ULTRAPAR PARTICIPACOES S.A.
ULTRAPAR PAR...
UGPA3
Dados da Empresa
CNPJ
Valor de Mercado
Quantidade de Ações
Segmento de Listagem
Data de IPO
Indicadores Chave
P/L
P/VP
DY
Tag Along
Free float
Selo de Viabilidade
Dados da Empresa
CNPJ
Valor de Mercado
Quantidade de Ações
Segmento de Listagem
Data de IPO
Indicadores Chave
P/L
P/VP
DY
Tag Along
Free float
Selo de Viabilidade
Dados da Empresa
CNPJ
33.256.439/0001-39
Valor de Mercado
R$ 20 bi
Quantidade de Ações
1,11 bi
Segmento de Listagem
NOVO MERCADO
Data de IPO
13/10/1999
Indicadores Chave
P/L
8.70
P/VP
1.30
DY
3.97%
Tag Along
100.00%
Free float
96.05%
Selo de Viabilidade
Saiba se o ativo é viável ou é bomba
A ação está indefinida em relação ao preço justo pela fórmula de Graham.
R$ 17,65
Desbloqueie a Análise Completa
Veja onde a ação está no termômetro e acesse os preços calculados pela fórmula de Graham.
Assinar PremiumCarregando dados
Carregando dados
Desbloqueie a Análise Completa
Veja onde a ação está no termômetro e acesse os preços calculados pela fórmula de Bazin.
Assinar PremiumA Ultra Participações é um dos maiores grupos empresariais do Brasil. A empresa multinegócios atua no varejo e na distribuição especializada através da Ultragaz, Extrafarma e Ipiranga.
Além disso, por meio da Ultracargo, ela atua na armazenagem de granéis líquidos e na indústria de especialidades químicas através da Oxiteno. A empresa possui operações em todo o território nacional e com a Oxiteno ela tem unidades nos Estados Unidos, México, Venezuela e Uruguai.
Ela conta ainda com escritórios comerciais na Argentina, Colômbia, China e Bélgica. Na atuação individual das empresas pertencentes ao grupo Ultra Participações temos:
Ultragaz: É considerada a maior distribuidora de GLP do Brasil e uma das maiores distribuidoras independentes do mundo em relação ao volume vendido. Sendo que a distribuição de GLP é feita em aproximadamente 11 milhões de domicílios por meio de frota própria e com a rede de mais de 5,1 mil revendedores independentes.
Extrafarma: É uma das maiores redes de drogarias do Brasil. Segundo dados de 2015, a empresa conta com 254 lojas e dois centros de distribuição no Norte e Nordeste.
Ipiranga: A Ipiranga é considerada como a segunda maior distribuidora de combustíveis do país e conta com mais de 7 mil postos revendedores.
Ultracargo: Com seis terminais e capacidade de armazenagem de cerca de 630 mil metros cúbicos, a Ultracargo é tida como a maior produtora de armazenagem para granéis líquidos do país.
Oxiteno: É uma das maiores produtoras de óxido de eteno e de seus principais derivados na América Latina. Sendo que ela é uma grande produtora de especialidades químicas e a única produtora de álcoois graxos e co-produtos na América Latina.
Além dos já citados escritórios comerciais na Argentina, Bélgica, Colômbia e China, a Oxiteno tem doze indústrias no Brasil, EUA, Uruguai, México e Venezuela.
A história da Ultra Participações começa em 1937 quando Ernesto Igel funda a Companhia de Gás a Domicílio que atualmente se chama Ultragaz.
Na época, ele usava cilindros de gás comprados da Companhia Zeppelin e introduziu na vida dos brasileiros o GLP como gás de cozinha. Aos poucos o fogão a gás substituiu o fogão a lenha e em uma escala menor, o fogões de álcool, querosene e gás de carvão mineral.
Com o passar do tempo, a empresa expandiu sua atuação de distribuição de GLP e começou suas atividades nos setores petroquímico e logístico. Com o constante crescimento da companhia, em 1961 ela atingiu a marca de 1 milhão de consumidores.
Já em 1966 a companhia criou a Transultra, uma companhia especializada no transporte rodoviário e armazenamento de produtos químicos e petroquímicos. A Oxiteno iniciou suas atividades em 1970 e a Ultrapar participou da construção de um parque petroquímico nacional.
Sendo que essa unidade, que está localizada no pólo petroquímico de Mauá (SP) é pioneira na produção de óxido de eteno e seus derivativos no país. Em 1978 veio a fundação do terminal químico de Aratu (Tequimar) o que resultou na ampliação dos serviços de logística para a área de armazenagem.
Com o decorrer dos anos, a empresa continuou a crescer e consolidou o seu foco de operação em três negócios principais:
Distribuição de GLP;
Produção de químicos e petroquímicos;
Logística de produtos químicos e combustíveis.
Em 1997 a Ultrapar introduziu o UltraSystem, o sistema de entrega de GLP a granel e realizou a expansão das plantas de Oxiteno no pólo petroquímico de Camaçari (BA). Em 1999 a Ultra Participações abriu o capital não apenas na Bolsa de Valores de São Paulo, mas também na New York Stock Exchange (NYSE), simultaneamente.
Vale destacar que o risco de crédito da empresa é classificado pelas agências Moody’s e Standerd & Poor’s com grau de investimento. Com a abertura de capital, a empresa passou a investir na expansão e modernização das suas operações e na simplificação societária.
Dessa maneira, em 2002 a empresa realizou reestruturações societárias e incorporou a Gipóia Participações pela Ultrapar e incorporou as ações de emissão da Oxiteno pela Ultrapar. No fim das contas, a Ultrapar passou a deter 100% da Oxiteno e da Ultragaz.
Já em 2003 a empresa realizou a aquisição da operação de distribuição de GLP da Shell do Brasil e alcançou a liderança no mercado de GLP. Nesse mesmo ano, a companhia fez a aquisição da divisão química do grupo Berci o que marcou o início das operações da Oxiteno no México.
A intensificação da atuação internacional da Oxiteno veio em 2006/2007 com a inauguração de escritórios comerciais na Argentina e Estados Unidos.
Além disso, a empresa realizou aquisições adicionais no México que fizeram com que a Oxiteno México se tornasse líder no mercado de etoxilados no país. Houve ainda a entrada da Oxiteno na Venezuela, o único país na América Latina que produz óxido de eteno onde a Oxiteno ainda não tinha operações.
Em 2007 a Ultra Participações emitiu 55 milhões de novas ações preferenciais durante o processo de aquisição do grupo Ipiranga. Essa aquisição serviu para ampliar a posição da empresa no setor de distribuição de combustíveis nas regiões Sul e Sudeste.
Enfim, durante a trajetória da Ultra Participações, diversas empresas foram adquiridas e expansões foram realizadas como, por exemplo, a aquisição da União Terminais, a compra da Texaco no Brasil, a aquisição de 100% das quotas da DNP e ainda a aquisição da Repsol Gás Brasil.
Dentre as expansões, vale destacar a associação com a Extrafarma em 2014 que marcou a entrada da Ultrapar no mercado farmacêutico brasileiro.