AZUL4- R$ 4,90
AZUL S.A.
Cotação
P/L
Dividend Yield (DY)
P/VP
Indicadores
Dividend yield (12 meses)
P/L
P/VP
EV/Receita líquida
EV/FCO
P/EBITDA
P/RECEITA (PSR)
P/FCO
EV/EBITDA
EV/FCL
P/EBIT
P/FCL
EV/EBIT
Enterprise value
Valor de mercado
VPA
LPA
Payout
Custo da dívida
Liq. corrente
PL/Ativos
Dív. líq./EBITDA
Liq. seca
Passivos/Ativos
Liq. imediata
Dív. líquida/PL
Margem bruta
Margem EBITDA
Margem EBIT
Margem líquida
ROE
ROIC
ROA
Giro do ativo
CAGR
CAGR receita (5 anos)
Tag along
Dados Balanço Patrimonial
Gráfico de ativos e passivos
Ativo
patrimônio líquido
dívida líquida
dívida bruta
Dados Demonstrativos de Resultados
Último exercício
Receita líquida
Lucro bruto
Ebitda
Ebit
Lucro Líquido
Últimos trimestre
Receita líquida
Lucro bruto
Ebitda
Ebit
Lucro Líquido
Fluxo de Caixa
2024 | AH % | 2023 | AH % | 2022 | AH % | 2021 | AH % | 2020 | AH % | |||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
Caixa líquido atividades operacionais | ||||||||||||||||
Caixa gerado nas operações | ||||||||||||||||
Lucro líquido | ||||||||||||||||
Caixa líquido atividades operacionais | ||||||||||||||||
Resultado de equivalência patrimonial | ||||||||||||||||
Depreciação/amortização | ||||||||||||||||
Variações nos ativos e passivos |
CLASSIFICAÇÃO DE VIABILIDADE
Classificação
Para o cálculo de viabilidade são utilizados 4 indicadores fundamentalistas.
CONTEÚDO PARA ASSINANTES
Saiba se o ativo é viável ou é bomba.
Preço Justo | Fórmula de Graham
Empresa sem indicadores viáveis para Graham
Preço Topo | Método Bazin
Não é viável para o método Bazin
Histórico de dividendos
Carregando dados
Histórico de Lucro e Receita
Carregando dados
Comunicados e Informes
Ano | P/L | P/VP | VPA | Dívida líquida | Margem líquida | EBITDA | EBIT | P/EBITDA | Valor de mercado |
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
2024 | -0.34 | -0.06 | -20.59 | R$ 29 bi | -25.37% | 5225014000.00 | 2789101000.00 | 0.39 | R$ 6,1 bi |
2023 | -2.26 | -0.25 | -16.89 | R$ 23 bi | -12.83% | 4065317000.00 | 1661094000.00 | 1.32 | R$ 20 bi |
2022 | -5.12 | -0.19 | -15.05 | R$ 23 bi | -4.53% | 3524003000.00 | 1429555000.00 | 1.05 | R$ 14 bi |
2021 | -1.94 | -0.45 | -14.52 | R$ 22 bi | -42.23% | 1599128000.00 | 54795000.00 | 5.11 | R$ 31 bi |
2020 | -1.22 | -0.93 | -11.24 | R$ 4,2 bi | -188.62% | 406472000.00 | -1399081000.00 | 32.46 | R$ 50 bi |
2019 | -8.14 | -5.56 | -2.80 | R$ 1,8 bi | -21.00% | 2475484000.00 | -1195400000.00 | 7.90 | R$ 74 bi |
2018 | 28.76 | 3.82 | 2.53 | R$ 2 bi | 4.59% | 850350000.00 | 525448000.00 | 14.21 | R$ 46 bi |
2017 | --- | --- | --- | R$ 1,7 bi | 6.79% | 1164814000.00 | 865021000.00 | --- | - |
2016 | --- | --- | --- | R$ 3,1 bi | -1.89% | 645487000.00 | 344286000.00 | --- | - |
2015 | - | - | - | - | - | - | - | - | - |
Tudo sobre AZUL4
- Bens Industriais
Setor
- Transporte
Sub-setor
- Transporte Aéreo
Segmento
- 09.305.994/0001-29
CNPJ
QUANTIDADE DE AÇÕES
336 miPrincipais produtos e serviços
Sobre a empresa
A Azul é uma empresa brasileira pertencente à classe das companhias aéreas. Nesse sentido, ela oferece serviços de transportes de passageiros em aeroportos de diversos países, ela mantém toda uma estrutura de aeronaves e demais infraestruturas para gerenciar rotas e viagens em todo o mundo.
