NTCO3

NTCO3- R$ 12,50

NATURA &CO HOLDING S.A.

Cotação

R$ 12,50

P/L

-1.55

Dividend Yield (DY)

5.88%

P/VP

1.12

Indicadores

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Dados Balanço Patrimonial

Gráfico de ativos e passivos

Ativo

R$ 32.355.596.628,45

patrimônio líquido

R$ 23.103.239.000,00

dívida líquida

R$ 3.765.159.000,00

dívida bruta

R$ 7.064.647.000,00

Dados Demonstrativos de Resultados

Último exercício

Receita líquida

R$ 26.737.277.000,00

Lucro bruto

R$ 17.061.842.000,00

Ebitda

R$ 1.433.147.000,00

Ebit

-R$ 154.848.000,00

Lucro Líquido

R$ 2.974.510.000,00

Últimos trimestre

Receita líquida

R$ 5.976.377.000,00

Lucro bruto

R$ 4.022.337.000,00

Ebitda

--

Ebit

R$ 431.362.000,00

Lucro Líquido

-R$ 6.693.422.000,00

Fluxo de Caixa

2025AH %2024AH %2023AH %2022AH %2021AH %
Caixa líquido atividades operacionais
Caixa gerado nas operações
Lucro líquido
Resultado de equivalência patrimonial
Depreciação/amortização
Variações nos ativos e passivos
Caixa líquido atividades investimento

CLASSIFICAÇÃO DE VIABILIDADE

classification

Classificação

Para o cálculo de viabilidade são utilizados 4 indicadores fundamentalistas.

CONTEÚDO PARA ASSINANTES

Saiba se o ativo é viável ou é bomba.

Preço Justo  | Fórmula de Graham

Não é viável para o método de Graham

Preço Topo | Método Bazin

Não é viável para o método Bazin

Histórico de dividendos

Carregando dados

Histórico de Lucro e Receita

Carregando dados

Comunicados e Informes

Tudo sobre NTCO3

  • Setor

    Consumo não Cíclico
  • Sub-setor

    Produtos de Uso Pessoal e de Limpeza
  • Segmento

    Produtos de Uso Pessoal
  • CNPJ

    32.785.497/0001-97

Quantidade de ações

1,4 bi

Data IPO

18/12/2019

Principais produtos e serviços

Gestão de Participações Societárias em Sociedades Que Desenvolvam Suas Atividades Principais No Ramo de Beleza.

Sobre a empresa

A Natura é uma multinacional brasileira que trabalha com cosméticos, produtos de beleza e higiene. Desse modo, a empresa possui produtos em várias categorias, tais como: rosto, cabelo, banho e perfumes. O foco da Natura é usar produtos vegetais derivados da biodiversidade brasileira, colhidos através de parcerias com comunidades locais. 

Vale destacar que a sustentabilidade e a inovação são dois pilares marcantes na atuação da Natura. Por exemplo, em 2016 ela investiu 50 milhões de euros no lançamento de 255 produtos e atingiu o índice de inovação de 54,3%.

Natura&Co - NTCO3

A Natura está presente não apenas no Brasil, mas também na Argentina, Bolívia, Chile, Peru, EUA, Colômbia e França. Sendo que, a empresa possui fábricas em Cajamar (estado de São Paulo), Benevides (estado do Pará) e centros de pesquisa e tecnologia em São Paulo, Manaus e New York (EUA).

A Natura é detentora da Aesop, um fabricante australiano de cosméticos que possui lojas em diversos continentes, inclusive Oceania, Ásia, América do Norte e Europa. Além disso, desde 2017 a Natura é dona também a The Body Shop, que antigamente era do grupo L’Oréal. Enfim, a atuação da empresa ocorre por meio dos seguintes departamentos:

1- Comercial: É o departamento da equipe de vendas que faz a promoção da empresa junto aos conselheiros e clientes.

2- Administrativo: Além de garantir o desenvolvimento e qualidade dos produtos e serviços da Natura, este departamento também intervém em áreas como financeiro, investigação e desenvolvimento, inovação e tecnologia digital.

3- Operacional: Por fim, o departamento operacional está relacionado com os processos de fabricação e distribuição dos produtos da Natura.

