TUPY3

TUPY3- R$ 21,21

TUPY S.A.

Cotação

R$ 21,21

P/L

9.29

Dividend Yield (DY)

13.18%

P/VP

0.85

Indicadores

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Dados Balanço Patrimonial

Gráfico de ativos e passivos

Ativo

R$ 11.316.001.000,00

patrimônio líquido

R$ 3.324.253.000,00

dívida líquida

R$ 2.341.259.000,00

dívida bruta

R$ 4.510.233.000,00

Dados Demonstrativos de Resultados

Último exercício

Receita líquida

R$ 11.368.190.000,00

Lucro bruto

R$ 1.935.123.000,00

Ebitda

R$ 1.196.175.000,00

Ebit

R$ 829.635.000,00

Lucro Líquido

R$ 517.013.000,00

Últimos trimestre

Receita líquida

R$ 2.768.319.000,00

Lucro bruto

R$ 495.634.000,00

Ebitda

--

Ebit

R$ 205.297.000,00

Lucro Líquido

R$ 50.365.000,00

Fluxo de Caixa

2025AH %2024AH %2023AH %2022AH %2021AH %
Caixa líquido atividades operacionais
Caixa gerado nas operações
Lucro líquido
Resultado de equivalência patrimonial
Depreciação/amortização
Variações nos ativos e passivos
Caixa líquido atividades investimento

CLASSIFICAÇÃO DE VIABILIDADE

classification

Classificação

Para o cálculo de viabilidade são utilizados 4 indicadores fundamentalistas.

CONTEÚDO PARA ASSINANTES

Saiba se o ativo é viável ou é bomba.

Preço Justo  | Fórmula de Graham

Preço Justo

fzggzm

Preço Atual

2yxuel

Preço Topo | Método Bazin

Não é viável para o método Bazin

Histórico de dividendos

Carregando dados

Histórico de Lucro e Receita

Carregando dados

Comunicados e Informes

Tudo sobre TUPY3

  • Setor

    Bens Industriais
  • Sub-setor

    Material de Transporte
  • Segmento

    Material Rodoviário
  • CNPJ

    84.683.374/0001-49

Quantidade de ações

144 mi

Data IPO

01/07/1966

Principais produtos e serviços

Produtos Fundidos Para Os Setores de Transporte de Carga. Infraestrutura. Agricultura E Geração de Energia / Conexões em Ferro Fundido Para Aplicações em Redes Hidráulicas E de Gás / Perfis

Sobre a empresa

A Tupy é uma multinacional de origem brasileira que se tornou referência mundial na fabricação de componentes compostos de ferro. Visto que possuem quatro parques fabris, sendo dois deles no México, sua receita é majoritariamente desenvolvida na exportação

83% da receita é proveniente do mercado externo, enquanto 17% é proferida do mercado interno.

83% da receita é proveniente do mercado externo, enquanto 17% é proferida do mercado interno.

Sobretudo a companhia aplica seus produtos fundidos sob encomenda em máquinas agrícolas e de construção, caminhões, ônibus, carros de passeio, motores, granalhas de aço e geradores de energia. Assim tendo participação em boa parte das ferramentas usadas para aumento da infraestrutura de uma edificação ou de uma economia. Veja a origem e aplicação da receita a seguir:

Origem: 64,2% NAFTA; 17% LatAm; 13,4% Europa e 5,4% outros; Aplicação: 80,5% Veículos comerciais e off-road; 13,9% Carros de passeio e 5,6% Hidráulica.

Origem: 64,2% NAFTA; 17% LatAm; 13,4% Europa e 5,4% outros; Aplicação: 80,5% Veículos comerciais e off-road; 13,9% Carros de passeio e 5,6% Hidráulica.

A fim de diversificar a área atuante, a sociedade anônima expande seu catálogo de clientes a marcas mundialmente reconhecidas. Tendo assim seus produtos presentes indiretamente em grande parte do dia-a-dia e do essencial para o desenvolvimento humano.

Principais clientes: Cummins, Ford, FCA, Mercedes-Benz, Perkins, VW/Audi, Iveco, MAN, John Deere, Komatsu, Kubota e Peugeot

Principais clientes: Cummins, Ford, FCA, Mercedes-Benz, Perkins, VW/Audi, Iveco, MAN, John Deere, Komatsu, Kubota e Peugeot

O processo de fundição

Em suma, esse procedimento é a seleção e transformação de matéria prima (sucatas, ligas metálicas, etc) em metal líquido, seguido da formação da peça metálica com resfriamento, desmoldagem e acabamento.

