ABEV3- R$ 11,88
AMBEV S.A.
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TIPO | DATA COM | PAGAMENTO | VALOR |
---|
Ano | Patrimônio líquido | Tag along | Liquidez corrente | Disponibilidades | Enterprise value | Dívida líquida/PL | Dívida líquida/EBITDA | Valor de mercado | P/EBITDA | P/EBIT | EV/EBIT | EV/EBITDA | P/RECEITA (PSR) | Margem líquida | Margem bruta | LPA | Payout | CAGR receita (5 anos) | CAGR | ROA | ROIC | ROE | P/L | VPA | Dividend yield (12 meses) | P/VP |
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
2024 | R$ 87 bi | 80.00% | 0.99 | R$ 14 bi | R$ 178 bi | -0.10 | -0.37 | R$ 187 bi | 7.68 | 10.03 | 9.54 | 7.31 | 2.35 | 18.80% | 50.66% | 0.95 | --- | 8.61% | - | 11.17% | 19.87% | 17.26% | 12.52 | 5.50 | 6.15% | 2.16 |
2023 | R$ 79 bi | - | 0.89 | R$ 16 bi | R$ 204 bi | -0.16 | -0.51 | R$ 216 bi | 8.77 | 11.60 | 10.93 | 8.26 | 2.71 | 18.76% | 50.72% | 0.95 | 76.91% | 9.68% | - | 11.28% | 22.52% | 18.94% | 14.46 | 5.01 | - | 2.74 |
2022 | R$ 82 bi | - | 0.93 | R$ 15 bi | R$ 225 bi | -0.14 | -0.48 | R$ 236 bi | 9.89 | 12.96 | 12.72 | 9.71 | 2.87 | 18.68% | 49.29% | 0.95 | 80.65% | 10.72% | - | 10.79% | 19.83% | 18.17% | 15.36 | 5.20 | - | 2.79 |
2021 | R$ 83 bi | - | 0.99 | R$ 19 bi | R$ 224 bi | -0.16 | -0.61 | R$ 238 bi | 11.00 | 14.32 | 13.23 | 10.16 | 3.34 | 18.01% | 51.05% | 0.83 | 81.65% | 9.82% | - | 9.47% | 19.04% | 15.88% | 18.52 | 5.25 | - | 2.94 |
2020 | R$ 74 bi | - | 1.06 | R$ 19 bi | R$ 269 bi | -0.17 | -0.59 | R$ 281 bi | 11.79 | 15.48 | 16.87 | 12.85 | 4.22 | 20.10% | 53.64% | 0.75 | 55.50% | 4.56% | - | 9.37% | 18.02% | 15.89% | 21.02 | 4.69 | - | 3.34 |
2019 | R$ 61 bi | - | 1.10 | R$ 12 bi | R$ 267 bi | -0.14 | -0.43 | R$ 276 bi | 14.30 | 18.33 | 16.61 | 12.96 | 5.59 | 23.17% | 58.79% | 0.77 | 63.34% | 6.67% | - | 11.98% | 23.78% | 19.89% | 24.14 | 3.89 | - | 4.80 |
2018 | R$ 56 bi | - | 1.02 | R$ 11 bi | R$ 336 bi | -0.16 | -0.43 | R$ 345 bi | 11.63 | 14.26 | 19.79 | 16.14 | 4.82 | 22.65% | 61.64% | 0.72 | 76.03% | 7.62% | - | 12.09% | 25.87% | 20.19% | 21.30 | 3.58 | - | 4.30 |
2017 | R$ 46 bi | - | 0.86 | R$ 10 bi | R$ 263 bi | -0.17 | -0.39 | R$ 270 bi | 16.84 | 20.42 | 15.99 | 13.19 | 7.00 | 16.39% | 62.33% | 0.50 | 108.15% | - | - | 9.04% | 23.36% | 17.06% | 42.71 | 2.93 | - | 7.29 |
2016 | R$ 45 bi | - | 0.83 | R$ 8,2 bi | R$ 291 bi | -0.06 | -0.12 | R$ 293 bi | 12.61 | 15.11 | 17.01 | 14.19 | 5.67 | 28.69% | 63.43% | 0.83 | 76.89% | - | - | 15.60% | 33.42% | 29.19% | 19.75 | 2.85 | - | 5.77 |
2015 | R$ 48 bi | - | 0.94 | R$ 14 bi | R$ 268 bi | -0.21 | -0.46 | R$ 278 bi | 12.94 | 14.98 | 14.27 | 12.33 | 6.02 | 27.57% | 65.62% | 0.82 | 87.38% | - | - | 14.28% | 29.17% | 26.65% | 21.84 | 3.08 | - | 5.82 |
Acionista | participação |
---|---|
Interbrew International Bv | 53.57% |
Fundação Zerrenner | 10.22% |
Ambrew S.à.r.l | 8.17% |
Ações Tesouraria | 0.06% |
Outros | 27.98% |
Ótimo
A Ambev é líder no segmento de bebidas, sendo que ela tem uma ampla atuação nacional e internacional, com um vasto portfólio de produtos. Além de ser uma gigante no Brasil, a Ambev também está presente em 18 países, que pode ser dividido em 4 regiões:
Uma curiosidade é que, desses 18 países, a Ambev é líder em seu segmento de atuação em 10 países: Brasil, Argentina, Uruguai, Bolívia, Canadá, Paraguai, República Dominicana, Panamá, Barbados e St. Vincent.
