PCAR3- R$ 2,25
CIA BRASILEIRA DE DISTRIBUICAO
Cotação
P/L
Dividend Yield (DY)
P/VP
Indicadores
Dividend yield (12 meses)
P/L
P/VP
EV/Receita líquida
EV/FCO
P/EBITDA
P/RECEITA (PSR)
P/FCO
EV/EBITDA
EV/FCL
P/EBIT
P/FCL
EV/EBIT
Enterprise value
Valor de mercado
VPA
LPA
Payout
Custo da dívida
Liq. corrente
PL/Ativos
Dív. líq./EBITDA
Liq. seca
Passivos/Ativos
Liq. imediata
Dív. líquida/PL
Margem bruta
Margem EBITDA
Margem EBIT
Margem líquida
ROE
ROIC
ROA
Giro do ativo
CAGR
CAGR receita (5 anos)
Tag along
Dados Balanço Patrimonial
Gráfico de ativos e passivos
Ativo
patrimônio líquido
dívida líquida
dívida bruta
Dados Demonstrativos de Resultados
Último exercício
Receita líquida
Lucro bruto
Ebitda
Ebit
Lucro Líquido
Últimos trimestre
Receita líquida
Lucro bruto
Ebitda
Ebit
Lucro Líquido
Fluxo de Caixa
2024 | AH % | 2023 | AH % | 2022 | AH % | 2021 | AH % | 2020 | AH % | |||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
Caixa líquido atividades operacionais | ||||||||||||||||
Caixa gerado nas operações | ||||||||||||||||
Lucro líquido | ||||||||||||||||
Caixa líquido atividades operacionais | ||||||||||||||||
Resultado de equivalência patrimonial | ||||||||||||||||
Depreciação/amortização | ||||||||||||||||
Variações nos ativos e passivos |
CLASSIFICAÇÃO DE VIABILIDADE
Classificação
Para o cálculo de viabilidade são utilizados 4 indicadores fundamentalistas.
CONTEÚDO PARA ASSINANTES
Saiba se o ativo é viável ou é bomba.
Preço Justo | Fórmula de Graham
Empresa sem indicadores viáveis para Graham
Preço Topo | Método Bazin
Não é viável para o método Bazin
Histórico de dividendos
Carregando dados
Histórico de Lucro e Receita
Carregando dados
Comunicados e Informes
Ano | P/L | P/VP | VPA | Dívida líquida | Margem líquida | EBITDA | EBIT | P/EBITDA | Valor de mercado |
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
2024 | -0.79 | 0.31 | 8.21 | R$ 2 bi | -8.50% | R$ 1,2 bi | R$ 15 mi | 1.07 | R$ 1,3 bi |
2023 | -0.93 | 0.42 | 17.46 | R$ 1,5 bi | -11.09% | R$ 1,8 bi | R$ 677 mi | 1.10 | R$ 2 bi |
2022 | -2024.52 | 0.70 | 42.74 | R$ 2,1 bi | -0.02% | R$ 1,3 bi | -R$ 565 mi | 6.06 | R$ 8,1 bi |
2021 | 11.10 | 0.78 | 50.76 | R$ 778 mi | 1.87% | R$ 3,8 bi | R$ 1,7 bi | 2.80 | R$ 11 bi |
2020 | 2.09 | 0.36 | 51.09 | R$ 440 mi | 4.54% | R$ 5,2 bi | R$ 2,6 bi | 0.94 | R$ 4,9 bi |
2019 | 6.90 | 0.53 | 41.00 | R$ 6,2 bi | 1.48% | R$ 3,5 bi | R$ 2 bi | 1.64 | R$ 7,7 bi |
2018 | 4.68 | 0.50 | 41.57 | R$ 1,2 bi | 2.39% | R$ 3,1 bi | R$ 2,2 bi | 1.80 | R$ 7,4 bi |
2017 | 6.38 | 0.53 | 38.81 | R$ 796 mi | 1.94% | R$ 2,3 bi | R$ 1,5 bi | 2.36 | R$ 7,4 bi |
2016 | -2.84 | 0.31 | 37.11 | R$ 757 mi | -2.60% | R$ 1,9 bi | R$ 856 mi | 1.57 | R$ 4,1 bi |
2015 | -13.00 | 0.35 | 38.97 | -R$ 3 bi | -0.40% | R$ 2,8 bi | R$ 1,7 bi | 1.27 | R$ 4,8 bi |
Tudo sobre PCAR3
- Consumo não Cíclico
Setor
- Comércio e Distribuição
Sub-setor
- Alimentos
Segmento
- 47.508.411/0001-56
CNPJ
QUANTIDADE DE AÇÕES
