SEER3- R$ 4,62
SER EDUCACIONAL S.A.
Cotação
P/L
Dividend Yield (DY)
P/VP
Indicadores
Dividend yield (12 meses)
P/L
P/VP
LPA
VPA
EV/EBITDA
EV/EBIT
P/EBITDA
P/EBIT
P/RECEITA (PSR)
P/FCO
P/FCL
EV/Receita líquida
EV/FCO
EV/FCL
Earning Yield
Enterprise value
Valor de mercado
Dív. líq./EBITDA
Dív. líquida/PL
Dívida líquida
Liq. corrente
PL/Ativos
Passivos/Ativos
Liq. seca
Liq. imediata
Margem bruta
Margem EBITDA
Margem EBIT
Margem líquida
ROE
ROIC
ROA
Payout
Giro do ativo
CAGR receita (5 anos)
CAGR lucro líquido (5 anos)
CAGR lucro operacional (5 anos)
CAGR EBIT (5 anos)
CAGR EBITDA (5 anos)
Tag along
Dados Balanço Patrimonial
Gráfico de ativos e passivos
Ativo
patrimônio líquido
dívida líquida
dívida bruta
Dados Demonstrativos de Resultados
Último exercício
Receita líquida
Lucro bruto
Ebitda
Ebit
Lucro Líquido
Últimos trimestre
Receita líquida
Lucro bruto
Ebitda
Ebit
Lucro Líquido
Fluxo de Caixa
CLASSIFICAÇÃO DE VIABILIDADE
Classificação
Para o cálculo de viabilidade são utilizados 4 indicadores fundamentalistas.
CONTEÚDO PARA ASSINANTES
Saiba se o ativo é viável ou é bomba.
Preço Justo | Fórmula de Graham
Preço Justo
uxtsfi
Preço Atual
g88ra9
Preço Topo | Método Bazin
Não é viável para o método Bazin
Histórico de dividendos
Carregando dados
Histórico de Lucro e Receita
Carregando dados
Comunicados e Informes
Tudo sobre SEER3
- Consumo Cíclico
Setor
- Diversos
Sub-setor
- Serviços Educacionais
Segmento
- 04.986.320/0001-13
CNPJ
Quantidade de ações
129 miData IPO
29/10/2013Principais produtos e serviços
Sobre a empresa
A empresa Ser Educacional atua no setor de educação com foco principal em educação superior como cursos técnicos, graduações e pós-graduações. Os seus serviços são oferecidos tanto no formato presencial, quanto no modelo de ensino à distância (EAD).
No momento, o Ser Educacional possui cerca de 184,8 mil alunos matriculados, dos quais 145,5 mil estão matriculados em cursos de graduação presencial, 23,5 mil estão matriculados em cursos de graduação à distância, 14,6 mil estão em cursos de pós-graduação presencial e EAD e por fim, 1,2 mil alunos estão matriculados em cursos técnicos.
A empresa atua com forte apelo regional nas regiões do Nordeste, Norte e Sudeste do Brasil. Apesar de ter uma atuação com forte apelo regional, a companhia possui uma estratégia de diversificação regional entre os seus produtos. Sendo assim, dentre as marcas da empresa temos:
- Uninassau: Centro Universitário Maurício de Nassau;
- Unama: Universidade da Amazônia;
- Univeritas: Centro Universitário Universus Veritas;
- UNG: Universidade de Guarulhos.
História da empresa
O Grupo Ser Educacional foi criado em 1993, por meio da fundação do Complexo Educacional Bureau Jurídico, tendo como líder o professor José Janguiê Diniz, mais conhecido como Janguiê.
Em síntese, o professor promovia cursos preparatórios para concursos, o que na época era uma verdadeira novidade na cidade de Recife. Sendo que neste mesmo ano, Janguiê passou a investir no oferecimento de congressos nacionais e internacionais na área jurídica.
Alguns anos depois, o Complexo Educacional passou a oferecer cursos pré-vestibulares focados na área de direito, em 1999. Posteriormente, em 2003 foi fundada a Faculdade Maurício de Nassau, mantida pelo ESBJ – Ensino Superior Bureau Jurídico Ltda.