Guia do Investidor
Vale destacar que a Ambev tem uma sólida estrutura operacional e várias vantagens competitivas, tais como:
No total, a empresa conta com 30 marcas fortes e de referência mundial. Dentre os produtos que a companhia produz estão:
Vamos conhecer um pouco mais sobre os seus produtos principais:
A Ambev é especialista no mercado cervejeiro, onde tem uma longa experiência. Dentre seus produtos, estão linhas que contemplam várias categorias de cerveja e que atende as mais variadas classes sociais.
Catalisi
Ou seja, a companhia conta com produtos Premium que possuem um maior valor agregado e também produtos voltados para o consumo em massa, com preço mais acessível.
O segmento de bebidas alcoólicas da empresa é dividido em três subcategorias. Essa divisão possibilita a oferta de uma ampla variedade de produtos e contribui para uma maior escalabilidade e abrangência de mercado. Sendo que a maior parte das marcas de cerveja que são concorrentes, pertencem à Ambev. Os três segmentos são:
Para fornecer essa ampla variedade de cervejas, a empresa usa principalmente matérias-primas como cevada, malte, lúpulo e fermento. Nesse sentido, a Companhia busca ter uma relação muito próxima com os agricultores, fornecendo incentivo ao plantio, sementes selecionadas e fertilizantes para alguns agricultores de menor porte.
Apesar disso, a Ambev ainda precisa importar cevada para suprir sua produção de cerveja. Os grãos de cevada, colhidos ou importados, são transferidos para suas maltarias e depois distribuídos para as fábricas.
A partir da obtenção dos itens necessários, toda produção de cerveja é feita na empresa, em 5 fases: brasagem, adega, filtragem, degustação e envase. Por fim, a linha é organizada para ser transportada a fornecedores diversos, como supermercados, bares e restaurantes.
Folha
As principais linhas de fabricação de chopes da Ambev são: Chopp Brahma Claro e Chopp Brahma Black. O Chopp é a linha não pasteurizada da Companhia e está muito presente não apenas em bares e restaurantes como também é marca registrada em grandes eventos e festivais no país.
O carro chefe da Ambev é a cerveja, mas a companhia também produz várias marcas de refrigerantes famosas, dentre elas:
Além disso, a empresa produz e comercializa exclusivamente os produtos da:
Gazeta do Povo
No segmento de sucos, a Ambev atua por meio da marca Do bem, adquirida em 2016. Já no segmento de isotônicos, a empresa é a responsável pela produção e distribuição dos produtos Gatorade no mercado nacional.
Além disso, a Ambev atua na produção e comercialização de energéticos, inclusive, ela tem uma marca própria chamada Fusion, que mistura taurina com a guaranina, a cafeína natural do guaraná. Além do próprio energético, a Ambev também atua na distribuição do Red Bull no Brasil, desde 2019.
Outro produto que a Ambev produz e comercializa e que poucas pessoas sabem é a água, por meio da marca Ama. Inclusive, por meio dessa marca, a Ambev faz um trabalho social de doar 100% dos lucros com as vendas para projetos de acesso à água potável no semiárido brasileiro. Por fim, através da sua marca Lipton, a Ambev comercializa chás em diferentes formatos: sachês, engarrafados e em folha solta.
A linha de bebidas mistas da Ambev é extremamente popular no cenário nacional. Atualmente, essa categoria inclui as principais Skol Beats: Sense, Secret, Spirit, GT, 150 BPM, entre outras.
