GMAT3- R$ 7,12
GRUPO MATEUS S.A.
Cotação
P/L
Dividend Yield (DY)
P/VP
Indicadores
Dividend yield (12 meses)
P/L
P/VP
EV/Receita líquida
EV/FCO
P/EBITDA
P/RECEITA (PSR)
P/FCO
EV/EBITDA
EV/FCL
P/EBIT
P/FCL
EV/EBIT
Enterprise value
Valor de mercado
VPA
LPA
Payout
Custo da dívida
Liq. corrente
PL/Ativos
Dív. líq./EBITDA
Liq. seca
Passivos/Ativos
Liq. imediata
Dív. líquida/PL
Margem bruta
Margem EBITDA
Margem EBIT
Margem líquida
ROE
ROIC
ROA
Giro do ativo
CAGR
CAGR receita (5 anos)
Tag along
Dados Balanço Patrimonial
Gráfico de ativos e passivos
Ativo
patrimônio líquido
dívida líquida
dívida bruta
Dados Demonstrativos de Resultados
Último exercício
Receita líquida
Lucro bruto
Ebitda
Ebit
Lucro Líquido
Últimos trimestre
Receita líquida
Lucro bruto
Ebitda
Ebit
Lucro Líquido
Fluxo de Caixa
2024 | AH % | 2023 | AH % | 2022 | AH % | 2021 | AH % | 2020 | AH % | |||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
Caixa líquido atividades operacionais | ||||||||||||||||
Caixa gerado nas operações | ||||||||||||||||
Lucro líquido | ||||||||||||||||
Caixa líquido atividades operacionais | ||||||||||||||||
Resultado de equivalência patrimonial | ||||||||||||||||
Depreciação/amortização | ||||||||||||||||
Variações nos ativos e passivos |
CLASSIFICAÇÃO DE VIABILIDADE
Classificação
Para o cálculo de viabilidade são utilizados 4 indicadores fundamentalistas.
CONTEÚDO PARA ASSINANTES
Saiba se o ativo é viável ou é bomba.
Preço Justo | Fórmula de Graham
Preço Justo
a7x29f
Preço Atual
74heai
Preço Topo | Método Bazin
Preço Justo
b4daab
Preço Atual
gresyr
Histórico de dividendos
Carregando dados
Histórico de Lucro e Receita
Carregando dados
Comunicados e Informes
Ano | P/L | P/VP | VPA | Dívida líquida | Margem líquida | EBITDA | EBIT | P/EBITDA | Valor de mercado |
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
2024 | 11.85 | 1.71 | 4.20 | R$ 3,1 bi | 4.32% | R$ 2,4 bi | R$ 2 bi | 6.56 | R$ 16 bi |
2023 | 12.85 | 1.83 | 3.93 | R$ 2,5 bi | 4.61% | R$ 2 bi | R$ 1,7 bi | 7.79 | R$ 16 bi |
2022 | 13.11 | 1.87 | 3.37 | R$ 1,4 bi | 4.89% | R$ 1,7 bi | R$ 1,4 bi | 8.24 | R$ 14 bi |
2021 | 17.33 | 2.08 | 2.90 | R$ 1,1 bi | 4.84% | R$ 1,2 bi | R$ 916 mi | 11.28 | R$ 13 bi |
2020 | 25.43 | 3.27 | 2.55 | -R$ 929 mi | 5.86% | R$ 1,1 bi | R$ 870 mi | 17.40 | R$ 18 bi |
2019 | --- | --- | --- | R$ 892 mi | 4.20% | R$ 605 mi | R$ 461 mi | --- | - |
2018 | - | - | - | - | - | - | - | - | - |
2017 | - | - | - | - | - | - | - | - | - |
2016 | - | - | - | - | - | - | - | - | - |
2015 | - | - | - | - | - | - | - | - | - |
Tudo sobre GMAT3
- Consumo não Cíclico
Setor
- Comércio e Distribuição
Sub-setor
- Alimentos
Segmento
- 24.990.777/0001-09
CNPJ
QUANTIDADE DE AÇÕES
2,2 biPrincipais produtos e serviços
Sobre a empresa
O Grupo Mateus é uma rede varejista de alimentos do Brasil, classificado como a maior rede de varejo com capital 100% nacional. O grupo possui ampla atuação no mercado, com varejo supermercadista, atacado, atacarejo, eletrodomésticos, panificação, móveis, porcionamento e central de fatiamento.
Atualmente, a marca está entre as maiores do país e a maior do Nordeste e Norte. A atuação do grupo ocorre por meio de 1.750 representantes comerciais do atacado, onde são atendidos quase 20 mil pontos de vendas. Nas regiões Norte e Nordeste, o Grupo Mateus possui representantes com 54 lojas.