A Companhia opera com um modelo de atuação diferenciado, com algumas características que agregam valor ao seu negócio, tais como:
- Liderança de mercado e das rotas aéreas no Brasil
- Frota de aviões diversificada
- Forte reconhecimento da marca
- Exclusividade de linhas aéreas e serviços
- Presença internacional com joint ventures
Posicionamento no mercado
A Azul é considerada a maior em número de decolagens e cidades atendidas do Brasil. Realizando cerca de 916 voos diários, atendendo a mais de 110 destinos ao todo, resultando em uma malha de quase 250 rotas. Em números absolutos a Azul detém 30% do total de decolagens no Brasil.
A Azul não possui somente operações no Brasil, como também realiza voos para mais de 10 destinos internacionais, incluindo importantes cidades como:
- Buenos Aires
- Montevidéu
- Rosário
- Bariloche
- Fort Lauderdale
- Orlando
- Lisboa
- Porto
- Paris
Essa presença internacional é muito fortalecida com as parcerias realizadas em dois tipos de acordos com empresas de todo o mundo. A Azul possui 7 acordos Codeshare, naquele em que as companhias aéreas transportam passageiros cujos bilhetes foram emitidos por outra companhia aérea, com as empresas:
- Avianca
- JetBlue Airways
- TAP Air Portugal
- Turkish Airlines
- United Airlines
- Copa Airlines
- Ethiopian Airlines
Além disso, possui 27 acordos do tipo Interline, no qual uma pode comercializar trechos controlados pela outra empresa, com companhias donas de marcas importantes como:
- Airfrance
- Lufthansa
- South African Airways
- Emirates
- Qatar Airways
- Air Canada
Frota de aviões
De um modo geral, a Azul possui basicamente 4 classes gerais de aviões, sendo eles:
- Cessna Caravan
- ATRs
- E-jets
- A320neo
1. A categoria Cessna Caravan inclui o menor número de aeronaves da empresa e é caracterizada por modelos de pequeno porte, com apenas 9 assentos.
2. A linha ATR, é composta pelos aviões ATR-42 e ATR-72. Essa categoria inclui os modelos de pequeno porte. Assim, eles possuem um total de 70 assentos e realizam viagens com uma etapa média de 391 km.
3. Já os E-jets incluem os aviões de tamanho intermediário, da série dos Embraer 170, Embraer 175, Embraer 190 e Embraer 195, com um número de assentos entre 106 e 136 e responsáveis por trajetos com etapa média de 701 km.
4. Por fim, a linha A320neo, a mais recente adquirida pela Azul, agrupa os aviões de maior porte como o Airbus A320, com 174 assentos e que são capazes de realizar viagens com etapa média de 1,475 km.
Sua atuação, sobretudo nos aviões de maior porte, buscam sempre oferecer mais espaço para as pernas do que outras viagens domésticas, além do serviço de bordo, que inclui doze tipos de snacks dos quais o cliente pode servir-se à vontade, e do entretenimento a bordo com monitores individuais.
Cada categoria possui rotas aéreas específicas, bem como existe sempre renovação e adequação de novos modelos, e inclusão ou retirada de modelos do portfólio. Portanto, ela busca melhor eficiência operacional com seus meios de transporte, a fim de reduzir custos e oferecer maior qualidade e segurança aos clientes.
Atuação em solo
A Azul não oferece apenas serviços de viagens aéreas, possuindo também um “braço” de soluções logísticas e outro de clube de vantagens aos clientes, que está diretamente relacionado à sua principal atividade.
Azul Cargo Express
Nessa linha de negócios a Azul mescla sua logística aérea com o envio de mercadorias sob demanda até o endereço final do cliente. Sendo assim, ela acaba tornando o espaço dos porões vazios de seus voos de passageiros num espaço útil para o transporte de pequenas encomendas expressas.
A Azul Cargo possui mais de 240 lojas em todo o Brasil, oferecendo serviços que abrangem mais de 3700 cidades. Contudo também é oferecido a possibilidade de cotações dos serviços de forma online, bem como a oportunidade de recolhimento do produto a ser entregue no próprio endereço, além do rastreio dos itens a qualquer momento de forma digital.
