, algo em torno de 2 contêineres a cada minuto.

No segmento de terminais portuários a empresa possui 3 terminais, sendo eles :

  • Tecon Santos: localizado em Santos, no estado de São Paulo
  • Tecon Imbituba: localizado em Imbituba, em Santa Catarina
  • Tecon Vila do Conde: localizado em Barcarena, no Pará

Tecon Santos

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Presente no maior porto da América Latina, este terminal da Santos Brasil possui desempenho comparável aos melhores terminais ao redor do mundo. Contando com 596 mil m² de área total, o terminal é dotado de um sistema operacional de última geração que controla de maneira remota e online grande parte dos processos de logística portuária.

Ao todo, são 431 câmeras de vídeo monitorando estrategicamente os 60 Terminais Tractors, os 4 ramais ferroviários internos, os 17 Gates automáticos com sistema de OCR e os 12 mil m² de armazéns cobertos.  Ainda neste terminal a Santos Brasil (STBP3) opera 13 guindastes PT e 1 Guindaste Móvel Portuário (MHC).

Tais fatores faz com que a empresa esteja preparada para receber os navios de extrema extensão, como o Super Post Panamax, consolidando ainda mais sua posição como porto concentrador brasileiro. Em seus terminais a Santos Brasil lida com uma capacidade de 9 mil TEU’s (Twenty-foot Equivalent Unit).

Tecon Imbituba

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Estrategicamente localizado no centro da Região Sul do País, esse terminal não possui restrições de navegação e conta com um fácil acesso ferroviário, rodoviário e marítimo. Além disso, o Tecon Imbituba contempla uma infraestrutura portuária tão grande quanto o terminal de Santos, estando preparado para receber, 24 horas por dia, as maiores embarcações existentes.

De extensão e área total são 207.000 m², com 3 armazéns cobertos e 13 guindastes que ocupam uma área de 8 mil m². No terminal de Imbituba a Santos Brasil possui 2 guindastes PT, 2 guindastes MHC e 8 reach stackers.

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Tecon Vila do Conde

Ao norte do país, localizado a pouco mais de 100 quilômetros da capital Belém-PA, temos a Tecon Vila do Conde. Estrategicamente localizado na região de exportação de produtos como madeira, pimenta, metais de alto valor agregado e carne bovina refrigerada.

Esse terminal da Santos Brasil oferece acesso a todos os continentes de maneira direta ou através de portos hub do Caribe e do Canal do Panamá. Assim sendo, é um terminal que aproveita a capacidade hidroviária da região para o transporte e recebimento continuo de maneira mais simples e direta do que em vias rodoviárias.

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Em números gerais, a estrutura conta com uma extensa área total de 86.615 m², sendo o único terminal da região com 3 guindastes portuários sobre rodas, tipo MHC. Mais que isso, ele conta com uma câmera frigorífica para inspeção de cargas refrigeradas e oferece serviços de estufagem e desestufagem de contêineres.

Logística

Se não bastasse tal estrutura portuária, a empresa também conta com um segmento de logística e transporte de cargas. A Santos Brasil Logística, como é chamado o braço logístico da empresa, atua em toda a cadeia de transporte de contêiner através das operações das seguintes estruturas:

  • Centros Logísticos Industriais Aduaneiros (CLIA’s)
  • Transportes rodoviários
  • Centros de distribuição

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A partir de todas essa infraestrutura, ela oferece serviços customizados de acordo com a necessidade dos clientes. A empresa é capaz de fornecer serviços diferenciados de engenharia logística, desde o porto até o consumidor final. Para tanto, ela conta com uma frota própria de caminhões de cerca de 130 veículos para realizar a sincronização entre o transporte marítimo e a cadeia logística de exportadores e importadores, incluindo os seguintes serviços prestados:

  • Recebimento
  • Gestão de estoque
  • Picking
  • Expedição
  • Transporte

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Centro Logístico Industrial Aduaneiro de Santos

CLIA Santos é um dos terminais alfandegados estrategicamente posicionados para dar suporte às operações logísticas dos serviços da Companhia. Assim, ela conta com 5 armazéns de 7 mil m² com capacidade de armazenagem de contêineres de 4.408 TEU garantindo qualidade operacional e geração de valor para os clientes numa extensa área de 64.755 m².