Ao todo, o grupo conta com uma estrutura de:
- 29 atacarejos;
- 24 supermercados;
- 2 hipermercados;
- 66 lojas de eletroeletrônicos;
- 16 lojas de vizinhança;
- 9 centros de distribuição.
O Grupo Mateus possui ainda bandeiras como Mix Atacarejo, Eletro Mateus, Supermercado Mateus e Camiño Supermercados. Além disso, o grupo também possui uma plataforma e-commerce, bem como o Mateus App, um aplicativo de descontos. Para os clientes, são disponibilizados cartões, como o MateusCard e o Crednosso, com diversas condições de pagamento.
Em relação aos produtos, o Grupo Mateus possui Centros de Distribuição no Maranhão, Piauí e Pará, que também abastecem pequenos e médios empreendedores das regiões Nordeste e Norte por meio do Armazém Mateus. Os produtos distribuídos são, em sua maioria, nacionais e importados.
Com os novos rumos da economia, a tecnologia e as compras online cresceram consideravelmente, o Grupo Mateus lançou a plataforma Super – Mercado do Futuro. Na plataforma, os clientes conseguem escolher diversos produtos que são entregues através de dois sistemas, o delivery ou o sistema de drive-trhu na própria loja.
Além disso, o Grupo Mateus criou a It Happens, que atualmente se chama Pulse. Com a operação, o grupo desenvolve e gerencia softwares de logística, utilizados especialmente nas atividades da empresa. Além do mais, a companhia conta com 180 programadores de módulos para RH, bem como e-commerce, estoque, vendas, contabilidade, infraestrutura e gestão da companhia.
História da empresa
A história do Grupo Mateus teve início quando Ilson Mateus decidiu abrir, em 1986, uma pequena mercearia em Balsas, cidade no sul do Maranhão. Ilson, a princípio, trabalhava como garimpeiro. Depois de perceber que o garimpo não era assim o que ele esperava, ainda trabalhou com compra e venda de garrafas de vidro.
O segundo emprego de Ilson foi o ponto inicial para que o Grupo Mateus fosse criado, e se transformasse no que conhecemos hoje. Ao trabalhar com compra e venda de garrafas de vidro, Ilson percebeu que havia muita demanda de produtos básicos por migrantes que viviam em Balsas.
Com isso, em 1986, Ilson decidiu abrir a mercearia como forma de contribuir para o comércio local. As vendas prosperaram no início, já que as pessoas que ali viviam não tinham opções de lugar para comprar produtos básicos.
Com o crescimento do negócio, logo a mercearia se transformou em um Armazém. Alguns anos depois, em 1997, o Grupo já vendia eletrodomésticos, através da criação do EletroMateus. Não demorou muito para que, com a expansão, o Grupo procurasse novos meios de expandir.
Assim, com a chegada dos anos 2000, foi inaugurado, em Imperatriz – segunda maior cidade do Maranhão – a primeira loja do Grupo. Dois anos mais tarde, foi a vez de inaugurar uma loja em Santa Inês. A inauguração da segunda loja serviu como estratégia para que a empresa chegasse, finalmente, ao mercado da capital maranhense.
Já em 2003, o Grupo Mateus inaugurou duas lojas em São Luís e, ao longo dos anos, o número só aumentou. Em 2007, o Grupo criou o Bumba Meu Pão, como forma de diversificar os negócios. O Bumba Meu Pão é uma empresa especializada na fabricação de salgados, doces e pães.
Ainda em 2007, foi criado dentro da empresa o atacarejo, um novo segmento de vendas por meio das lojas Mix Atacarejo. Logo mais, em 2009, o Grupo inaugurou, no Maranhão, um Supermercado.
Em 2011, o Grupo Mateus deu um grande passo ao firma, junto ao Bradesco, uma parceria financeira para criação do cartão de crédito do Grupo Mateus, o MateusCard. No mesmo ano, foi criada a ULMA – Universidade de Líderes do Mateus – especializada capacitar gestores para cargos de liderança no Grupo.
No ano seguinte, em 2012, o Grupo Mateus expandiu sua atuação no Pará com abertura de novas lojas. Em 2013, 4 novas lojas foram inauguradas no Maranhão. Já em 2014, o Grupo investiu em produção e logística ao criar novas formas de potencializar a produção.
Em 2016, foi criado o site Canto do Chef, o primeiro negócio online do Grupo Mateus, especializado em vendas para restaurantes, lanchonetes e restaurantes. No mesmo ano, o Grupo investiu no segmento prime.
Já em 2019, o Grupo Mateus criou o Mateus App e o e-commerce Mateus Online, dando início à expansão digital da empresa. Por fim, em 2020, o Grupo realizou a abertura de capital na bolsa de valores e alcançou duas marcas importantes na história da Bolsa: maior IPO de uma empresa do Nordeste e maior oferta pública de ações de 2020.
Comentários
Você precisar ser um assinante para comentar