A iniciativa de criar uma faculdade foi do professor Janguiê, que reconheceu a necessidade do mercado local em relação à educação superior de qualidade. Após pouco mais de três anos de existência, a Faculdade Maurício de Nassau já estava consolidada como instituição de ensino na região Nordeste e Norte do Brasil.
Sendo que a Faculdade estava focada na gestão de crescimento e ampliação da sua estrutura para expandir sua atuação nos municípios Norte e Nordeste. Dessa maneira, a Faculdade Maurício de Nassau comprou as instituições mantenedoras de João Pessoa e Campina Grande, no estado da Paraíba.
No ano seguinte, a Faculdade implantou o Conselho Consultivo como uma maneira de orientar suas estratégias. O Conselho, em parceria com a Hopper Consultoria Educacional, tinha como atribuição principal a redefinição do planejamento estratégico da empresa.
Nesse mesmo ano, o Grupo Universitário Maurício de Nassau credenciou e colocou para funcionar a Faculdade Joaquim Nabuco, no Estado de Pernambuco. Com isso, a empresa começou a atuar por meio de um novo modelo de negócios voltado para o público das classes C e D.
Já em 2008 foi instituído o Conselho de Administração composto por profissionais reconhecidos no mercado e representantes dos acionistas, com o objetivo de consolidar a política de governança corporativa da empresa.
Em outubro de 2008, o Cartesian Capital Group se associou ao Grupo Universitário Maurício de Nassau, com um investimento de R$ 48 milhões e passou a possuir uma participação de 11,3% das ações da ESBJ.
Ainda no processo de expansão da empresa, a Faculdade Joaquim Nabuco inaugurou uma nova unidade no centro de Recife e fez a aquisição da FABAC, da ASAMC e da Faculdade CDF. Esse processo de expansão do Grupo universitário Maurício de Nassau continuou em 2010, quando ele recebeu os auditores do IFC – Banco Mundial e a aprovação de uma linha de crédito de R$ 80 milhões.
Dessa forma, o Grupo iniciou o projeto de implementação da ISO 9001 com o intuito de estruturar a empresa para a certificação. Consequentemente, a empresa reavaliou e redefiniu todos os seus processos internos. No mesmo ano, a companhia passou a se chamar Grupo Ser Educacional S.A.
No ano de 2011 o foco do Grupo Ser Educacional S.A foi no aumento da quantidade de cursos oferecidos em suas unidades de ensino. Já em 2012, por meio da portaria 701 do MEC foi conferido à Faculdade Maurício de Nassau, no Recife, o credenciamento como centro universitário. Logo, o nome da Faculdade se tornou UNINASSAU – Centro Universitário Maurício de Nassau.
A abertura de capital ocorreu em 2013, ano em que a empresa completou 10 anos de existência. Depois da IPO, a companhia continuou a sua trajetória de expansão e adquiriu outras faculdades como, por exemplo, a Faculdade Anglo Líder e o Instituto Santareno de Educação Superior.
Inclusive, em 2015 a empresa entrou na região Sudeste, quando adquiriu, através da sua subsidiária CENESUP, a Sociedade Paulista de Ensino e Pesquisa S/S Ltda. Nesse mesmo ano, a empresa obteve a aprovação de quatro novas unidades de ensino presencial em Petrolina (PE), Olinda (PE), Jaboatão dos Guararapes (PE) e Feira de Santana (BA).
Em relação ao ensino a distância, a empresa obteve o credenciamento da UNG e começou a operar com 6 polos. Houve também o reconhecimento dos cursos EAD da UNINASSAU o que possibilitou que a companhia entrasse com o pedido de abertura de mais 400 polos de ensino a distância.
Por fim, entre 2017 e 2019 a empresa continuou com o seu plano de crescimento orgânico e obteve 61 novas unidades credenciadas pelo Ministérios da Educação e em 2019 houve a compra da UNINORTE de Manaus (AM), o que contribuiu com o fortalecimento da empresa na região Norte do país.
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