AUVP
GMAT3

GMAT3- R$ 6,94

GRUPO MATEUS S.A.

Cotação

R$ 6,94

P/L

11.19

Dividend Yield (DY)

2.84%

P/VP

1.61

Indicadores

Desbloqueie as melhores funcionalidades para analisar ações por R$19,90 ao mês no plano anual.

Dados Balanço Patrimonial

Gráfico de ativos e passivos

Ativo

R$ 17.900.655.000,00

patrimônio líquido

R$ 8.672.272.000,00

dívida líquida

R$ 3.135.848.000,00

dívida bruta

R$ 3.834.535.000,00

Dados Demonstrativos de Resultados

Último exercício

Receita líquida

R$ 26.773.586.000,00

Lucro bruto

R$ 5.812.928.000,00

Ebitda

R$ 2.036.003.000,00

Ebit

R$ 1.682.611.000,00

Lucro Líquido

R$ 1.234.638.000,00

Últimos trimestre

Receita líquida

R$ 8.337.057.000,00

Lucro bruto

R$ 1.893.923.000,00

Ebitda

--

Ebit

R$ 588.987.000,00

Lucro Líquido

R$ 379.170.000,00

Fluxo de Caixa

2024AH %2023AH %2022AH %2021AH %2020AH %
Caixa líquido atividades operacionais
Caixa gerado nas operações
Lucro líquido
Caixa líquido atividades operacionais
Resultado de equivalência patrimonial
Depreciação/amortização
Variações nos ativos e passivos

CLASSIFICAÇÃO DE VIABILIDADE

classification

Classificação

Para o cálculo de viabilidade são utilizados 4 indicadores fundamentalistas.

CONTEÚDO PARA ASSINANTES

Saiba se o ativo é viável ou é bomba.

Preço Justo  | Fórmula de Graham

Preço Justo

qwq3is

Preço Atual

n88in4

Preço Topo | Método Bazin

Preço Justo

bosumq

Preço Atual

loaip

Histórico de dividendos

Carregando dados

Histórico de Lucro e Receita

Carregando dados

Comunicados e Informes

Tudo sobre GMAT3

  • Setor

    Consumo não Cíclico
  • Sub-setor

    Comércio e Distribuição
  • Segmento

    Alimentos
  • CNPJ

    24.990.777/0001-09

Quantidade de ações

2,2 bi

Data IPO

13/10/2020

Principais produtos e serviços

Holdings de Instituições Não Financeiras. Participação No Capital de Outras Sociedades. Na Condição de Acionista. Sócia Ou Quotista. em Caráter Permanente Ou Temporário. Como Controladora Ou Coligada.

Sobre a empresa

O Grupo Mateus é uma rede varejista de alimentos do Brasil, classificado como a maior rede de varejo com capital 100% nacional. O grupo possui ampla atuação no mercado, com varejo supermercadista, atacado, atacarejo, eletrodomésticos, panificação, móveis, porcionamento e central de fatiamento.

Grupo Mateus - GMAT3

Atualmente, a marca está entre as maiores do país e a maior do Nordeste e Norte. A atuação do grupo ocorre por meio de 1.750 representantes comerciais do atacado, onde são atendidos quase 20 mil pontos de vendas. Nas regiões Norte e Nordeste, o Grupo Mateus possui representantes com 54 lojas.

Ao todo, o grupo conta com uma estrutura de:

  • 29 atacarejos;
  • 24 supermercados;
  • 2 hipermercados;
  • 66 lojas de eletroeletrônicos;
  • 16 lojas de vizinhança;
  • 9 centros de distribuição.

O Grupo Mateus possui ainda bandeiras como Mix Atacarejo, Eletro Mateus, Supermercado Mateus e Camiño Supermercados. Além disso, o grupo também possui uma plataforma e-commerce, bem como o Mateus App, um aplicativo de descontos. Para os clientes, são disponibilizados cartões, como o MateusCard e o Crednosso, com diversas condições de pagamento.

Grupo Mateus - GMAT3

Em relação aos produtos, o Grupo Mateus possui Centros de Distribuição no Maranhão, Piauí e Pará, que também abastecem pequenos e médios empreendedores das regiões Nordeste e Norte por meio do Armazém Mateus. Os produtos distribuídos são, em sua maioria, nacionais e importados.  

