Na minha visão é uma empresa que possui lucros consistentes e divida líquida pelo EBITDA sempre abaixo de 2, apesar do tag alone somente a 80% na minha carteira é dentro kk
Fabricação E Distribuição de Cervejas. Refrigerantes E Bebidas Não Carbonatadas E Não Alcoólicas.
Sobre a empresa
A Ambev é líder no segmento de bebidas, sendo que ela tem uma ampla atuação nacional e internacional, com um vasto portfólio de produtos. Além de ser uma gigante no Brasil, a Ambev também está presente em 18 países, que pode ser dividido em 4 regiões:
Brasil
Canadá
América Latina do Sul (LAS): Argentina; Uruguai; Bolívia; Paraguai e Chile
América Central e Caribe (CAC): El Salvador; Guatemala; Nicarágua; República Dominicana; São Vicente e Granadinas; Dominica; Antígua e Barbuda; Cuba; Barbados; Panamá e Honduras
Uma curiosidade é que, desses 18 países, a Ambev é líder em seu segmento de atuação em 10 países: Brasil, Argentina, Uruguai, Bolívia, Canadá, Paraguai, República Dominicana, Panamá, Barbados e St. Vincent.
Guia do Investidor
Vale destacar que a Ambev tem uma sólida estrutura operacional e várias vantagens competitivas, tais como:
Ampla capacidade de produção
Diversidade de produtos em todas as categorias
Logística e Distribuição em vários países
Marketing agressivo de suas marcas
Gestão, cultura e organização empresarial com imensa expertise no ramo
No total, a empresa conta com 30 marcas fortes e de referência mundial. Dentre os produtos que a companhia produz estão:
Cervejas
Chopes
Refrigerantes
Sucos
Isotônicos
Energéticos
Águas
Chás
Bebidas Mistas
Vamos conhecer um pouco mais sobre os seus produtos principais:
Cervejas
A Ambev é especialista no mercado cervejeiro, onde tem uma longa experiência. Dentre seus produtos, estão linhas que contemplam várias categorias de cerveja e que atende as mais variadas classes sociais.
Catalisi
Ou seja, a companhia conta com produtos Premium que possuem um maior valor agregado e também produtos voltados para o consumo em massa, com preço mais acessível.
O segmento de bebidas alcoólicas da empresa é dividido em três subcategorias. Essa divisão possibilita a oferta de uma ampla variedade de produtos e contribui para uma maior escalabilidade e abrangência de mercado. Sendo que a maior parte das marcas de cerveja que são concorrentes, pertencem à Ambev. Os três segmentos são:
Premium: Este segmento conta com um maior valor agregado. Dentre as marcas temos: Stella Artois, Budweiser, Corona, Wäls, entre outras;
Value: Aqui estão as cerveja com valores mais acessíveis para a grande massa, tais como: Nossa, Legítima, entre outras.
Para fornecer essa ampla variedade de cervejas, a empresa usa principalmente matérias-primas como cevada, malte, lúpulo e fermento. Nesse sentido, a Companhia busca ter uma relação muito próxima com os agricultores, fornecendo incentivo ao plantio, sementes selecionadas e fertilizantes para alguns agricultores de menor porte.
Apesar disso, a Ambev ainda precisa importar cevada para suprir sua produção de cerveja. Os grãos de cevada, colhidos ou importados, são transferidos para suas maltarias e depois distribuídos para as fábricas.
A partir da obtenção dos itens necessários, toda produção de cerveja é feita na empresa, em 5 fases: brasagem, adega, filtragem, degustação e envase. Por fim, a linha é organizada para ser transportada a fornecedores diversos, como supermercados, bares e restaurantes.
Chopes
Folha
As principais linhas de fabricação de chopes da Ambev são: Chopp Brahma Claro e Chopp Brahma Black. O Chopp é a linha não pasteurizada da Companhia e está muito presente não apenas em bares e restaurantes como também é marca registrada em grandes eventos e festivais no país.
Refrigerantes
O carro chefe da Ambev é a cerveja, mas a companhia também produz várias marcas de refrigerantes famosas, dentre elas:
Guaraná Antarctica
Citrus Antarctica
Soda Antarctica
Sukita
Tônica Antarctica
Guaraná Baré
Além disso, a empresa produz e comercializa exclusivamente os produtos da:
Pepsico
H2OH
Pepsi
Gazeta do Povo
Sucos, Isotônicos, Energéticos e outros
No segmento de sucos, a Ambev atua por meio da marca Do bem, adquirida em 2016. Já no segmento de isotônicos, a empresa é a responsável pela produção e distribuição dos produtos Gatorade no mercado nacional.
Além disso, a Ambev atua na produção e comercialização de energéticos, inclusive, ela tem uma marca própria chamada Fusion, que mistura taurina com a guaranina, a cafeína natural do guaraná. Além do próprio energético, a Ambev também atua na distribuição do Red Bull no Brasil, desde 2019.