490 miReputação no Reclame Aqui
6.7/10
Regular
Principais produtos e serviços
Sobre a empresa
O Grupo Pão de Açúcar (GPA) é uma empresa brasileira de comércio varejista, controlada pelo grupo francês Casino. A atuação da empresa ocorre por meio das redes de supermercado e hipermercados, tais como:
- Pão de Açúcar: É uma rede de supermercados premium focado no público AB, que oferece desde produtos básicos, até os mais sofisticados. Ele conta ainda com atendimento especializado nas áreas de cafés, vinhos e queijos. Além disso, a marca possui o programa de fidelidade Pão de Açúcar Mais e Pão de Açúcar Adega. Ela conta ainda com o modelo de proximidade Minuto Pão de Açúcar e com drogarias.
- Extra: É uma empresa formada por minimercados, supermercados e hipermercados. Sendo que nas lojas Extra Hiper, são incluídos postos de combustíveis e drogarias. A empresa possui ainda seu próprio programa de fidelidade, o Clube Extra.
- Compre Bem: É uma rede de supermercados relançada em 2018. Ela possui um modelo de proximidade com o consumidor, logo, a intenção é oferecer produtos com preços menores. Os setores que se destacam nessa rede são os de açougue, padaria e hortifrúti.
O Grupo Pão de Açúcar participa também do setor farmacêutico através da rede Drogaria Extra e dos postos de combustíveis com a marca Pão de Açúcar.
Além disso, o Grupo Pão de Açúcar, por meio da marca GPA Malls, faz a gestão de ativos imobiliários, administração e expansão das galerias comerciais operadas juntamente com as lojas do Grupo. Por fim, a empresa é dona também de algumas marcas alimentícias como, por exemplo:
- Qualitá: É uma marca focada em produtos do dia a dia. Ela conta com uma grande presença nos supermercados Extra.
- Taeq: Desenvolvida pelo GPA, a Taeq é uma linha de produtos saudáveis como cereais matinais, iogurtes, barras de cereais e chás.
- Casino: Marca de produtos gourmet. Essa marca exclusiva possui origem francesa.
História da empresa
A história do Grupo Pão de Açúcar começou no dia 25 de novembro de 1929, quando Valentim dos Santos Diniz, um imigrante português, desembarcou no Brasil. Diniz foi morar em São Paulo e passou a trabalhar no comércio.
Posteriormente, em 1948, Diniz realizou o sonho do próprio negócio por meio da Doceria Pão de Açúcar. Sendo que o nome da empresa foi uma homenagem ao Brasil, já que a primeira paisagem que ele admirou do navio ao chegar no Brasil foi o Pão de Açúcar.
O negócio se estabeleceu e começou a crescer. Sendo assim, em 1952 foram abertas duas filiais. Em 1959 foi inaugurado o primeiro supermercado da rede em frente à Doceria Pão de Açúcar.
Já em 1965 a rede chegou a 11 lojas depois da incorporação da cadeia Sirva-se. No ano seguinte, a empresa inaugurou em Santos, a sua primeira loja fora da cidade de São Paulo. A empresa continuou a crescer e em 1968 a rede já tinha 64 lojas e foi criada a Divisão Internacional com lojas em Portugal, Espanha e Angola.