Com os novos rumos da economia, a tecnologia e as compras online cresceram consideravelmente, o Grupo Mateus lançou a plataforma Super – Mercado do Futuro. Na plataforma, os clientes conseguem escolher diversos produtos que são entregues através de dois sistemas, o delivery ou o sistema de drive-trhu na própria loja.

Além disso, o Grupo Mateus criou a It Happens, que atualmente se chama Pulse. Com a operação, o grupo desenvolve e gerencia softwares de logística, utilizados especialmente nas atividades da empresa. Além do mais, a companhia conta com 180 programadores de módulos para RH, bem como e-commerce, estoque, vendas, contabilidade, infraestrutura e gestão da companhia.

Grupo Mateus - GMAT3

História da empresa

A história do Grupo Mateus teve início quando Ilson Mateus decidiu abrir, em 1986, uma pequena mercearia em Balsas, cidade no sul do Maranhão. Ilson, a princípio, trabalhava como garimpeiro. Depois de perceber que o garimpo não era assim o que ele esperava, ainda trabalhou com compra e venda de garrafas de vidro.

O segundo emprego de Ilson foi o ponto inicial para que o Grupo Mateus fosse criado, e se transformasse no que conhecemos hoje. Ao trabalhar com compra e venda de garrafas de vidro, Ilson percebeu que havia muita demanda de produtos básicos por migrantes que viviam em Balsas.

Grupo Mateus - GMAT3

Com isso, em 1986, Ilson decidiu abrir a mercearia como forma de contribuir para o comércio local. As vendas prosperaram no início, já que as pessoas que ali viviam não tinham opções de lugar para comprar produtos básicos.

Com o crescimento do negócio, logo a mercearia se transformou em um Armazém. Alguns anos depois, em 1997, o Grupo já vendia eletrodomésticos, através da criação do EletroMateus. Não demorou muito para que, com a expansão, o Grupo procurasse novos meios de expandir.

Assim, com a chegada dos anos 2000, foi inaugurado, em Imperatriz – segunda maior cidade do Maranhão – a primeira loja do Grupo. Dois anos mais tarde, foi a vez de inaugurar uma loja em Santa Inês. A inauguração da segunda loja serviu como estratégia para que a empresa chegasse, finalmente, ao mercado da capital maranhense.

Já em 2003, o Grupo Mateus inaugurou duas lojas em São Luís e, ao longo dos anos, o número só aumentou. Em 2007, o Grupo criou o Bumba Meu Pão, como forma de diversificar os negócios. O Bumba Meu Pão é uma empresa especializada na fabricação de salgados, doces e pães.

Ainda em 2007, foi criado dentro da empresa o atacarejo, um novo segmento de vendas por meio das lojas Mix Atacarejo. Logo mais, em 2009, o Grupo inaugurou, no Maranhão, um Supermercado.

Grupo Mateus - GMAT3

Em 2011, o Grupo Mateus deu um grande passo ao firma, junto ao Bradesco, uma parceria financeira para criação do cartão de crédito do Grupo Mateus, o MateusCard. No mesmo ano, foi criada a ULMA – Universidade de Líderes do Mateus – especializada capacitar gestores para cargos de liderança no Grupo.

No ano seguinte, em 2012, o Grupo Mateus expandiu sua atuação no Pará com abertura de novas lojas. Em 2013, 4 novas lojas foram inauguradas no Maranhão. Já em 2014, o Grupo investiu em produção e logística ao criar novas formas de potencializar a produção.

Em 2016, foi criado o site Canto do Chef, o primeiro negócio online do Grupo Mateus, especializado em vendas para restaurantes, lanchonetes e restaurantes. No mesmo ano, o Grupo investiu no segmento prime.

Já em 2019, o Grupo Mateus criou o Mateus App e o e-commerce Mateus Online, dando início à expansão digital da empresa. Por fim, em 2020, o Grupo realizou a abertura de capital na bolsa de valores e alcançou duas marcas importantes na história da Bolsa: maior IPO de uma empresa do Nordeste e maior oferta pública de ações de 2020.

Grupo Mateus - GMAT3

Comentários

Você precisar ser um assinante para comentar