Clube Tudo Azul
No clube de vantagens da azul, a empresa permite que seus clientes acumulem pontos e milhas e troquem por passagens aéreas ou por produtos oferecidos por empresas parceiras. Logo, ela disponibiliza os produtos no chamado Shopping Tudo Azul, o qual vende artigos de renomadas marcas do varejo, como:
O sistema de pontos é realizado juntamente a importantes instituições bancárias, as quais viabilizam o sistema de acumulo, retirada e troca de pontos, sendo elas:
Nesse programa de vantagens, os clientes passam a ter vantagens cada vez maiores nos serviços oferecidos pela Companhia ao acumularem mais pontos e utilizarem mais seu sistema, retornando maior qualidade e conforto ao cliente na experiência de voo com a própria empresa.
Universidade Azul
Como se não bastasse a empresa também conta com um centro de treinamento de ponta para seus funcionários. A denominada UniAzul inaugurada em 2013 contém 60.000 metros quadrados com 21 salas de aula, totalizando uma capacidade para 750 pessoas. Nessa estrutura localizada na cidade de Campinas-SP a empresa oferece 4 simuladores de voo completos equipados com funcionalidade dupla HUD.
História da empresa
A história da Azul Linhas Aéreas tem início em 2008, quando o fundador David Neeleman oferece aos clientes à possibilidade de escolher o nome da futura empresa numa campanha online muito bem sucedida.
A recém nomeada Azul, iniciou suas operações num mercado aéreo brasileiro muito competitivo e divido entre a antiga TAM e a Gol Linhas Aéreas. Inicialmente, sua atuação foi concentrada em Campinas-SP no aeroporto de Viracopos, realizando viagens que conectavam algumas capitais do país. Foi no dia 4 de dezembro de 2008 que a empresa iniciou a venda de passagens aéreas.
Em janeiro de 2009, a Azul criou o serviço de ônibus executivo a fim de transportar seus passageiros entre o centro metropolitano de São Paulo e o aeroporto de Viracopos na cidade de Campinas. Incrivelmente, apenas 8 meses depois ela alcançava a marca de 1 milhão de passageiros transportados.
Em 2010, a Companhia buscando expandir sua atuação no mercado nacional compra o modelo de avião ATR 72-600, uma aeronave turbo hélice capaz de transportar cerca de 70 passageiros em voos de pequena distância. Como resultado, ela conseguiu ingressar em aeroportos de menor infraestrutura e atingir 42 destinos atendidos ao final de 2011.
Em 2012, acontece a importante fusão com a empresa Trip, na época uma das principais empresas aéreas de foco regional na América Latina. Consequentemente, a nova Azul fortalece seu posicionamento no mercado passando a ser considerada a terceira maior companhia do Brasil na época. Isso também proporcionou que ela começasse a atuar em aeroportos menores na região norte do país.
Em busca de novos ares, a Azul expande suas operações para o cenário internacional em 2014, quando iniciou a compra de aeronaves da categoria Airbus A330. A partir disso, ela agrega ao seu portfólio de destinos a cidade de Fort Lauderdale nos Estados Unidos. Pouco tempo depois, em dezembro de 2015, ela passou a operar de Viracopos para a cidade de Punta del Este, no Uruguai, e posteriormente passou a operar voos entre Belo Horizonte e Orlando, nos Estados Unidos. No ano seguinte, ela incluiu dois novos destinos: ligando Porto Alegre à Montevidéu, também no Uruguai, e entre Campinas e Lisboa em Portugal.
Devido ao seu enorme sucesso, a Azul recebe o prêmio pelo sétimo ano consecutivo como a melhor companhia aérea low-cost da América do Sul. Algo que também foi motivo de prêmios e reconhecimentos nesse mesmo ano, foi a pontualidade com que ela realizava seus voos.
Em abril de 2017, acontece a oferta pública inicial de ações da Companhia. Com isso, ela movimentou inicialmente cerca de R$ 2 bilhões, sendo vendidas 63 milhões de ações. Neste contexto, 70% das ações foram vendidas para investidores a partir de Nova York, enquanto o restante foi colocado na Bolsa de Valores de São Paulo, no segmento de listagem nível 2.
A Azul Linhas Aéreas chega ao fim de 2018 com a incrível marca de 32 aeronaves ATR 72-600, 63 E-Jets, 18 A320neo e 7 Airbus A330-200, totalizando 102 aeronaves. Mais recentemente, em 2020, a empresa realiza a compra da Two Flex por R$ 123 milhões, uma companhia aérea com sede em Jundiaí-SP, que oferece transporte de passageiros e cargas para 39 destinos no Brasil.
Desse modo, a Companhia incorporou novos modelos de aeronaves à sua frota, ampliando sua atuação e oferta de voos regionais, bem como adquirindo 14 slots localizados na pista auxiliar do aeroporto de Congonhas que pertenciam à Two Flex.
Comentários
Você precisar ser um assinante para comentar