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Compromisso ambiental

Desde a sua criação, a empresa se empenha em prol da sustentabilidade e tem como objetivo causar impacto ambiental, social e econômico positivo. Inclusive, a Natura foi a primeira na bolsa de valores a receber a Certificação B Corp em 2014, sendo que, ela se tornou a maior companhia no mundo com esta certificação. 

Ao longo da sua trajetória é possível identificar as atitudes tomadas pela empresa em prol da sustentabilidade. Por exemplo, em 1983 a Natura foi a primeira marca no Brasil a propor recargas dos produtos. Já no ano 2000 a Natura lançou a linha EKOS, que utiliza ativos da biodiversidade em sua formulação. Em 2006 a empresa se tornou cruelty free, ao banir todos os testes com animais nos processos de produção. 

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Além disso, em 2007 a Natura criou o programa Carbono Neutro, com o objetivo de monitorizar e diminuir a emissão de gás com efeito estufa em sua cadeia de produção. Posteriormente, em 2011 ela lançou o Programa Amazônia com o objetivo de destinar investimentos para a preservação da região e em 2013 a Natura lançou a linha SOU com 70% menos plástico. Enfim, os compromissos ambientais da Natura são:

  • Reduzir os resíduos;
  • Limitar o consumo de matérias-primas;
  • Diminuir o impacto no planeta;

Além dos compromissos ambientais, a Natura também tem compromissos com a sociedade. Dessa forma, o objetivo da Natura não é apenas ofertar produtos para que as pessoas possam melhorar sua relação consigo próprias, mas também desenvolver projetos que possam contribuir com a sociedade.

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Uma das maneiras que a Natura encontrou para fazer isso, foi o programa Crer para Ver, uma linha de produtos não cosméticos lançada em 1995, cujo lucro é revertido integralmente para ações de melhora na educação. Desde que o programa foi criado, mais de 6 milhões de euros foram recolhidos e 1,2 milhão de alunos foram ajudados. Algumas outras iniciativas são:

  1. Natura musical: É uma iniciativa de fomento e valorização da cultura musical brasileira. Além de patrocinar projetos musicais, a Natura Musical também possui a Casa Natura Musical e apoia festivais de música.
  2. Instituto Natura: Fundado em 2010 o Instituto Natura realiza iniciativas focadas no melhoramento da educação pública.
  3. Movimento Natura: Por meio do Movimento Natura é possível divulgar iniciativas ou colaborar com iniciativas que já estão sendo desenvolvidas pelo Brasil.

História da empresa

A história da Natura teve início em 1969, quando Antônio Luiz Seabra fundou a Indústria e Comércio de Cosméticos Berjeaut, que poucos meses depois, passou a se chamar Natura. Na primeira loja Natura, aberta em 1970, o próprio Luiz Seabra atendia os clientes. Este tipo de modelo de negócios continuou até 1974 quando Seabra passou a desenvolver o modelo de venda direta

Sendo assim, ele fechou a loja e se dedicou a formar uma equipe de consultoras. Seabra estava certo e a Natura se tornou uma grande potência em relação à venda de porta em porta utilizando um catálogo de produtos. Inicialmente, a Natura era focada apenas no público feminino. Contudo, em 1979 ela lançou a linha SR N focada no público masculino, o que foi uma grande novidade para a época. 

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Uma década depois da sua fundação, a Natura já contava com 200 colaboradores e mais de 2.000 consultores. Com o crescimento da empresa, estava na hora de expandir os horizontes internacionalmente. Sendo assim, a primeira incursão da Natura para o exterior foi no Chile, em 1982. Posteriormente, veio a expansão internacional para a Argentina e Peru, em 1992.

Ao longo dos anos, a Natura lançou diversos produtos que permanecem até hoje como, por exemplo, o Chronos (1986), Mamãe e Bebê (1993) e Ekos (2000). Em 2004 a empresa fez a sua abertura de capital na Bolsa de Valores de São Paulo e em 2006 a Natura inaugurou sua primeira loja em Paris, na França.

Em seu crescimento, a Natura adquiriu outras empresas. Um exemplo disso, é a aquisição da The Body Shop, que antigamente era do grupo L’Oréal. Já em 2020 ela comprou a Avon e se tornou o quarto maior grupo do mundo no segmento de beleza.

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