A história da Ambev teve início em 1853, quando um grupo formado por industriais paulistas comprou um terreno no bairro da Água Branca, em São Paulo. Ali foi constituída a matriz da Companhia Antarctica Paulista.
No mesmo ano, a Bohemia, a primeira cervejaria do Brasil, foi fundada em Petrópolis- RJ, por outros empresários. Em 1888, o suíço Joseph Villiger abriu uma pequena oficina com o nome de Manufactura de Cerveja Brahma & Villeger & Companhia no Rio de Janeiro -RJ.
Seis anos mais tarde, ele se juntou à Cervejaria Georg Mascke & Cia e aperfeiçoou sua produção. Após mais de 50 anos de expansão, em 1904 a Companhia Antarctica Paulista adquiriu uma grande cervejaria na Mooca, tornando-a sua principal produtora.
Já na segunda década do século XX, a empresa lançou a Soda Limonada Antarctica e a Água Tônica Antarctica. Pouco depois, o ano de 1921 foi marcado pelo início da produção e comercialização do Guaraná Champagne Antarctica.
Pouco tempo depois, em 1930, a Brahma comprou a Companhia Guanabara, de São Paulo. Esse ano marcou o início da produção da cerveja Brahma Chopp no estado.
Já em 1941, a Antarctica passou a controlar a Companhia Adriática, do Paraná, produtora da Cerveja Original e em 1961, a Cervejaria Bohemia passou para o controle da Antarctica.
Ambev
Um grande passo para a expansão global da Companhia ocorreu em 1976, quando Europa, Estados Unidos e Ásia passaram a importar os produtos da agora grande empresa Antarctica.
A Ambev continuou com seu plano de expansão e, dois anos depois, assumiu o controle da Cervejaria Serramalte. Em 1980, a Brahma, com o intuito de expandir sua atuação, comprou o controle acionário das Cervejarias Reunidas Skol Caracu S.A., fabricante da Cerveja Skol.
Um grande marco para sua consolidação no segmento de não-alcoólicos ocorreu em 1984, quando a Pepsi Cola chegou ao Rio de Janeiro devido ao acordo entre a Brahma e PepsiCo Internacional para a fabricação, comercialização e distribuição do refrigerante.
Neste momento, a criação da Ambev se torna mais clara, pois as rivais Antarctica, controlada pela Fundação Zerrenner, e Brahma, controlada pelos senhores Jorge Paulo Lemann, Marcel Herrmann Telles e Carlos Alberto da Veiga Sicupira, deixaram de lado sua histórica disputa nacional.
Ambev
Dessa forma, em 1990, ambas se associaram para disputar, juntas, o consumidor internacional. Finalmente, a multinacional Ambev foi constituída como Aditus Participações S.A. em 14 de setembro de 1998.
Seguindo seu desenvolvimento, a Ambev lançou a Boehmia Weiss, a Bohemia escura e a Skol Beats em 2003. Nesse mesmo ano, a Companhia acelerou sua expansão internacional através de uma transação com a Quinsa, estabelecendo uma presença de liderança nos mercados de cerveja da Argentina, Bolívia, Paraguai e Uruguai.
Entretanto, sua fixação como líder global nitidamente ocorreu no ano de 2004, quando a Ambev se juntou a Interbrew, na Bélgica, dando origem à Inbev. Em 2004, a cerveja Quilmes chegou ao Brasil como resultado daquela parceria entre a brasileira AmBev e a argentina Quinsa.
Após comprar a cervejaria norte-americana Anheuser-Busch em 2008, a multinacional agora denominada AB Inbev passou a controlar quase metade do mercado de cervejas nos EUA. Em 2011, a famosa cerveja Budweiser passou a ser vendida no Brasil e 3 anos mais tarde ocorreu a inclusão da marca Corona no portfólio Premium.
Ambev
O crescimento via aquisições em série não parou por aí e, em 2015, a Anheuser-Busch InBev comprou a SAB Miller. Já em 2016, a Ambev entrou no mercado de sucos e chás a partir da aquisição da marca Do Bem.
Em 2018, a subsidiária canadense da Companhia, Labatt Brewing Company Ltd. estabeleceu parceria com a High Park Farms Ltd., pioneira global na produção e distribuição de cannabis, com o principal propósito de pesquisar bebidas não alcoólicas contendo extratos de cannabis para possível comercialização somente no Canadá.