A Participação em Outras Sociedades Atuantes Nos Setores de Energia E Infra-estrutura. No Brasil Ou No Exterior; A Geração. Transformação. Transporte. A Distribuiçãoe O Comércio de Energia.
Sobre a empresa
A Alupar Investimento S.A. é uma holding que atua nos segmentos de transmissão e geração de energia elétrica, tanto em território nacional quanto no exterior (Colômbia e Peru).
A companhia possui controle nacional privado e tem como principal objetivo implementar e operar o setor de energia elétrica, além do Brasil, em países que apresentam estabilidade institucional, regulatória e econômica.
Dentre os segmentos em que atua, a Alupar é classificada como uma das maiores empresas do segmento de transmissão de energia elétrica no Brasil, quando o assunto é Receita Anual Permitida (RAP). Além disso, o controle da companhia é 100% privado.
A geração e transmissão de energia da Alupar é feita por meio da concessão de 30 sistemas de transmissão. Em números, significa que a empresa detém de 7.929 km de linhas de transmissão, localizadas tanto no Brasil e uma vitalícia na Colômbia no segmento de transmissão.
O total das linhas de transmissão funciona por meio de concessões, estabelecidas com prazo de 30 anos. A geração de energia elétrica faz parte do portfólio da empresa desde 2005, onde a companhia atua com:
Usinas Hidrelétricas (UHEs);
Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs);
Parques eólicos.
Já no segmento de geração de energia, a companhia possui 687, 0 MW de capacidade instalada. A geração e transmissão de energia elétrica são decorrentes de 3 UHEs, 1 parque eólico e 4 PCHs, que totalizam 580,0 MW. O restante da capacidade instalada é referente aos projetos de geração de fonte hidráulica.
Além dos ativos de geração e transmissão de energia no Brasil, a Alupar também atua em países da América Latina, como Colômbia e Peru. Na Colômbia, a empresa atua por meio da Risaralda (PCH Morro Azul), bem como por meio da Transmissora Colombiana de Energia S.A.S. Já no Peru, a atuação da Alupar ocorre por meio da Usina Hidrelétrica La Virgen, onde a atuação na América Latina é notória.
História da empresa
A Alupar foi constituída, em 2007, como uma holding de controle nacional privado. Assim que foi formada, a empresa passou por um processo de reorganização societária, incluindo investimentos e importantes aquisições e, com isso, passou a deter as ações acionárias que eram controladas pelo Grupo Controlador.
As ações, que foram adquiridas entre julho e dezembro de 2017, foram de empresas do segmento de transmissão e geração de energia, como: EATE, ECTE, ENTE, ERTE, ETEP, ETES, Lumitrans, STC, STN, Transirapé, Transleste e Transudeste, bem como em empresas do segmento de geração de energia, entre elas: Foz do Rio Claro, Ijuí, Queluz e Lavrinhas.
Pouco tempo depois, a empresa ainda realizou a concessão de geração e transmissão de energia com as empresas: EBTE, ESDE, ETEM, ETVG, TME, TNE, ETSE, Ferreira Gomes e Energia dos Ventos. Grande parte dos contratos foram feitos por meio de leilões organizados pela ANEEL. Além disso, entre 2008 e 2011, a Alupar recebeu autorização para implantação da PCH Morro Azul, na Colômbia.
Já em 2013, a Alupar participou de leilões organizados pela ANEEL, porém, desta vez, para vender energia das PCHs Verde 08 e Antônio Dias, com 30,0 MW e 23 MW respectivamente. Ainda em 2013, a empresa realizou a oferta pública (IPO), onde o dinheiro da oferta foi utilizado em novos empreendimentos.
Em 2018, o Lote “O” do Leilão Eletrobras nº01/2018 foi adquirido por uma das subsidiárias da Alupar. Por fim, em 2019, a empresa conseguiu alcançar um lucro líquido de R$ 1,6 bilhão. A partir disso, passou a ser considerada uma das maiores empresas em relação à Receita Anual Permitida.