NTCO3- R$ 14,90
NATURA &CO HOLDING S.A.
Cotação
P/L
Dividend Yield (DY)
P/VP
Indicadores
Dividend yield (12 meses)
P/L
P/VP
EV/Receita líquida
EV/FCO
P/EBITDA
P/RECEITA (PSR)
P/FCO
EV/EBITDA
EV/FCL
P/EBIT
P/FCL
EV/EBIT
Enterprise value
Valor de mercado
VPA
LPA
Custo da dívida
Liq. corrente
PL/Ativos
Dív. líq./EBITDA
Liq. seca
Passivos/Ativos
Liq. imediata
Dív. líquida/PL
Margem bruta
Margem EBITDA
Margem EBIT
Margem líquida
ROE
ROIC
ROA
Giro do ativo
CAGR
CAGR receita (5 anos)
Tag along
Dados Balanço Patrimonial
Ativo
patrimônio líquido
dívida líquida
dívida bruta
Dados Demonstrativos de Resultados
Último exercício
Receita líquida
Lucro bruto
Ebitda
Ebit
Lucro Líquido
Últimos trimestre
Receita líquida
Lucro bruto
Ebitda
Ebit
Lucro Líquido
Viabilidade
Classificação de Viabilidade
A classificação de viabilidade é um recurso exclusivo para assinantes premium.
Preço Justo | Fórmula de Graham
Preço Justo
f893w
Preço Atual
5w5ddb
Preço Topo | Método Bazin
Preço Justo
wwyt2
Preço Atual
gy1mm1
Histórico de dividendos
Carregando dados
Histórico de Lucro e Receita
Carregando dados
Comunicados e Informes
Ano | P/L | P/VP | VPA | Dívida líquida | Margem líquida | EBITDA | EBIT | P/EBITDA | Valor de mercado |
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
2024 | 7.73 | 0.89 | 16.03 | R$ 2,2 bi | 10.22% | 1564766000.00 | 368894000.00 | 12.67 | R$ 20 bi |
2023 | 7.87 | 1.01 | 16.66 | -R$ 1,7 bi | 11.12% | 1433147000.00 | -154848000.00 | 16.34 | R$ 23 bi |
2022 | -5.63 | 0.72 | 16.17 | R$ 7,6 bi | -7.86% | 2134073000.00 | -457781000.00 | 7.54 | R$ 16 bi |
2021 | 30.96 | 1.24 | 20.74 | R$ 6,7 bi | 2.84% | 3909753000.00 | 1118230000.00 | 9.02 | R$ 35 bi |
2020 | -109.71 | 2.66 | 19.90 | R$ 5,5 bi | -1.80% | 3508453000.00 | 789597000.00 | 20.75 | R$ 73 bi |
2019 | --- | --- | --- | R$ 5,2 bi | 1.08% | 2468664000.00 | 1351248000.00 | --- | - |
2018 | - | - | - | - | - | - | - | - | - |
2017 | - | - | - | - | - | - | - | - | - |
2016 | - | - | - | - | - | - | - | - | - |
2015 | - | - | - | - | - | - | - | - | - |
Tudo sobre NTCO3
- Consumo não Cíclico
Setor
- Produtos de Uso Pessoal e de Limpeza
Sub-setor
- Produtos de Uso Pessoal
Segmento
- 32.785.497/0001-97
CNPJ
QUANTIDADE DE AÇÕES
1,4 biPrincipais produtos e serviços
Sobre a empresa
A Natura é uma multinacional brasileira que trabalha com cosméticos, produtos de beleza e higiene. Desse modo, a empresa possui produtos em várias categorias, tais como: rosto, cabelo, banho e perfumes. O foco da Natura é usar produtos vegetais derivados da biodiversidade brasileira, colhidos através de parcerias com comunidades locais.
Vale destacar que a sustentabilidade e a inovação são dois pilares marcantes na atuação da Natura. Por exemplo, em 2016 ela investiu 50 milhões de euros no lançamento de 255 produtos e atingiu o índice de inovação de 54,3%.
A Natura está presente não apenas no Brasil, mas também na Argentina, Bolívia, Chile, Peru, EUA, Colômbia e França. Sendo que, a empresa possui fábricas em Cajamar (estado de São Paulo), Benevides (estado do Pará) e centros de pesquisa e tecnologia em São Paulo, Manaus e New York (EUA).
A Natura é detentora da Aesop, um fabricante australiano de cosméticos que possui lojas em diversos continentes, inclusive Oceania, Ásia, América do Norte e Europa. Além disso, desde 2017 a Natura é dona também a The Body Shop, que antigamente era do grupo L’Oréal. Enfim, a atuação da empresa ocorre por meio dos seguintes departamentos:
1- Comercial: É o departamento da equipe de vendas que faz a promoção da empresa junto aos conselheiros e clientes.