Outro produto que a Ambev produz e comercializa e que poucas pessoas sabem é a água, por meio da marca Ama. Inclusive, por meio dessa marca, a Ambev faz um trabalho social de doar 100% dos lucros com as vendas para projetos de acesso à água potável no semiárido brasileiro. Por fim, através da sua marca Lipton, a Ambev comercializa chás em diferentes formatos: sachês, engarrafados e em folha solta.
Bebidas Mistas
A linha de bebidas mistas da Ambev é extremamente popular no cenário nacional. Atualmente, essa categoria inclui as principais Skol Beats: Sense, Secret, Spirit, GT, 150 BPM, entre outras.
História da empresa
A história da Ambev teve início em 1853, quando um grupo formado por industriais paulistas comprou um terreno no bairro da Água Branca, em São Paulo. Ali foi constituída a matriz da Companhia Antarctica Paulista.
No mesmo ano, a Bohemia, a primeira cervejaria do Brasil, foi fundada em Petrópolis- RJ, por outros empresários. Em 1888, o suíço Joseph Villiger abriu uma pequena oficina com o nome de Manufactura de Cerveja Brahma & Villeger & Companhia no Rio de Janeiro -RJ.
Seis anos mais tarde, ele se juntou à Cervejaria Georg Mascke & Cia e aperfeiçoou sua produção. Após mais de 50 anos de expansão, em 1904 a Companhia Antarctica Paulista adquiriu uma grande cervejaria na Mooca, tornando-a sua principal produtora.
Já na segunda década do século XX, a empresa lançou a Soda Limonada Antarctica e a Água Tônica Antarctica. Pouco depois, o ano de 1921 foi marcado pelo início da produção e comercialização do Guaraná Champagne Antarctica.
Pouco tempo depois, em 1930, a Brahma comprou a Companhia Guanabara, de São Paulo. Esse ano marcou o início da produção da cerveja Brahma Chopp no estado.
Já em 1941, a Antarctica passou a controlar a Companhia Adriática, do Paraná, produtora da Cerveja Original e em 1961, a Cervejaria Bohemia passou para o controle da Antarctica.
Ambev
Um grande passo para a expansão global da Companhia ocorreu em 1976, quando Europa, Estados Unidos e Ásia passaram a importar os produtos da agora grande empresa Antarctica.
A Ambev continuou com seu plano de expansão e, dois anos depois, assumiu o controle da Cervejaria Serramalte. Em 1980, a Brahma, com o intuito de expandir sua atuação, comprou o controle acionário das Cervejarias Reunidas Skol Caracu S.A., fabricante da Cerveja Skol.
Um grande marco para sua consolidação no segmento de não-alcoólicos ocorreu em 1984, quando a Pepsi Cola chegou ao Rio de Janeiro devido ao acordo entre a Brahma e PepsiCo Internacional para a fabricação, comercialização e distribuição do refrigerante.
Neste momento, a criação da Ambev se torna mais clara, pois as rivaisAntarctica, controlada pela Fundação Zerrenner, e Brahma, controlada pelos senhores Jorge Paulo Lemann, Marcel Herrmann Telles e Carlos Alberto da Veiga Sicupira, deixaram de lado sua histórica disputa nacional.
Ambev
Dessa forma, em 1990, ambas se associaram para disputar, juntas, o consumidor internacional. Finalmente, a multinacional Ambev foi constituída como Aditus Participações S.A. em 14 de setembro de 1998.
Seguindo seu desenvolvimento, a Ambev lançou a Boehmia Weiss, a Bohemia escura e a Skol Beats em 2003. Nesse mesmo ano, a Companhia acelerou sua expansão internacional através de uma transação com a Quinsa, estabelecendo uma presença de liderança nos mercados de cerveja da Argentina, Bolívia, Paraguai e Uruguai.
Entretanto, sua fixação como líder global nitidamente ocorreu no ano de 2004, quando a Ambev se juntou a Interbrew, na Bélgica, dando origem à Inbev. Em 2004, a cerveja Quilmes chegou ao Brasil como resultado daquela parceria entre a brasileira AmBev e a argentina Quinsa.
Após comprar a cervejaria norte-americana Anheuser-Busch em 2008, a multinacional agora denominada AB Inbev passou a controlar quase metade do mercado de cervejas nos EUA. Em 2011, a famosa cerveja Budweiser passou a ser vendida no Brasil e 3 anos mais tarde ocorreu a inclusão da marca Corona no portfólio Premium.
Ambev
O crescimento via aquisições em série não parou por aí e, em 2015, a Anheuser-Busch InBevcomprou a SAB Miller. Já em 2016, a Ambev entrou no mercado de sucos e chás a partir da aquisição da marca Do Bem.
Em 2018, a subsidiária canadense da Companhia, Labatt Brewing Company Ltd. estabeleceu parceria com a High Park Farms Ltd., pioneira global na produção e distribuição de cannabis, com o principal propósito de pesquisar bebidas não alcoólicas contendo extratos de cannabis para possível comercialização somente no Canadá.