ALPA3- R$ 6,24
ALPARGATAS S.A.
Cotação
P/L
Dividend Yield (DY)
P/VP
Indicadores
Dividend yield (12 meses)
P/L
P/VP
EV/Receita líquida
EV/FCO
P/EBITDA
P/RECEITA (PSR)
P/FCO
EV/EBITDA
EV/FCL
P/EBIT
P/FCL
EV/EBIT
Enterprise value
Valor de mercado
VPA
LPA
Payout
Custo da dívida
Liq. corrente
PL/Ativos
Dív. líq./EBITDA
Liq. seca
Passivos/Ativos
Liq. imediata
Dív. líquida/PL
Margem bruta
Margem EBITDA
Margem EBIT
Margem líquida
ROE
ROIC
ROA
Giro do ativo
CAGR
CAGR receita (5 anos)
Tag along
Dados Balanço Patrimonial
Gráfico de ativos e passivos
Ativo
patrimônio líquido
dívida líquida
dívida bruta
Dados Demonstrativos de Resultados
Último exercício
Receita líquida
Lucro bruto
Ebitda
Ebit
Lucro Líquido
Últimos trimestre
Receita líquida
Lucro bruto
Ebitda
Ebit
Lucro Líquido
Fluxo de Caixa
2024 | AH % | 2023 | AH % | 2022 | AH % | 2021 | AH % | 2020 | AH % | |||||||
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Caixa líquido atividades operacionais | ||||||||||||||||
Caixa gerado nas operações | ||||||||||||||||
Lucro líquido | ||||||||||||||||
Caixa líquido atividades operacionais | ||||||||||||||||
Resultado de equivalência patrimonial | ||||||||||||||||
Depreciação/amortização | ||||||||||||||||
Variações nos ativos e passivos |
CLASSIFICAÇÃO DE VIABILIDADE
Classificação
Para o cálculo de viabilidade são utilizados 4 indicadores fundamentalistas.
CONTEÚDO PARA ASSINANTES
Saiba se o ativo é viável ou é bomba.
Preço Justo | Fórmula de Graham
Empresa sem indicadores viáveis para Graham
Preço Topo | Método Bazin
Não é viável para o método Bazin
Histórico de dividendos
Carregando dados
Histórico de Lucro e Receita
Carregando dados
Comunicados e Informes
Ano | P/L | P/VP | VPA | Dívida líquida | Margem líquida | EBITDA | EBIT | P/EBITDA | Valor de mercado |
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
2024 | -2.86 | 1.08 | 5.79 | -R$ 51 mi | -37.57% | -1478647000.00 | -1524641000.00 | -3.22 | R$ 4,5 bi |
2023 | -3.81 | 1.91 | 5.46 | R$ 563 mi | -50.01% | -1945654000.00 | -1988986000.00 | -3.66 | R$ 7 bi |
2022 | 74.90 | 1.41 | 8.43 | R$ 628 mi | 2.60% | 237866000.00 | 201104000.00 | 34.17 | R$ 9,2 bi |
2021 | 30.57 | 6.24 | 5.77 | -R$ 473 mi | 17.54% | 659868000.00 | 619210000.00 | 32.09 | R$ 23 bi |
2020 | 205.10 | 8.83 | 5.01 | -R$ 449 mi | 3.77% | 356209000.00 | 274285000.00 | 73.06 | R$ 27 bi |
2019 | 72.64 | 7.13 | 4.49 | -R$ 288 mi | 6.99% | 501410000.00 | 429050000.00 | 37.57 | R$ 21 bi |
2018 | 27.59 | 3.75 | 5.06 | R$ 72 mi | 8.30% | 564674000.00 | 458076000.00 | 15.83 | R$ 9,1 bi |
2017 | 26.56 | 4.26 | 4.65 | R$ 27 mi | 9.42% | 435091000.00 | 379417000.00 | 21.40 | R$ 9,4 bi |
2016 | 13.54 | 2.46 | 4.20 | R$ 91 mi | 8.84% | 514903000.00 | 472343000.00 | 9.42 | R$ 5,2 bi |
2015 | 19.93 | 2.85 | 3.91 | R$ 184 mi | 6.38% | 404015000.00 | 368805000.00 | 12.98 | R$ 4,6 bi |
Tudo sobre ALPA3
- Consumo Cíclico
Setor
- Tecidos. Vestuário e Calçados
Sub-setor
- Calçados
Segmento
- 61.079.117/0001-05
CNPJ
QUANTIDADE DE AÇÕES
340 miReputação no Reclame Aqui
8.4/10
Ótimo
Principais produtos e serviços
Sobre a empresa
Alpargatas é uma fabricante do setor de calçados. Sua principal atuação é no segmento de sandálias e chinelos e, para isso, conta com 4 grandes marcas amplamente reconhecidas e presentes no imaginário nacional. Desse modo, ela consegue atuar de modo bem posicionado em vários países.
