A Mills é pioneira e líder no mercado de locação de plataformas elevatórias e construções de alta complexidade no Brasil.
A Mills Solaris conta com a maior frota da América Latina, com mais de 9.000 equipamentos e possuo atuação nacional, já que está presente em mais de 1.200 cidades em todo o Brasil. Sendo que ela possui 44 filiais e mais de 1.550 colaboradores.
O portfólio de serviços da empresa é voltado para vários segmentos como: construção civil, comércio, indústria e setor de infraestrutura.
Dessa maneira, a empresa oferece soluções para manutenção, limpeza, edificação, pintura, movimentação de estoque, instalação elétrica e outros tipos de serviços que estão relacionados com trabalho em altura.
As etapas do ciclo operacional da Mills Solaris são:
Compra: A escala de aquisição de equipamentos é uma vantagem competitiva para a empresa, pois ela consegue negociar com os fornecedores.
Vida útil dos equipamentos: A empresa faz uma manutenção preventiva a cada 200 horas de uso dos equipamentos. Com isso, a vida útil dos equipamentos é estendida.
Locação: Os equipamentos da empresa podem ser utilizados nas mais diversas atividades e proporcionam uma boa rentabilidade para a empresa.
Venda: Por fim, a Mills Solaris faz a venda dos equipamentos no mercado secundário, no momento e com os preços ideais para substituição.
Basicamente a empresa atua em duas frentes:
1- Rental: Nessa vertente, o principal negócio é o fornecimento de plataformas elevatórias. Além disso, ela aluga compressores de ar, elevadores pessoais, torres de iluminação e geradores.
De maneira geral, os equipamentos são alugados com bases de 28 dias e os contratos têm uma média de duração de três a quatro meses.
Os serviços desse segmentos podem ser usados em diversas aplicações, tais como: estaleiros, galpões, obras, limpeza, hidroelétricas, manutenções, montagens industriais e execução de obras de arte.
2- Construção: A empresa trabalha com o aluguel de formas e escoramentos, projetos de engenharia ligados com a implementação de sistemas especiais.
Esse serviço de aluguel pode atender a diversas atividades tais como: hidrelétricas, grandes construções, recuperação de fachadas, pontes e rodovias. Em relação ao modelo de contrato, os prazos contratuais variam entre 9 e 24 meses.
Projetos sociais
A Mills é uma empresa envolvida com diversos projetos sociais, como por exemplo:
Pacto global: Trata-se da maior iniciativa mundial de mobilização da comunidade empresarial com foco na sustentabilidade corporativa.
A Mills se comprometeu a seguir os princípios do pacto global em prol do cumprimento dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
Programa Partilhar: Este programa é uma iniciativa da companhia de impacto social positivo, que visa compartilhar os resultados financeiros com as comunidades locais situadas no entorno das filiais.
Nós Pela Diversidade: Este programa tem como objetivo difundir a temática da diversidade entre os colaboradores e com isso aumentar a conscientização sobre pautas relacionadas à diversidade.
História da empresa
A história da Mills começou em 1952 e ela conta com uma jornada pioneira marcada pela construção de grandes obras que contribuíram com o desenvolvimento do Brasil.
Em 1997 nasceu a divisão de plataformas aéreas da Mills e em 2003 a divisão de plataformas aéreas foi vendida para a Sullair Argentina, que renomeia a nova empresa como Solaris. Já em 2010 ocorreu a abertura de capital da Mills.
Posteriormente, em 2015 houve o início do processo de reestruturação da Mills e da Solaris por causa da crise econômica. Em 2019 ocorreu a incorporação da Solaris pela Mills e a empresa passou a se chamar Mills Solaris.
As duas empresas eram as principais do Brasil em locação de equipamentos e ao se juntarem, elas se tornaram responsáveis por 28% do market share no segmento, ou seja, a Mills Solaris se tornou líder em seu segmento de atuação.
Em resumo, entre 1990 e 2020, a Mills focou em ampliar o seu portfólio com soluções inovadoras e seguras. Com isso, ela cresceu em seu segmento de atuação e hoje é líder no mercado de locação de plataformas elevatórias e construções de alta complexidade no Brasil.
Por fim, em 2020 a empresa deu início a estruturação de objetivos em relação à sustentabilidade e em 2021 ela implementou ações para a consolidação da cultura interna de ESG – Environmental, Social and Corporate Governance (Governança Ambiental, Social e Corporativa).