2- Administrativo: Além de garantir o desenvolvimento e qualidade dos produtos e serviços da Natura, este departamento também intervém em áreas como financeiro, investigação e desenvolvimento, inovação e tecnologia digital.
3- Operacional: Por fim, o departamento operacional está relacionado com os processos de fabricação e distribuição dos produtos da Natura.
Compromisso ambiental
Desde a sua criação, a empresa se empenha em prol da sustentabilidade e tem como objetivo causar impacto ambiental, social e econômico positivo. Inclusive, a Natura foi a primeira na bolsa de valores a receber a Certificação B Corp em 2014, sendo que, ela se tornou a maior companhia no mundo com esta certificação.
Ao longo da sua trajetória é possível identificar as atitudes tomadas pela empresa em prol da sustentabilidade. Por exemplo, em 1983 a Natura foi a primeira marca no Brasil a propor recargas dos produtos. Já no ano 2000 a Natura lançou a linha EKOS, que utiliza ativos da biodiversidade em sua formulação. Em 2006 a empresa se tornou cruelty free, ao banir todos os testes com animais nos processos de produção.
Além disso, em 2007 a Natura criou o programa Carbono Neutro, com o objetivo de monitorizar e diminuir a emissão de gás com efeito estufa em sua cadeia de produção. Posteriormente, em 2011 ela lançou o Programa Amazônia com o objetivo de destinar investimentos para a preservação da região e em 2013 a Natura lançou a linha SOU com 70% menos plástico. Enfim, os compromissos ambientais da Natura são:
- Reduzir os resíduos;
- Limitar o consumo de matérias-primas;
- Diminuir o impacto no planeta;
Além dos compromissos ambientais, a Natura também tem compromissos com a sociedade. Dessa forma, o objetivo da Natura não é apenas ofertar produtos para que as pessoas possam melhorar sua relação consigo próprias, mas também desenvolver projetos que possam contribuir com a sociedade.
Uma das maneiras que a Natura encontrou para fazer isso, foi o programa Crer para Ver, uma linha de produtos não cosméticos lançada em 1995, cujo lucro é revertido integralmente para ações de melhora na educação. Desde que o programa foi criado, mais de 6 milhões de euros foram recolhidos e 1,2 milhão de alunos foram ajudados. Algumas outras iniciativas são:
- Natura musical: É uma iniciativa de fomento e valorização da cultura musical brasileira. Além de patrocinar projetos musicais, a Natura Musical também possui a Casa Natura Musical e apoia festivais de música.
- Instituto Natura: Fundado em 2010 o Instituto Natura realiza iniciativas focadas no melhoramento da educação pública.
- Movimento Natura: Por meio do Movimento Natura é possível divulgar iniciativas ou colaborar com iniciativas que já estão sendo desenvolvidas pelo Brasil.
História da empresa
A história da Natura teve início em 1969, quando Antônio Luiz Seabra fundou a Indústria e Comércio de Cosméticos Berjeaut, que poucos meses depois, passou a se chamar Natura. Na primeira loja Natura, aberta em 1970, o próprio Luiz Seabra atendia os clientes. Este tipo de modelo de negócios continuou até 1974 quando Seabra passou a desenvolver o modelo de venda direta.
Sendo assim, ele fechou a loja e se dedicou a formar uma equipe de consultoras. Seabra estava certo e a Natura se tornou uma grande potência em relação à venda de porta em porta utilizando um catálogo de produtos. Inicialmente, a Natura era focada apenas no público feminino. Contudo, em 1979 ela lançou a linha SR N focada no público masculino, o que foi uma grande novidade para a época.
Uma década depois da sua fundação, a Natura já contava com 200 colaboradores e mais de 2.000 consultores. Com o crescimento da empresa, estava na hora de expandir os horizontes internacionalmente. Sendo assim, a primeira incursão da Natura para o exterior foi no Chile, em 1982. Posteriormente, veio a expansão internacional para a Argentina e Peru, em 1992.
Ao longo dos anos, a Natura lançou diversos produtos que permanecem até hoje como, por exemplo, o Chronos (1986), Mamãe e Bebê (1993) e Ekos (2000). Em 2004 a empresa fez a sua abertura de capital na Bolsa de Valores de São Paulo e em 2006 a Natura inaugurou sua primeira loja em Paris, na França.
Em seu crescimento, a Natura adquiriu outras empresas. Um exemplo disso, é a aquisição da The Body Shop, que antigamente era do grupo L’Oréal. Já em 2020 ela comprou a Avon e se tornou o quarto maior grupo do mundo no segmento de beleza.
Comentários
Você precisar ser um assinante para comentar