A Companhia possui determinadas vantagens competitivas que a fortalecem no mercado calçadista:
- Marcas ícones: amplamente reconhecidas e utilizadas;
- Marketing intenso: tanto nos canais tradicionais quanto digitais;
- Produtos com poucos substitutos, desejados e de demanda inelástica;
- Inovação e cultura digital: favorece a implementação da estratégia omnichannel.
Negócios da empresa
De modo geral, a empresa atua com as marcas:
- Havaianas;
- Osklen;
- Mizuno;
- Dupé;
- Meggashop Outlet.
Cada uma com suas especificidades, e para entender melhor da empresa e de seus produtos, temos que observá-los separadamente.
Havaianas
Reconhecida mundialmente, a marca Havaianas é responsável pela produção de diferentes tipos de calçados e acessórios. A marca possui produtos específicos para o público masculino, feminino e kids, incluindo:
- Chinelos;
- Sandálias;
- Vestuários de verão;
- Bolsas;
- Meias;
- Chaveiros;
- Toalhas;
- Cangas.
Além disso, a empresa incluiu no seu portfólio novas sandálias com topos fechados para climas mais frios, sandálias com alças ao redor do tornozelo e até sandálias com diamantes reais para desfiles de moda.
A marca realiza a confecção de diversos modelos, até mesmo com a estampa de filmes, seriados, times de futebol, entre outras. Assim, ela conta com linhas inovadoras, tais como:
- Havaiana Slide;
- Havaianas You Saint Tropez;
- Havaianas Urban Family;
- Havaianas Slim Hit;
- Havaianas Slim Glitter.
A centenária Havaianas conta com uma estratégia intensa para atrair mais e mais clientes e fidelizá-los. Basicamente, estamos falando da customização, que permite ao consumidor escolher as tiras, colocar pins dos mais diferenciados e assim proporcionar uma experiência de usuário diferenciada.
Sua solidez e reconhecimento é consequência principalmente do extensivo marketing realizado, tanto nos canais tradicionais (TV, revistas, nos rádios e nas ruas) quanto no meio digital, na qual ela possui forte posicionamento no You Tube, Spotify, Instagram, Facebook, entre outras redes sociais e aplicativos.
Nesse sentido, a empresa possui a cultura de realizar parcerias com celebridades que possam aumentar a visibilidade de seus produtos e mudar o posicionamento do produto e da marca na mente dos clientes.
Osklen
Outra famosa marca da Companhia é a Oslken, que possui atuação com foco em sapatos, tênis, camisetas, bermudas, camisas polo, casacos e alguns acessórios.
Da mesma forma, seus produtos são direcionados para os mais variados públicos. A empresa consegue operar tanto em lojas físicas quanto pelo seu canal de vendas online
A Oslken busca atuar de modo inovador, com lançamentos que ela inclui como um lifestyle sustentável, visando uma produção ao mesmo tempo eficiente e que possibilite a conservação das florestas e da biodiversidade.
Mizuno
Outra marca ícone da Alpargatas é a Mizuno, de artigos relacionados ao esporte. Muito conhecida no ramo esportivo e fitness no Brasil, ela é responsável pela fabricação de um portfólio completo para todos os públicos deste segmento. Em outras palavras, a Mizuno realiza a comercialização de:
- Calçados casuais, de corrida e para futebol;
- Camisetas, shorts, regatas, tops, saias, calças, leggings e jaquetas;
- Malas, mochilas, meias e cintos de hidratação.
Dupé
A marca Dupé atua principalmente na região nordeste no mercado de chinelos de borracha. Seu portfólio reúne diversas linhas para o público feminino e masculino, além de especiais nas categorias kids e baby.
Os produtos também são produzidos com estampas diversificadas que vão desde times de futebol do Brasil, até desenhos infantis como Turma da Mônica e Chaves.
Meggashop Outlet
No espaço do Meggashop Outlet, o outlet da Alpargatas localizado em Montes Claros-MG, a empresa consegue agrupar suas marcas ícones para vender ao consumidor com preços mais acessíveis e descontados.
Mais que isso, ela aproveita da proximidade uma de suas fábricas localizadas nesta cidade para agrupar uma variedade considerável dos produtos para vendas direta ao consumidor, com baixo custo de logística, transporte e armazenamento.