Fluxo de fundição do ferro, passo por: fusão, moldagem, vazamento, acabamento, usinagem e macharia.

Fluxo de fundição do ferro, passo por: fusão, moldagem, vazamento, acabamento, usinagem e macharia.

Em primeiro lugar a fusão tem o objetivo de transformar sucata, ferro gusa e ligas metálicas em ligas de ferro fundido em composições químicas. Tais matérias são submetidas a uma série de fornos e se metamorfoseia em um metal líquido com temperaturas acima de 1500ºC.

Após isso é realizada a moldagem, onde um aglomerado de areia é comprimido em uma matriz para formar o molde do formato externo do produto sendo fabricado.

Em terceiro lugar acontece a macharia, que se consiste no processo de criação de moldes de areia que irão estruturar o interior de peça, sendo assim os moldes machos que dá o formato à cavidades internas do produto final.

Em seguida acontece o vazamento, com os moldes já montados a liga de ferro fundido é vazado no molde a fim de preencher todo espaço vazio ali. Após o vazamento é dado um tempo para o resfriamento da peça seguido da desmoldagem.

Posteriormente, o acabamento usa granalha de aço para limpar o interior e exterior do componente, as rebarbas são retiradas com abrasivos metálicos e por fim são realizados todos testes de acordo com a exigência da empresa e do cliente, como: raio-x, inspeção dimensional, ultrassom, ressonância acústica e dureza.

Por fim vem a usinagem realizada ainda na Tupy ou no cliente, onde são conferidas as dimensões e geometria do produto final e sua montagem.

Imagens dos processos de fusão, macharia, usinagem, vazamento e acabamento

Imagens dos processos de fusão, macharia, usinagem, vazamento e acabamento

História da empresa

Albano Schmidt, Hermann Metz e Arno Schwarz fundaram Tupy em 9 de março de 1938, antes disso todos já tinham uma ligação íntima com artefatos de ferro. Dez anos antes da fundação, Albano desafiou seus companheiros a descobrir a fórmula de ferro fundido maleável, após várias tentativas e erros, mesmo sem contar com laboratórios ou manuais, levaram apenas 7 anos para conquistarem o objetivo.

Logo após isso usaram a mesma instalação para fabricar as primeiras conexões com a marca da empresa.

Primeiro prédio da companhia e o carregamento de conexões para o transporte marítimo

Primeiro prédio da companhia e o carregamento de conexões para o transporte marítimo

Vendo o grande aumento da demanda no país e já se tornando líder em venda, foi necessária a construção de uma nova sede migrada em 1954. Tal mudança acabou dando à cidade de Joinville um novo bairro em torno da sede, hoje tal localidade é uma das mais populosas da cidade.

Após a morte de Albano, em 1958, a presidência foi transferida para seu filho, que com visão inovadora criou a Escola Técnica Tupy com o objetivo de criar mão de obra qualificada para suprir os novos desafios apresentados pelo mercado.

Visão aérea da sede e da escola técnica.

Visão aérea da sede e da escola técnica.

Com o crescimento do mercado automobilístico e o primeiro contrato fechado nesse setor, surgiu a segunda unidade de fundição em 1963 com o objetivo exclusivo de produzir peças automotivas. Logo após, em 1972, foi criado o primeiro Centro de Pesquisa da empresa deixando-a com uma vocação extraordinária de atuar no setor automotivo, tal negócio ocupa 60% da receita até nos dias atuais.

Também nessa década de 1970 a empresa começou a exportar seus produtos para países sul americanos e europeus, a partir de 1976 a empresa se estabelece com escritórios nos Estados Unidos e Alemanha.

Em 1995, 14 anos após a morte do seu segundo presidente, a empresa deixa de ser um empreendimento familiar e seu controle passa a ser de um grupo de fundos de pensão e bancos, Com isso a empresa passa a focar todo os seus esforços para a exportação, se consolidando no mercado global.

No início do século XXI, a empresa teve que se adequar em novas normas e gerenciar o seu impacto ao meio ambiente, anos depois ela consegue dominar o processo de utilização do ferro fundido vermicular que permite a produção em larga escala de blocos de motor, tornando esse o carro chefe da Tupy.

Em 2012 a empresa faz a aquisição de duas fundições no México e amplia seus componentes para motores de máquinas agrícolas, de construção e mineração.

Fundições no México, Saltillo e Ramos Arizpe

Fundições no México, Saltillo e Ramos Arizpe

Comentários

JJoão Pedro Langaro Ortega07/10/2024

A empresa faz parte do DNA de Joinville, assim como a Weg em Jaraguá do Sul.

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