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Centro Logístico Industrial Aduaneiro do Guarujá

Localizado especificamente na margem esquerda do Porto de Santos, o CLIA Guarujá é um terminal alfandegado com 3 armazéns de 8.730 m² cada com capacidade de armazenagem de contêineres de 2.660 TEU.

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Centro de Distribuição

Instalado em São Bernardo do Campo SP, o Centro de Distribuição da empresa conta com uma área total de 105 mil m² e chega a movimentar 120 mil pallets por mês. Nesse local, a Santos Brasil realiza uma série de procedimentos importantes nessa etapa logística, tais como:

  • Armazenagem
  • Gestão de estoque
  • Picking
  • Inventários
  • Montagem de kits
  • Etiquetagem
  • Reembalagem
  • Cross-docking
  • Gerenciamento das informações

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Terminal de Veículos

Localizado ao lado do Tecon Santos, o TEV é o maior terminal de veículos do Brasil, com capacidade operacional total de 300.000 carros por ano numa área total de 164 mil m². O terminal desenvolvido especialmente para movimentação de veículos conta com um avançado sistema Wireless com coletor de dados e monitoramento 24 horas. Além disso, a empresa oferece um Portal do Cliente para solicitação de serviços e acompanhamento on-line da operação.

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Por fim, a Santos Brasil atua com sistemas tecnológicos para cada operação específica dentro do terminal de veículos, como por exemplo:

  • Gestão de rampas: Sistema RMS
  • Gestão de pátio: Sistema YMS
  • Gestão de operação de navios: Sistema VMS

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História da empresa

A história da Santos Brasil tem início em 1997, quando acontece a constituição da empresa e logo em seguida a aquisição em leilão do Tecon Santos pelo Consórcio Santos Brasil por um prazo determinado, na época, de 25 anos.

Após mais de uma década de desenvolvimento e expansão das atividades nesse terminal portuário, a Companhia decide realizar uma oferta pública inicial de suas ações em 2006. Logo, em outubro de 2006, a Santos Brasil S.A. conclui seu IPO na Bolsa de Valores de São Paulo e ingressou inicialmente no segmento de listagem nível 2.

Como resultado, já em 2007, ela realiza o início das obras de expansão da Tecon Santos e adquiri a Mesquita S.A. Transportes e Serviços, a atual Santos Brasil Logística.

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Em 2008, a Santos Brasil passa a deter o controle arrendatário do terminal de contêineres do Porto de Vila do Conde, no Pará, após uma reestruturação acionária. Ainda nesse ano, a Companhia, através da subsidiária integral Tecon Imbituba S.A., é declarada vencedora do processo licitatório de arrendamento do terminal de contêineres do Porto de Imbituba no estado de Santa Catarina, o qual seria de extrema importância para a expansão de seus negócios.

No ano seguinte, também por meio de um arrendamento, ela adquire o Terminal de Veículos por por 25 anos, ampliando a base de serviços ofertados.

O ano de 2015 marcou uma importante meta de produtividade no Tecon Santos, atingindo a marca de 225 MPH. Com isso, a Santos Brasil recebeu aprovação da Secretaria Especial de Portos (SEP) para a antecipação da prorrogação de contrato, fazendo com que a concessão do maior terminal de contêineres da América do Sul fosse renovada por mais 25 anos.

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O ano de 2016 marca o ingresso da Companhia no segmento Novo Mercado da Bolsa de Valores, tornando-a parte de um grupo de empresas que adotam, voluntariamente, práticas de governança corporativa adicionais às exigidas pela legislação brasileira.

Já em 2017, ocorre a assinatura de um importante contrato referente ao Terminal de Contêineres de Vila do Conde, que previa a prorrogação antecipada do prazo do arrendamento por mais 15 anos, possibilitando a continuidade das operações da empresa no norte do país. Ao mesmo tempo, a Santos Brasil se comprometeria a investir R$ 37, 24 milhões na ampliação e modernização desse terminal totalizando 129,04 milhões até 2033.

Mais recentemente, em 2018, a empresa alcança outra marca de eficiência operacional, dessa vez com a incrível marca de 243,58 MPH (Movimentos Por Hora).

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