Atuação e posicionamento
A Alpargatas possui uma presença sólida, com venda e atividade comercial em mais de 22 países e com escritórios em 6 países da Europa, 1 em Los Angeles nos EUA, 1 em Hong Kong e 1 na Colômbia, além do seu escritório principal em São Paulo. As 4 fábricas da Companhia estão localizadas em três estados:
- Pernambuco: Carpina;
- Paraíba: Santa Rita e Campina Grande;
- Minas Gerais: Montes Claros.
A presença dos produtos nesses países também é muito fomentada pelas parcerias de vendas online com grandes empresas do varejo. Um exemplo disso, é a comercialização de itens da Havaianas e da Osklen na Amazon, que impulsiona a experiência digital na Europa e nos Estados Unidos.
História da empresa
A longa história da Alpargatas começou no ano de 1907, quando o escocês Robert Fraser chega da Argentina ao Brasil. Na época, Robert se juntou a outros empresários para constituir a Fábrica Brasileira de Alpargatas e Calçados.
A fábrica, localizada na Mooca em São Paulo, deu início à produção de alpargatas, roda e encerados locomotiva, que faziam muito sucesso nas lavouras de café e começaram a impulsionar os negócios da empresa.
Após crescer vertiginosamente em 1910, a empresa abriu o seu capital e colocou suas ações na Bolsa de Valores de São Paulo para captar mais recursos e investir na ampliação de suas operações, fazendo o negócio crescer ainda mais.
Após ficar com sua produção temporariamente parada, por conta da crise do café em 1929, a empresa retornou às suas atividades na década de 30. Naquele contexto, a companhia lançava seus primeiros calçados de couro.
A década de 50 é marcada por grandes lançamentos da Alpargatas. Sendo assim, os modelos do tênis Conga e o Bamba Basquete inauguraram uma nova era de calçados no Brasil.
Incrivelmente, sua missão de expandir sua visibilidade já fez com que ela patrocinasse as transmissões dos jogos da Copa do Mundo na Suécia, em 1958.
Nos anos 60, a Companhia lançou a tão conhecida Havaianas, as quais já chegaram ao mercado da época com muito sucesso. Logo na década seguinte, a empresa realizou a aquisição da marca Rainha e apresentou ao mercado o Kichute e a linha Topper, voltados ao segmento esportivo.
O crescimento acelerado da Alpargatas fez com que a companhia inaugurasse duas novas fábricas na Paraíba, uma em Campina Grande e outra em Santa Rita, na década de 80.
Na década seguinte, a empresa lançou a marca internacional Mizuno no Brasil, ao mesmo tempo em que os chinelos Havaianas batiam recorde: 100 milhões de pares comercializados. Além disso, a Alpargatas licenciou as marcas Timberland, especializada em esportes de aventura, e Nike, cuja licença permaneceu em sua posse até 1994.
O século XXI se iniciou para a companhia com um grande alcance de suas marcas globalmente, além da consolidação de seus negócios no Brasil. Desse modo, as Havaianas conquistaram vitrines do mundo todo, e a empresa realizou a aquisição da Companhia Brasileira de Sandálias, detentora da marca de sandálias Dupé.
Mais que isso, ela abriu um escritório em Nova York, em 2007, iniciando suas próprias operações não apenas nos EUA mas também na Europa, e adquiriu participação relevante no capital da Alpargatas Argentina. Pouco tempo depois, a empresa já abria escritórios comerciais na Espanha, no Reino Unido, na França e na Itália.
Em 2010, a Alpargatas realizou a compra de grande parte da empresa Osklen, passando a atuar com calçados diferenciados e itens de vestuário. Em contrapartida, o ano de 2015 foi marcado pela venda de suas marcas de calçados esportivos Rainha e Topper no Brasil a um grupo de investidores por cerca de R$48,7 milhões.
Logo depois, aconteceu uma mudança de seu grupo controlador, o qual deixou de ser o grupo Camargo Correa e passou para a holding J&F, dona da JBS. Em 2017, ocorreu outra troca do controle da Alpargatas, a qual passa a ser dividida entre a Itaúsa – Investimentos Itaú S.A. e a Cambuhy Investimentos, na compra de aproximadamente R$3,5 bilhões.
Recentemente, a Alpargatas iniciou uma série de lançamentos novos, sobretudo na marca Havaianas, como por exemplo o antigo modelo das alpargatas feito para todos os públicos.
Por último, a Companhia chegou no ano de 2020 com uma presença e uma visibilidade expressiva ao considerarmos seus 150 mil pontos de vendas no Brasil e 10 mil no exterior, juntamente ao marketing intenso de suas marcas ícones, tão lembradas no mercado calçadista.
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