A década de 1970 foi um período de grande expansão para a empresa. Em 1974 ocorreu o início das operações do Assaí Atacadista. Sendo que o nome Assaí foi criado através da palavra japonesa ASAHI que significa sol nascente. Inclusive é por isso que a logomarca tem o desenho e as cores do sol.
Em 1976 houve a aquisição da rede Eletroradiobraz que era a maior rede de eletroeletrônicos e eletrodomésticos do Brasil. Além disso, ocorreu o lançamento da primeira geração de hipermercados do Brasil, as lojas Jumbo.
Por fim, em 1978 o grupo comprou as redes de supermercados Superbom, Peg-pag e Mercantil. Nos anos seguintes a empresa continuou a adquirir outras companhias e a crescer. Já em 1981 ocorreu a fusão das lojas de varejo da rede e foi formada a Companhia Brasileira de Distribuição (CBD).
No final dos anos 1980 o Grupo Pão de Açúcar optou por fechar as lojas Jumbo, mas em 1989 criou as lojas Extra, com o objetivo de competir na área de hipermercados. Além disso, por causa de desavenças familiares, o Grupo passou por uma reestruturação.
Em 1995 a empresa realizou a sua abertura de capital e levantou US$ 112,1 milhões. Uma curiosidade é que esta foi a primeira emissão de ações preferenciais de uma empresa varejista de alimentos na Bovespa.
Posteriormente, em 1997 o Pão de Açúcar conseguiu captar US$ 172,5 milhões na Bolsa de Nova York. Sendo que ela foi a primeira companhia varejista a listar ADRs em NY. Depois da abertura de capital, a empresa continuou a crescer por meio da compra de outras companhias.
Já em 1999 com participação de 25% do total de ações, o grupo Casino se tornou sócio majoritário do Grupo Pão de Açúcar. No ano 2000 houve o lançamento do Pão de Açúcar Mais, o primeiro programa de fidelidade do varejo brasileiro.
Em 2001 os serviços online passaram a fazer parte das bandeiras do Grupo Pão de Açúcar e em 2002 foram inauguradas as primeiras Drogarias dentro dos hipermercados Extra. Dois anos depois, foi inaugurado o primeiro Posto Extra, no estacionamento do Extra de Mogi das Cruzes.
Em 2003 Abilio Diniz assumiu a presidência do Conselho de Administração e Augusto Marques da Cruz Filho se tornou o primeiro presidente não pertencente à família fundadora do grupo.
Dois anos depois, em 2005, foi criada a nova holding. Por meio dela, o Grupo Pão de Açúcar e o grupo Casino passaram a compartilhar a companhia de maneira igualitária. Já em 2009 o Grupo Pão de Açúcar anunciou a compra da rede Ponto Frio e no mesmo ano se uniu às Casas Bahia.
Dessa forma, ele se tornou o maior grupo de distribuição da América Latina. Em 2013, Abílio Diniz anunciou a sua saída do Grupo Pão de Açúcar, depois de fechar um acordo com o Casino.
Em 2014 ocorreu a inauguração da primeira loja do Minutos Pão de Açúcar e o lançamento do Clube Extra, um programa de fidelidade. Já em 2015 a Assaí lançou a marca Econobom e em 2016 o Grupo Pão de Açúcar lançou o Viva Vinhos, um clube de assinatura de vinhos.
Posteriormente, em 2017 o GPA lançou o Meu Desconto, uma plataforma que oferece personalização de ofertas para os clientes do Pão de Açúcar Mais e para o Clube Extra. Em 2018 foram lançados: Meus Prêmios, Mercado Extra, Compre Bem e Pão de Açúcar Adega.
Já em 2020 foi lançado o Marketplace GPA, o Prime James e início das operações do restaurante Cheftime. Por fim, em 2021 ocorreu a cisão do Assaí, o que possibilitou a criação de duas empresas totalmente independentes: GPA e Assaí.
Comentários
Você precisar ser um assinante para comentar